Planejamento e Mídia fazendo a diferença

marca-dagua
Porque as marcas tem que ser transparente?
4 de outubro de 2011
marca-dagua
Revista Veja: Palhaçada ou retratando o Brasil de hoje?
19 de outubro de 2011
marca-dagua
Planejamento é planejamento. Não importa do que, é preciso planejar e dentro desse conceito de planejar, a comunicação e marketing se divide em várias áreas como planejamento estratégico, comunicação, eventos, marketing, vendas, marca, mídia, Redes Sociais entre outros, mas nesse artigo vamos manter apena a dupla planejamento estratégico e mídia, uma dupla – ou as vezes time – que faz e muito a diferença.

O planner (profissional de planejamento estratégico) é responsável, entre outras atribuições em entender o que se passa na cabeça do consumidor, ou seja, entender a fundo quem é a pessoa com a qual a marca quer se relacionar. O profissional de mídia, sabe mais do que ninguém, quais os veículos faz parte do cotidiano do público-alvo da marca.

A parceria entre os profissionais se torna o grande diferencial quando ambos entendem que sexo, idade, classe social já passou, há muito tempo, de ser perfil de público-alvo. É preciso ir a fundo nesse entendimento e esse é o papel do planner estratégico.

Homem, 35 anos, classe AB pode estar no Uol, Terra, Jazzmasters, Lancenet, PontoFrio, Coca-Cola ou GM. Portais de notícia, sites de música, esportes, e-commerce ou empresas. Onde e como a marca quer se relacionar com esse consumidor? Papel do planner saber, papel do mídia mostrar o melhor caminho.

Vamos manter o exemplo desse homem. Se ele é um gerente comercial de uma multinacional ele pode estar no Uol economia, porém, na hora do almoço ele pode estar no Lancenet vendo as notícias do seu time e de tarde entrar no PontoFrio para fazer uma compra. O papel do mídia é entender o perfil desses veículos e do planner saber em que momento o consumidor está mais propenso em estar em cada um desses canais.

Depois, a dupla deve entender qual a melhor mensagem para esse consumidor. O planner tem o direcionamento, mas o entendimento do veículo pelo mídia é importante para a mensagem ser certeira! O homem está no Jazzmasters. Significa que ele está mais propenso a saber de música. Pode-se oferecer um iPod a ele, porém como ele quer receber aquela mensagem? Promoção? Produto exclusivo com conteúdo do Jazzmasters?

Entender o perfil do veículo e do consumidor, ambos a fundo. Analisar o momento da marca, a cabeça do consumidor, a forma como ele se relaciona com a marca e site. Esses são os pontos para a diferença aparecer!

A minha parceria com o iMasters já está no ar. Curso online de Planejamento Estratégico Digital. Clique aqui e adquira o seu!

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *