Integração on e off

marca-dagua
Revista Veja: Palhaçada ou retratando o Brasil de hoje?
19 de outubro de 2011
marca-dagua
Desafio Criativo com Barbixas
3 de novembro de 2011
marca-dagua
Amigos.

O post passado teve uma grande repercussão e agradeço a todos. Tive muito mais elogios não apenas aqui no blog, mas por e-mail, Twitter e Facebook do que críticas, aliás, elas também são bem vindas e nos fazem crescer, mas quando apelam para a ofensa sem apresentar o nome, eu sinceramente, deleto. Mas enfim, agradeço a todos e voltemos a falar de Planejamento Estratégico Digital!!!!

Seja qual for o tema da minha aula (atualmente estou dando aula de Planejamento Estratégico Digital, Estratégias para E-commerce, Mídia online e Redes Sociais) eu sempre passo aos alunos um conceito que a cada dia tem se mostrado mais verdadeiro: comunicação de resultado é a 360o.

Não importa se você é uma agência online ou offline ou se cuida apenas da comunicação digital do cliente. É preciso pensar no todo, em como impactar o consumidor em vários momentos. Planejamento pensa nisso o dia todo em comportamento de consumo ou do consumidor! Como gerar mais audiência ao site e isso virar conversão? Desafio diário!

A ação da Coca-Cola, que o site da Proxxima apresentou hoje é algo que linca de maneira simples o on e off. Simples no quesito de usabilidade do produto pelo usuário, aliás, outro ponto que defendo muito em aula: Se a comunicação não for simples, o usuário não compra a ideia e ela fracassa!

Eu me lembro de quando tinha 12 ou 13 anos, no começo dos anos 90 (tenho 32 hoje) as Coke Machine. Era uma febre. Eu e meus amigos íamos na locadora de vídeo na frente ao prédio apenas para comprar Coca-Cola nas máquinas. Íamos com dinheiro ou moedas. Celular, Internet era algo que só víamos em filmes de ficção científica. Hoje é uma realidade.

A Coca-Cola apresentou a sua nova Vending Machine. As pessoas vão a uma loja física qualquer e encontram uma máquina muito similar a que eu via na locadora em frente ao meu prédio. A diferença é que o pagamento pode ser feito pelo celular, além de contar com um monitor touch e animações dos produtos da marca que dão muito mais vontade de tomar.

Na matéria ainda diz que você pode presentar o seu amigo com uma Coca-Cola. Espero que meus amigos lembre-se disso quando essa máquina estrear no Brasil – o que, claro, vai demorar alguns anos – só não ficou bem claro para mim como será a logística, mas no conceito social, de sociabilizar tudo, é extremamente válida.

As marcas devem começar a pensar nessa experiência sensacional! São cases como esse que crescem o conceito que defendo desde o começo desse ano de Presença Digital. Não precisa estar apenas no computador para ter essa presença. Vimos aqui uma presença digital em uma loja, um bar, um shopping que integra o digital, mobilidade e produtos.

Parece filme de ficção científica, mas graças a Deus cada vez mais estamos próximos desses mecanismos que antes estavam presentes apenas em Hollywood.

Para ver o vídeo e a matéria do Proxxima, clique aqui.

Já foi lançado o meu projeto com o iMasters. O Curso online de Planejamento Estratégico Digital em parceria com um dos maiores portais do mercado. Clique aqui e confira.

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe
Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *