Pinterest para negócios

consumidor do futuro
Consumidor do futuro
16 de outubro de 2023
Branding com Inteligência Artificial
Branding com Inteligência Artificial
1 de novembro de 2023
consumidor do futuro
Consumidor do futuro
16 de outubro de 2023
Branding com Inteligência Artificial
Branding com Inteligência Artificial
1 de novembro de 2023

Pinterest para negócios é uma dúvida que as pessoas ainda tem. Por mais que a plataforma social passe dos 40 milhões de usuários mensais, nem sempre vemos essa rede nos planos de comunicação de Redes Sociais, aliás, ao meu ver isso é bem raro, até no mercado de moda, onde “imagem é tudo”.

Essa plataforma social tem um enorme potencial, ainda mais quando pensamos no visual. Ela, de fato é uma plataforma um pouco mais complexa no uso, se comprar as mais tradicionais como Instagram e Facebook, mas também, não é nenhum bicho de 7 cabeças mexer no Pinterest, aliás, é um local de relaxar o cérebro.

A própria plataforma se posiciona como “reconhecida mundialmente por ser fonte de inspiração, vendas e compras seguras, permitindo aos usuários compartilhar e descobrir ideias”, ou seja, sem a menor sombra de dúvidas, o Pinterest para negócios é algo a ser pensado nas estratégias de marcas no universo online, é preciso ter esforços de comunicação na rede.

O Pinterest é um bom ponto de contato com diversos perfis de público, para muitos segmentos de mercado.

Eu sou muito a favor de que Redes Sociais são muito mais para posicionamento de marca do que para vendas, claro, que as vendas ocorrem através de bons conteúdos, uma campanha segmentada e relacionamento com os clientes, entretanto, começar uma estratégia de marca nas Redes Sociais pensando em vendas é um grande erro.

Pinterest para negócios, pense nisso, não é apenas uma plataforma que concorre com o Instagram, porque ambas são plataformas de imagens, há diferenças entre as duas e a sua marca pode navegar muito bem entre elas, aliás, o conselho que sempre dou, esteja presente em todas as plataformas, mas estar presente não é apenas estar: é se fazer presente.

Parece uma frase de louco, certo? Mas não!
Pinterest para negócios é você, como marca, estar presente, ou seja, manter viva a plataforma. Para manter viva, o conteúdo é importante, entretanto, o relacionamento criado ali dentro é tão, ou mais importante, do que o conteúdo em si,

Inspire-se

Segundo um estudo do Mundo do Marketing: “o primeiro contato com o Pinterest acontece em momentos de planejamento. A plataforma oferece inspiração tanto para usuários em busca de ideias para situações corriqueiras, como visuais específicos para uma festa, quanto para eventos marcantes, como mudanças de residência ou casamentos”.

Pinterest para negóciosComo não usar o Pinterest para negócios uma vez que ali as pessoas se inspiram? Há diversos segmentos, o de moda talvez o mais forte, que pode usar a plataforma para gerar negócios.

Gerar negócios não é apenas vendas. Por exemplo, você pode ampliar a sua base de CRM com ações no Pinterest e trabalhar essa base; você pode posicionar a sua marca na mente do consumidor com atributos emocionais que a sua empresa possui ou, você pode ajudar no momento de decisão de compra com uma imagem muito bem feita.

Eu, particularmente, tenho a cor preta como a minha favorita. O algoritmo do Pinterest sabe disso, pois sempre me mostra coisas maravilhosas. Recentemente, montando os caminhos da marca para uma empresa, usando a metodologia de muito sucesso, 5Ps de Branding, usei imagens do Pinterest para inspirar o dono da marca na sua nova comunicação visual, espero que saia do papel, pois o material que apresentei é de uma sofisticação acima da média.

Pinterest para negócios

Segundo estudos do Pinterest, as pessoas que lá estão “gastam em média duas vezes mais do que em outras plataformas, enquanto as pessoas que salvam posts dentro de uma pasta são sete vezes mais propensas a comprar os produtos salvos”. Esse dado, que é um dado do própria plataforma, já defende a teoria desse artigo, você pode sim usar o Pinterest para negócios, aliás, eu diria que você está atrasado em não usar.

Passa pela frase de Rogério Nicolai, Head de Varejo, Moda, Home, Tech, Telecom, Finanças, Auto e Governo no Pinterest Brasil, ao estudo do Mundo do Marketing, onde ele diz: “55% dos nossos usuários pensam no Pinterest como um lugar para fazer compras. Eles vêm para se inspirar, mas com uma intenção de comprar”, inspirar é gerar desejo, e como sabemos, gerar desejo é o princípio básico do marketing.

Despertar o desejo é algo que o Pinterest faz muito bem, aliás, Nicolai, no mesmo estudo dá uma dica para as marcas criarem estratégias, para como pensar o Pinterest para negócios “Marcas devem se perguntar: se as pessoas vieram aqui para se inspirar, como podemos ajudá-las? Como conseguimos entregar o que elas esperam ver dentro da plataforma? Como podemos estabelecer uma plataforma de conteúdo que seja relevante para o usuário?”, a venda será feita, desde que a pessoa fique altamente inspirada.

Eu sempre digo que, para mim, a moda é a plataforma base de tudo. Todo mundo quer comprar produtos bonitos. A Montblanc,Como posicionar sua marca? uma das minhas marcas favoritas, se usa da moda para suas campanhas e produtos; a Mercedes-Benz, outra das minhas favoritas, também e para fechar o ciclo das minhas marcas favoritas.

A Coca-Cola, que coincidentemente, estou trajando um moletom da marca comprado na loja oficial deles em Vegas. Caneta, carro e refrigerante, segmentos longe da moda, mas que parecem tão perto. Tudo inspira, e como apresentamos acima, essa inspiração na plataforma Pinterest é dinheiro em cima da mesa, é agradar mais o CFO do que o CMO.

Tragam os Creators

Sem dúvida! Pinterest para negócios precisa de conteúdo relevante, e podemos usar nas estratégias os creators para potencializar o conteúdo das marcas dentro da plataforma. Nicolai, no estudo do Mundo do Marketing aponta que: “ao entregarem estratégias de conteúdo relevantes, com criações específicas para a plataforma, com o apoio de um creator, quando possível, marcas ampliam significativamente seus resultados no Pinterest”.

O que é infotenimento?A briga das marcas dentro do Pinterest ainda não é tão acirrada como nas outras plataformas, o que pode ajudar no posicionamento da sua marca, há várias estratégias, entre elas os creators, uma estratégia que vem crescendo muito.

Rafael Kiso, CMO da mLabs cita um ponto importante sobre Redes Sociais e os creators: “quando a gente entende a lógica da retenção, entende que o entretenimento é um elemento chave da retenção com conteúdo; que precisa informar, educar e entreter para reter público em mídias sociais e é, por isso, que os creators estão sendo monetizados e ganhando recursos. As marcas podem se inspirar com isso”, em entrevista concedida ao blog da Rock Content. 

Acredito que tenha ficado claro aqui, que a inspiração é a palavra que manda no Pinterest, e que isso está muito ligado a moda e que também vende. Quando a sua marca entrar no Pinterest para negócios pense que negócios geram vendas, e vendas não são apenas compra de produto, para as pessoas comprarem seu produto é preciso ter um envolvimento, e a inspiração é elemento chave para isso.

Não à toa, há décadas a publicidade usa celebridades em suas campanhas, pois eles inspiram. Quando a Boca Rosa usa um batom, quando o Neymar usa uma chuteira ou quando a Anitta está fazendo propaganda de uma bebida, eles inspiram as pessoas a fazer o mesmo, é um ponto da sedução, importante para o marketing.

Dita tendências

Segundo Luana Surita, especialista na plataforma, “as pessoas usam o Pinterest para planejar o futuro e as mais antenadas sabem que a plataforma tem uma assertividade de até 80% quando se fala sobre tendências”, ou seja, saber usar o Pinterest para negócios é ditar uma tendência dentro do seu mercado.

O grande Romeo Busarello já nos ensinava há alguns anos que as marcas não podem mais pensar que as pessoas vão até elas, é preciso estar em todos os lugares, e fez um trabalho muito bom com a Tecnisa, por anos, uma grande referência de case de marketing digital: outra fera de negócios digitais, Martha Gabriel há tempos também já nos mostrou que o vetor da propaganda mudou, as marcas são achadas pelas pessoas, e não acha as pessoas como antes.

Esses conceitos eu trago para a minha vida profissional desde que eu os ouvi, e confesso, faz um bom tempo que isso ocorreu, mas são atuais até hoje, e serão por muito tempo, por isso, eu fico um tanto quando surpreso ao ver estratégias de Redes Sociais tirando o Pinterest da sua lista, confesso que eu nunca vi um plano em que essa rede estava presente, tirando os que eu sugeri, mas eu não sou social media, eu apenas sugiro aos meus clientes, claro, os que tem aderência.

Pinterest para negócios. Eu não acho que esse texto vai mudar o mundo, mas se eu conseguir fazer com que você reflita, já é um importante passo. Eu não trabalho para essa plataforma, confesso que é a que eu menos uso, mas quando quero relaxar de um dia de 14h de trabalho, onde eu pude almoçar em 10 minutos, o Pinterest me relaxa, afinal, lá não tem politica, guerra, influenciador vendendo seu corpo atrás de like, lá é uma rede mais clássica com bons conteúdos, bem, pelo menos é o que o algoritmo me manda.

Me segue lá!

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Comments are closed.