O perfil do paulistano

A visão de branding da Ana Couto
A visão de branding da Ana Couto
14 de junho de 2023
Como construir uma marca nos tempos atuais?
Como construir uma marca nos tempos atuais?
13 de julho de 2023
A visão de branding da Ana Couto
A visão de branding da Ana Couto
14 de junho de 2023
Como construir uma marca nos tempos atuais?
Como construir uma marca nos tempos atuais?
13 de julho de 2023

O perfil do paulistano é o que vou desenhar aqui nesse post. Depois de uma pesquisa de imersão em muitas fontes de estudo e alguns dias de muita leitura e descoberta, tracei o perfil do paulistano que avalio que pode ser usado em algumas campanhas por outros publicitários.

Esse material é um texto leve sobre o perfil comportamental, portanto, não terá dados e números, pois ele foi desenhado para ser um retrato dos comportamentos do paulistano, das pessoas que nasceram na cidade de São Paulo: quem nasce no estado é Paulista. Essa é uma dúvida que senti que muita gente tem, então, já a esclareço aqui.

Como um bom profissional de planejamento, eu criei uma persona, a qual dei o nome de Pedro. Ao longo do texto, você vai ver alguns links nas palavras, onde remete a sites que apresentam os comportamentos que me embasaram para esse texto, que eu tive muito prazer em escrever, afinal, eu, nascido em São Paulo sou um Paulistano, com muito orgulho! E em muitos casos me encaixei nesse perfil do paulistano criado. Espero que você goste!

Muito prazer, sou o Pedro

Pedro tem 40 anos, filho de empresários e mora no bairro da Vila Prudente, em São Paulo, onde cresceu com os pais, uma típica família de classe média da cidade de São Paulo. Ele sonha em morar em um grande apartamento em outro bairro, mas sabe que com o seu salário, por enquanto, não consegue.

Seu pai é de família italiana e a mãe portuguesa. Pedro é paulistano e trabalha em uma empresa de eventos, onde é diretor de criação, no centro da cidade, onde ele sempre chama de “cidade”, mesmo sendo na mesma que mora, é assim que o paulistano se refere ao centro da cidade de São Paulo. 

Esse é o seu “corre” durante a semana, o que o deixa  muito estressado, mas Pedro sabe que precisa ser mais “relax” no fim de semana, ele sempre usa essas expressões por ser adepto a forma como o paulistano conversa, cresceu ouvindo isso e usa na sua linguagem do dia a dia.

Construir-marca-lider-no-mundo-atualPor mais que ele saia de casa cedo, ele nunca chega na hora nos lugares, e isso é normal, já está dentro do padrão, o trânsito é a desculpa mais aceita na caótica cidade, que se vai de carro demora, se vai de transporte publico é lotado. Ele não para nunca, o paulistano vive bem o lema “a cidade que nunca dorme” de São Paulo, inclusive na sua época de danceterias da Vila Olimpia, ele ia com seus amigos no Joakin’s, lanchonete que fica aberta 24h desde a década de 70. 

Foi lá que ele conheceu a sua esposa, ambos sentaram lado a lado no balcão, conversaram e estão juntos até hoje. O paulistano costuma conhecer pessoas em todos os lugares.

Pedro é muito ligado a tecnologia e marcas, está sempre buscando novidades para usar, é um apaixonado pela Apple e gosta de estar sempre com seus aparelhos por onde anda, está com seu smartwatch ou tablet, o que usa mais para ver Netflix e Amazon do que para trabalho. A Alexa da sua casa toca sua playlist do Spotify enquanto ele janta com a esposa ou ajuda o filho na lição de casa.

Seu passeio favorito é ir a shoppings para ver as tendencias de moda, junto a sua esposa, com que está há 10 anos e tem um filho, de 6 anos, com quem tenta passar o máximo de tempo nos fins de semana, já que durante a semana a agência e trânsito consomem quase todo o seu tempo e pouco ele fica com eles. A esposa de Pedro é advogada em um escritório na região dos Jardins, bem o perfil do paulistano de classe média.

Pedro não se importa em passar 1h20 no trânsito entre o trabalho e a sua casa, ele sabe que isso é comum nas grandes cidades. Dentro do seu Chevrolet Onix, ele vai ouvindo sua playlist do Spotify ou um podcast pelo celular sincronizado com o som do carro. Ele é adepto ao YouTube e tem nos Podcasts sua principal fonte de conteúdo no canal, pois é o entretenimento que ele precisa para relaxar a mente.

Shows e cinema chamam a sua atenção, ele não liga para pegar filas, sabe que se tem muita gente é porque o local deve ser bom, então, ele se programa para sair mais cedo prevendo as filas, mas sabe que elas são inevitáveis. 

Aos domingos, quando vai a um restaurante, ele não se importa em esperar por uma mesa, sabe que a gastronomia paulistana é uma das melhores do mundo, assim como, ele está sempre levando sua família para eventos culturais, uma vez que sabe que a cidade está entre principais polos de cultura do mundo. Ele gosta de ser bem tratado no local, come e já vai para outro compromisso, sempre correndo, sempre olhando o relógio. 

Durante a semana, Pedro vai a academia regularmente e tenta ter uma dieta mais balanceada, porém, no fim de semana é10-marcas-que-amamos quando ele sai da dieta. As 6as ele faz o tradicional happy hour com os amigos. São Paulo é a cidade que mais consome cerveja no Brasil, e Pedro brinca que está ajudando a cidade a manter a liderança. Ele costuma a ir no mesmo bar com os amigos, nem tanto pelo preço, mas porque fizeram amizade com o garçom, que está no bar há 15 anos, uma outra peculiaridade que Pedro gosta da cidade, há muitos bares tradicionais que mantém seus funcionários por muitos anos.

O almoço de 6a é um convite para o fim de semana, é quando Pedro devora um x-salada com batata frita e refrigerante, e faz isso com um prazer enorme. Quando sai de casa, ele mal come alguma coisa e durante o dia, com a correria, só bebe café ou água. De noite, sempre tenta comer algo mais leve.

Aos sábados, o costume é ir na padaria comer pão com manteiga na chapa acompanhando de café. Pedro toma café 3 ou 4 vezes ao dia, tem uma máquina de café na sua casa, pois a esposa também gosta, nada que seja mais ligado ao perfil do paulistano do que a padaria de sábado de manhã.

Gostam de passear no centro de São Paulo, na Santa Efigênia para ver eletrônicos ou na 25 de março para comprar roupas. Pedro e o filho adoram video game. Nesses passeios, o almoço é no Mercadão de São Paulo onde também compram comida para a semana. Quando não vão para o centro, o almoço da família é feijoada, principalmente em meses mais frios, no calor, eles optam por açaí ou carne.

De tarde, normalmente o seu passeio é o shopping ou as vezes na Oscar Freire para ver as novidades da moda. De noite seguem a tradição: pizza. Costumam ir em alguma pizzaria das mais badaladas, nos Jardins, mas quando estão cansados o delivery do iFood resolve. A Mooca é um bairro tradicionalmente italiano em São Paulo, pelo fama, Pedro as vezes vai até lá para comer uma pizza.

Outra tradição que Pedro não abre mão é acordar no domingo cedo e ir na feira comer um pastel de queijo com caldo de cana. Seu filho adora esse passeio e a sua esposa aproveita para comprar algumas coisas para comerem durante a semana, voltam para casa, pegam o carro e vão andar na Avenida Paulista ou Parque do Ibirapuera para o filho andar com a sua bicicleta em um lugar mais aberto, já que a criança, durante a semana, ele anda apenas na quadra do prédio que moram. 

As vezes, Pedro tem um “churras” para ir na casa de amigos ou familiares, onde sabe que vai tomar uma “breja” para relaxar. O Rê, Má e Lu são os melhores amigos de Pedro desde a época da faculdade e estão sempre juntos, isso é outra tradição que Pedro não abre mão, de estar com os amigos de longa data, pelo menos uma vez por mês “rola um encontro” entre eles.

São Paulo é  a “terra da garoa” e quando a chuva vem, costuma ter tempos fechados e chuvosos, e quando está assim, Pedro e a família migram para o Shopping. Pedro sabe que sair de manhã com sol de casa não significa que o dia vai estar calor ou que uma pesada chuva não pode surpreender, São Paulo tem as 4 estações do ano no mesmo dia, por mais que ele, esteja sempre de calça jeans, camiseta e sapatênis, sua mochila tem sempre um moletom ou uma jaqueta para mudanças repentinas de temperatura. Nos dias em que o calor está forte, bermuda, camiseta e chinelo o veste. Boné é algo que não abre mão assim como óculos de sol. De ambos, Pedro tem pelo menos 10.

Outro passeio que gosta de fazer é ir na Faria Lima ver os desfiles de Ferrari, Lamborghini e Porsche nos domingos pela manhã. Ele admira a arquitetura daquela avenida e da Berrini, mostram o que a cidade de São Paulo representa em termos de negócios e desenvolvimento de um dos maiores centros financeiros do mundo, o que também ajuda a ser uma das mais caras cidades do mundo.

Pedro e a esposa são muito antenados no Instagram para saber das novidades. Ficam de olho em sites que mostram lugares mais “hypes” do momento e sempre que pode, leva a esposa nesses lugares, deixando o filho na casa dos avós.

Nesses passeios que Pedro repara como São Paulo é uma cidade amplamente acolhedora, é onde ele ouve todos os tipos de sotaques, preferencias sexuais e perfis andando livremente, entendendo que São Paulo é uma cidade que abraça a todos.

O perfil do paulistano

Espero que esse material te ajude nas suas defesas de planejamento de marca, comunicação e por que não Metaverso?

pense-mais-em-marcas

 

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Comments are closed.