Princípios fundamentais para a Transformação Digital

como-posicionar-marcas
Como posicionar marcas
3 de janeiro de 2021
planejamento-traduz
Planejamento traduz
8 de janeiro de 2021
como-posicionar-marcas
Como posicionar marcas
3 de janeiro de 2021
planejamento-traduz
Planejamento traduz
8 de janeiro de 2021

Os princípios fundamentais para a Transformação Digital passam por muitos pontos, dos quais vamos ver aqui.
De qualquer forma, para você aprofundar mais em todo o universo da Transformação Digital, convido você a conhecer o meu livro sobre “Transformação Digital. Como a inovação digital pode ajudar seu negócio nos próximos anos” e mergulhar com mais profundidade nesse tema que, já está revolucionando o mundo dos negócios e do varejo. 

“Vivemos na era da informação, carregamos em nossos bolsos mais informação do que Einstein e Julio César tiveram acesso a sua vida inteira e mesmo assim, nos sentimos mal informados” – Ricardo Geromel autor do best seller “Bilionários”.

A citação de Geromel mostra um cenário atual, mas que deverá ser ainda mais promissor nos próximos anos. A quantidade de informação que as pessoas vão buscar. Sempre cito em aula: “Se você não acha que o Google mudou a vida das pessoas, melhor, parar tudo e começar a rever seus conceitos antes de continuar nessa vida de profissional de marketing e comunicação”.

O Google nos deixou até mais ansiosos por algo. Uma vez que se eu perguntar para ele qualquer informação. Em milésimos de segundos ele nos responde, com isso as pessoas não mais tem paciência para esperar horas ou dias, para que uma marca responda a um questionamento. E isso muda a forma de consumo de uma maneira gigante. E precisamos nos ater a isso.

Pessoas estão produzindo informação para as empresas

Aquelas que possuem um bom sistema de captação de dados de pessoas e tendem a sair na frente e mudar a forma como seus consumidores. Vão enxergar seus produtos e serviços. Isso é Transformação Digital.

Transformação Digital é uma nova revolução

Tal qual foi a revolução do cinema, rádio, tv e Internet. Apenas como efeito de comparação. Segundo um estudo da The New Work Order: “60% das profissões que os jovens estão aprendendo atualmente vão deixar de existir, sendo esses, substituídos pela automação”.

Princípios fundamentais para a Transformação Digital, mostram que não é de hoje que o homem e máquina lutam por vagas de empregos. A Revolução Industrial iniciou essa briga e ela só evolui e com a tecnologia, hoje, muito mais avançada, talvez, por isso, a Transformação Digital esteja, também, sendo chamada de revolução industrial 4.0.

Com as projeções de como essa tecnologia vai avançar ainda mais, essa briga está sendo cada vez mais acirrada. As marcas que se negarem a enxergar isso serão os futuros cases como Orkut, Yahoo!. Kodak, Xerox, Blackberry e Blockbuster, citados em palestras, aulas, artigos e livros como cases de empresas gigantes que pararam no tempo. E sumiram!

O ser humano fará a diferença ainda

Na inteligência de uso da tecnologia. Nas relações e nas negociações, mas é preciso se reinventar ou as máquinas dominarão todas as profissões em breve.

Minha filha, fará 11 anos esse ano.Desejo profissional?
Ser arquiteta.
Por que?
Por causa do Minecraft.
Mas será que arquitetura está fadada, a estar entre as 60% profissões que sumirão nos próximos anos?
Será que a Inteligência Artificial.
Não irá montar uma planta de uma casa.
Com mais precisão?
Com mais dados?
Com mais pesquisa?
Em menos tempo?
Essa é a dúvida que vai pairar no mundo, na verdade, já paira em muitas mentes.
Como será a profissão nos próximos anos com tanta tecnologia?
Princípios fundamentais para a Transformação Digital mostram que será cada vez mais automatizada.
Mas o ser humano será muito útil, desde que se reinvente. Todos os dias.

Passo a passo para Transformação Digital

Cada empresa tem um perfil, um DNA e uma forma de ser gerida.
Ela nasceu do sonho de um empreendedor(a) e se constituiu no que é hoje. O sonho do João.
Não é o mesmo da Maria.
Que não é o mesmo do Joaquim.
Assim como, o Paulo não executa o serviço como o Mauro.
Que não faz o mesmo que a Leila.

As pessoas são diferentes, pensam diferente e agem diferentes.
A mesma formula não vai servir para todos.
Por isso, não espere que o líder de mercado faça.
Seja você a mudança do mercado.
Por anos, a Vitacon era motivo de piada por causa dos seus apartamentos de 20 metros quadrados.
Hoje, se vê inúmeras incorporadoras apostando no mesmo segmento.
Ela foi o a gente de mudança.
Em um mercado liderado por gigantes e tradicionais marcas.
A coragem faz o líder.

Segundo o portal CanalTech

“Estimativa da IDC aponta que o nível de Transformação Digital será o principal qualificador das empresas líderes de mercado em 2020. Essa avaliação será definida por  um novo e exigente conjunto de indicadores que vai demandar uma melhora de 20% a 100% de desempenho no negócio, considerando produtos, serviços e experiências aperfeiçoadas digitalmente”.

Você sabe o que significa isso?

Ou a sua empresa muda. Ou você não terá um futuro tão brilhante pela frente.
Princípios fundamentais para a Transformação Digital são:

Gestão, Infraestrutura e pessoas: A partir daí é que a Transformação Digital é executada.

Gestão é definir processos, responsabilidades, modelos de governança, planejamento, análise financeira e modelo de negócios a ser executado. É também o momento em que se define papeis, responsabilidades e formas de trabalhar de cada equipe.

Infraestrutura é pensar no plano de risco, potenciais problemas, se a tecnologia suporta o que foi planejado, estrutura de escritório, tecnologia, Internet, softwares para que tudo trabalhe de forma harmônica com o que foi planejado. Projetos, só dão problemas quando executados, logo, é preciso prever tudo para que a execução não mate a ideia.

Pessoas é talvez o fator mais importante, pois sistemas são manipulados e programados, pessoas não, por isso é preciso entender o perfil de cada um, saber o que podem entregar de melhor. Não adianta pedir para o designer fazer o planejamento, ele fará, mas não com a mesma qualidade de um planejador, assim como, o planejador até pode fazer um layout, mas sem a mesma qualidade do designer. Importante frisar isso, pois as vezes, as equipes são pequenas e com isso, todos tem que fazer tudo. Não é o certo, desmotiva, pessoas saem da empresa, viram noite, perdem qualidade de vida. Sem um gestor, um líder, carismático, transparente e admirável, o time vai perdendo força e o projeto, mais ainda.

Princípios fundamentais para a Transformação Digital?
Apenas faça!

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *