Inteligência artificial e internet das coisas

como-voce-vai-gerir-a-sua-marca-em-2021
Como você vai gerir a sua marca em 2021?
21 de dezembro de 2020
5Ps-de-branding
5Ps de Branding
29 de dezembro de 2020
como-voce-vai-gerir-a-sua-marca-em-2021
Como você vai gerir a sua marca em 2021?
21 de dezembro de 2020
5Ps-de-branding
5Ps de Branding
29 de dezembro de 2020

Inteligência artificial e internet das coisas. Pilares da Transformação Digital.
Essa já é uma realidade. Estou sempre escrevendo sobre isso, o problema é que essa realidade está muito mais no papel do que no dia a dia dos gestores de marca. Se você acredita que a pandemia acelerou o digital nas empresas, tenho uma péssima notícia, isso é mais um conceito que os gestores gostam de usar para se mostrar antenados, mas que no dia a dia, continuam achando que o digital é post em Facebook. E pasmem, dentro das agências isso é ainda mais visível.

Quando tive a ideia de escrever meu livro “Transformação Digital. Como a inovação digital pode ajudar seu negócio nos próximos anos” eu imaginei que quando o livro estivesse disponível nas livrarias, as coisas já estariam mais evoluídas. O livro saiu em Janeiro de 2020 e estamos diante do mesmo cenário, salvo raríssimas exceções, é verdade. A Magalu por exemplo, tem dado um show nessa área, mas é pouco para um mercado que tem mais de 22 milhões de empresas, tá ai uma empresa que usa Inteligência artificial e internet das coisas e vai usar cada dia mais.

Inteligência artificial e internet das coisas

Quanto tempo você ouve falar de uma casa controlada pelo celular? Não tem nada a ver com o clássico desenho da Hanna-Barbera, “Os Jetsons” e muito menos com o clássico filme “De Volta para o Futuro”. O desenho e o filme, até previram coisas interessantes, que hoje, muitas delas são realidade, mas não se trata disso, mas de algo que já está mudando como as pessoas se relacionam com tudo.

O Alexa ou Google Home, é um primeiro passo para essa nova relação, assim como a Siri, do iPhone já foi um dia. Inteligência artificial e internet das coisas. Pilares da Transformação Digital, mas não é o único. Aqui estamos focando nesse.

Livro Transformação Digital

O 5G é a esperança das marcas para o IoT deslanchar, entretanto, é preciso que nós, como gestores não deixemos isso para o amanhã. É preciso pensar na empresa desde já. A Transformação Digital não é uma tendência, por favor, é uma pendência como diria Walter Longo.

Inteligência artificial, a internet 5g e Big Data são os fatores que ajudam no potencial da IoT, entretanto é preciso deixar claro que o cérebro humano do estrategista é ainda a mais  importante de todas as ferramentas.

Ferramentas, por si só, não são nada sem ter uma cabeça que direcione tudo, portanto, não espere o 5G estar estabilizado no Brasil para começar a pensar na sua Transformação Digital, afinal, quando a internet comercial surgiu, em meados dos anos 2000, muita gente esperou até ela se consolidar e quem saiu na frente, saiu ganhando.

Viveremos o futuro, agora!

Inteligência artificial e internet das coisas. Pilares da Transformação Digital. De acordo com a empresa de pesquisa de tecnologia Gartner, o mercado global de dispositivos vestíveis, wearables, estará estimado em mais de US$ 87 bilhões em receita até 2023. Não estamos falando apenas do seu Smartwatch, mas sim de roupas que farão a diferença na vida das pessoas, como roupas – que já existem – que podem prever se uma pessoa pode estar sofrendo um ataque cardiaco, se conectar com o celular, ou relógio, e esse dispositivo disparar uma mensagem ao médico, dando a localização exata do paciente, para que uma ambulância possa chegar o quanto antes. E o melhor disso, o potencial infartado poderá nem estar sabendo que isso está ocorrendo em seu corpo e ser salvo mesmo assim.

A automação residencial é outro ponto a ser trabalhado. As mais fortes técnicas de SEO já estão prevendo otimizações baseadas em busca por voz. Uma casa automatizada não é apenas ter um dispositivo da Alexa ou Google Home, mas sim, ter a casa inteira conectada para otimizar o tempo, como por exemplo, a sua geladeira, na 5a, avisar que só tem 3 cervejas no seu interior e, com o OK do dono da casa, fazer uma compra de mais 6 vi aplicativo do supermercado. Inteligência Artificial, Chatbot, Machine Learning, alinhadas a Fintechs e Foodtechs poderão realizar isso. O dono da casa dará apenas o OK para prosseguir o processo.

A inteligência artificial em tudo

A casa inteligente é apenas um primeiro passo. Já há projetos de empresas e cidades inteligentes. E isso não vai demorar muito, acredite, para acontecer, pois o mundo já está muito mais conectado do que pensamos.

A revolução industrial trouxe um processo mais inteligente para a época, usando a tecnologia que se tinha ali. A evolução da espécie humana está intimamente ligada a tecnologia. Quanto mais um evolui, mais ajuda o outro. As cidades já estão conectadas, há décadas em, por exemplo, sistemas de semáforo ou câmeras de segurança, isso é apenas o começo. E não se sinta em um filme de ficção científica, afinal, somos nós, seres humanos , ávidos por tecnologia que faz as empresas se movimentarem. E a Transformação Digital é o elo de tudo isso! Inteligência artificial e internet das coisas. Pilares da Transformação Digital!!!

Não esqueça que a inovação é fundamental para a Transformação Digital.

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *