O Google pode se sentir ameaçado pelo Cuil?

marca-dagua
Planejamento (diferente) ganha espaço e importância nas estratégias de Marketing
11 de agosto de 2008
marca-dagua
Internet no Brasil em junho
13 de agosto de 2008
marca-dagua

Amigos.

O Google está em perigo com a chegada no Cuil?
Essa é uma pergunta interessante, mas na minha opinião a resposta é não.
Sistemas de buscas na web tem aos montes, mas o Google em 7 anos de existência conseguiu uma liderança tão forte, que pode ser considerado uma espécie de monopólio da web – com 80% das buscas realizadas pelo gigante – mesmo sabendo que não se trata de monopólio uma vez que o Google não obriga ninguém a usar seu sistema, as pessoas entram porque querem.

Apenas uma observação rápida: Cuil significa ‘Conhecimento’ na antiga língua irlandesa, falada pelos celtas.

Se nem empresas do tamanho de Microsoft, Yahoo! e AOLTimeWarner – com verbas bilionárias – conseguiram derrubar o Google, acho pouco improvável que uma empresa com 4 pessoas consiga esse feito, mas a aposta de Anna Patterson – líder da empresa, seu marido Tom Costello, e os engenheiros Russell Power e Louis Monier é que sim, eles vão bater o Google.

Em matéria publicada no site Meio&Mensagem da semana passada, os fundadores garantem que o Cuil é “o maior site de buscas do mundo” por ser mais evoluído que o Google e por isso, oferece resultados mais rápidos: Segundo a empresa, o Cuil consegue cobrir três vezes mais páginas do que o Google e até 10 vezes mais do que o Microsoft Live.

A empresa informa também que o mecanismo de busca categoriza melhor os termos por conteúdo e relevância. ‘Quando encontramos a página com as palavras-chave, permanecemos nela e analisamos o resto do conteúdo, seus conceitos, suas inter-relações e a coerência’, informa em sua
página corporativa o Cuil.

Para Tom Costello “Nosso diferencial é que a tecnologia de busca permite a indexação de uma parte maior da internet, colocando praticamente toda a web nas mãos dos usuários.”

Enquanto escrevia essa Post, eu acessei ao site para buscar termos relacionados com esse blog, como Planejamento, Blogs, Felipe Morais, entretanto, achei um tanto quanto confuso os resultados, sendo dificil os filtros, assim, continuo afirmando que o Cuil é mais um buscador entre os milhares que temos como Buscapé, Bondfaro, MercadoLivre – que são buscadores específicos de produtos, Cade, Altavista entre outros.

“Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em outubro? Mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre.
Enviarei um convite com maior prazer”

Abraços
Felipe Morais

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *