Internet das coisas

marca-dagua
Top de Planejamento 2015 – Parte II
25 de junho de 2015
marca-dagua
Você é planejamento ou “proposteiro”?
25 de setembro de 2015
marca-dagua
Amigos.

Já ouviram falar de internet das coisas? Não? Então pesquisem, pois alguns estudos mostram que essa será a nova internet. A internet que conhecemos não está fadada a morte, mesmo porque Internet é sempre Internet, mas a forma como a usamos vai ser modificada radicalmente. Lembra em 2000 como você usava a internet? Do PC, por linha discada, tinha no máximo uma sala de bate papo para diversão além de sites de empresas – algumas – ou ler noticias no UOL. E hoje? Facebook, Twitter, Linkedin, Pinterest, Lojas online, Email, Whatszap, mobile… nossa, muita coisa!!!

Em 29/07, tive a oportunidade de assistir, mais uma vez, a palestra do Sérgio Herz, CEO da Livraria Cultura, uma empresa, que você, profissional de marketing digital, deveria estudar um pouco mais, afinal, eles estão sim, a frente de muitas marcas. E olha que eles vendem apenas livros. Ou será que não? Vamos ver o que Sérgio falou nessa sua palestra no Fórum do Ecommerce Brasil 2015

  • Pessoas querem uma vida com menos coisas e mais significados.
  • Evolução intelectual se dá no choque de idéias
  • Loja Cultura hoje é: Experimentar, Descobrir, Questionar, Provocar e Pensar. O choque de ideias
  • Se o consumidor é o mesmo, por que dividir as operações em on e off?
  • O varejo briga o tempo todo pelo bem mais precioso que temos: TEMPO, por que as pessoas vão perder seu tempo de descanso, família ou lazer para ir a sua loja comprar um produto? Experiência, hoje, é tudo!
  • Se estamos brigando por esse tempo, o que fazer para que essa ida a loja seja mais prazerosa? Esse é o desafio do varejo diariamente
  • Na Cultura, há: Shows, restaurantes, movimentos, debates, lançamentos de livros, filmes, encontros com celebridades entre outras ideias. Até casamento!
  • A Cultura gosta de promover conteúdo, quer falar com todos os públicos a todos os momentos. Há uma revista distribuída gratuitamente, entretanto, para se diferenciar o ideal é o relacionamento.
  • O foco da loja é sempre melhorar a experiência de compra. Crescer em faturamento, é no digital. O varejo precisa pensar assim. Há muito espaço para crescer no digital e não tanto no físico
  • As vendas de livros online no mundo estão estagnadas. No Brasil cresce, mas a passos de tartaruga.
  • A internet das coisas vai mudar muita coisa no varejo
  • Na visão do Sérgio, produtos que não gostamos de comprar, mas compramos, serão os mais a beneficiados. Por exemplo, quem gosta de sair de casa em um domingo de noite para ir na padaria comprar leite? E se um botão na cozinha for acionado e em minutos o leite está na sua casa o pagamento pelo cartão de crédito sem a necessidade de abrir um site ou um App? Isso é internet das coisas.
  • Isso será uma grande revolução, mas a relevância e experiência será sempre o grande diferencial


Internet das coisas. Comece já a estudar isso, pois em breve, o mercado vai exigir isso de você.

A 2a edição do livro Planejamento Estratégico Digital já está a venda. Compre o seu aqui!

Os meus cursos nos portais iMasters e Ecommerce Brasil já estão no ar, são mais de 2 mil alunos satisfeitos!!! Planejamento Estratégico Digital e Estratégias de Marketing para E-commerce

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe
facebook.com/plannerfelipe
Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *