As marcas se abriram para o compartilhamento?

marca-dagua
Pós Graduação Mkt Digital – FIT/SP
9 de outubro de 2010
marca-dagua
Google Instant vai mudar o que?
15 de outubro de 2010
marca-dagua
Amigos.

Sabe aquela velha máxima “falem mal, mas falem de mim”? Pois é, cada vez mais as marcas estão vendo que na Internet é isso que tem acontecido. Querendo ou não, as pessoas estão falando das marcas em seus canais da chamada web 2.0, podendo ser um Twitter, o Facebook, Orkut, YouTube ou qualquer que seja a rede que ele pertença, ou melhor, que ele não apenas pertença como também interaja.

Para aqueles que ainda não acreditam no poder das redes, eu sempre dou o exemplo (em aulas e palestras) de uma vez que em uma reunião com um cliente ainda “míope” as redes disse que sua marca não estava inserida no ambiente, então, abri o notebook da apresentação, entrei no Orkut, digitei a marca dele e ele viu que mais de 30 comunidades com a sua marca estavam ali.

Mas nem tudo está perdido e temos visto ações bem interessantes por ai. Nem vou ser redundante em citar a Tecnisa pela centésima vez nesse blog, ou serei obrigado a emitir uma nota fiscal ao Romeo Busarello por propaganda da marca, afinal a Tecnisa é a empresa que mais entende a Internet e como ela é um potencial canal de negócios.

O site da Revista Proxxima (leitura obrigatória para quem trabalha com Internet) publicou uma matéria sobre uma ação da Vivo que muito me chamou a atenção. Após a excelente ação e campanha do Vivo On, que merece aplausos de como a Vivo está ajudando na inclusão digital a Vivo lançou, pela agência Wunderman, outra ação bem interessante.

Em tempo, claro que o Vivo On é uma forma da Vivo ganhar clientes e dinheiro, mas para nós, profissionais de planejamento estratégico digital, vejamos isso como uma forma de mais e mais pessoas aderirem a web móvel, o mercado crescer e nossas idéias serem aprovadas pelos clientes pois já há base para sucesso da ação.

Nessa ação da Vivo, chamada “1000 Coisas e Causas Imperdíveis” a operadora de telefonia convoca mais de 100 blogueiros para montar uma lista coletiva sobre diversos assuntos. Antes que alguém acuse esse blog não foi e nem esse blogueiro, convidados para a ação. Apenas achei interessante esse movimento e estou aqui opinando sobre a iniciativa.

Os temas são os mais variados: informações sobre tecnologia, moda, cultura, esportes, baladas, comida, humor, games. Idéias sobre essas temas serão feitos pelos blogueiros alinhada com a estratégia do Vivo On.

O objetivo da ação é que esses temas sirvam de material para compartilhamento dos usuários para suas redes, ou seja, a Vivo está não apenas chamando blogueiros – pagos, claro – para gerar conteúdo que não seja apenas “compre meu produto” em uma plataforma própria que sirva de informação para seus usuários. Vemos aqui a estratégia de conteúdo como grande estratégia, algo que defendo muito.

Em minhas aulas e palestras, eu sempre defendo que hoje a grande estratégia de marketing digital é a geração de conteúdo. Ninguém segue Twitter parado, ninguém entra em um site desatualizado, ninguém volta a comunidades se ela está ali parada. Ninguém compra um Smartphone porque ele é mais bonito. Compram porque querem entrar na web.

As pessoas vão atrás de conteúdo na web! E a Vivo está oferecendo isso!
Espero que essa ação da Vivo vire Benchmark para o mercado digital!!!!

Quer ler a matéria na integra? Clique aqui

Já está a venda o meu livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL (Ed. Brasport). Adquira já o seu!

A Pós-Graduação em Marketing Digital da FIT está abrindo a 2a turma. Acesse aqui e conheça mais sobre como você pode se diferenciar no mercado de trabalho.

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

1 Comment

  1. Boa Morais, vc acertou em cheio nessa, realmente ninguém quer estar na web apenas para dizer que tem um perfil em cada uma das redes sociais mais visitadas, a procura é cada vez mais massiva em relação a informação, todos querem o máximo possível de conhecimento ( mesmo que ele venha fracionado em pequenas doces) e obviamente as corporações que conseguem gerar o máximo de conteúdo relevante para o seu target vão se ressaltar em meio a infinidade de temas que o usuário é bombardeado todos os dias pela rede.

    Abraço e SUCESSO!!!

    Rondinele Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *