Qual o arquétipo ideal para a sua marca?

Efeito Felipe Neto em 2024
Efeito Felipe Neto em 2024
11 de dezembro de 2023
Marcas com propósito
Marcas com propósito
4 de janeiro de 2024
Efeito Felipe Neto em 2024
Efeito Felipe Neto em 2024
11 de dezembro de 2023
Marcas com propósito
Marcas com propósito
4 de janeiro de 2024

Qual o arquétipo ideal para a sua marca é um assunto que há algum tempo vem ganhando força nas estratégias de marketing, principalmente, quando o tema a ser debatido são as Redes Sociais, onde, infelizmente, muitas pessoas acham que é tudo o que se pode fazer no vasto universo do marketing digital, um tremendo engano.

O tema arquétipos não é algo a ser usado apenas nas Redes Sociais, é uma forma de trabalhar a marca em vários pontos de contato, afinal, o branding não é fazer um novo logo, mas sim, saber como trabalhar todos os pontos de contato da marca junto aos seus públicos, e Redes Sociais é apenas um dos vários pontos.

O site, e-mail marketing, SAC, campanha no Google, uso de influenciador, o post no blog, banner na home de portal, ou mesmo as ações no ponto de venda, tudo isso é ponto de contato – e tem muitos outros – das marcas com seus diversos públicos.

Nesse artigo, de forma bem resumida vou apresentar a você qual o processo de pesquisa a ser feito para chegar ao que podemos chamar de arquétipo ideal, mas logo de cara eu já quero deixar bem claro uma coisa: a pesquisa é intensa!

Algumas pessoas acreditam que basta ir ao Google, olhar um texto como esse que você está lendo, achar algumas imagens do arquétipo que ela acha o mais “legal” e pronto, está localizado o arquétipo da marca, um tremendo erro tal qual achar que marketing digital se resume a Redes Sociais. Qual o arquétipo ideal para a sua marca? É o que veremos aqui.

Achar o arquétipo é fácil?

como-fazer-a-sua-pesquisa-de arquetiposNem um pouco! É algo muito complexo, mas quando se chega ao ideal, pode ter certeza que o seu departamento financeiro vai ficar feliz, afinal, ele é uma forma muito poderosa de se conectar no subconsciente das pessoas e isso, no final do dia, gera vendas. É difícil mensurar o quanto de vendas gerou, apenas por causa do arquétipo, afinal, ele é usado – como acima dito – de várias formas em vários momentos. Qual o arquétipo ideal para a sua marca? Vamos descobrir!

Uma coisa é fato: quanto mais as pessoas entenderem a comunicação da marca e se sentirem pertencentes àquele universo, mais fãs elas ficam, e quanto mas as pessoas são fãs de uma marca, maiores as chances de optarem por esse marca no dia a dia. Veja os exemplos de marcas como Apple, Harley-Davidson, Coca-Cola, Montblanc, que não me deixa mentir.

Qual o arquétipo ideal para a sua marca é se inspirar também nessas gigantes que acharam seus arquétipos e os mantém fiéis na sua comunicação, veja como a Montblanc determina o que é sucesso em seu segmento de canetas de luxo, sendo uma característica muito forte do arquétipo do Governante, ou como a Harley-Davidson convida as pessoas a fugir do dia a dia, criar as suas próprias regras, definição perfeita do arquétipo do Fora-da-Lei.

O Branding é importante para qualquer marca, não importa o tamanho, portanto os arquétipos seguem o mesmo raciocínio, não é algo para ser usado apenas pelas grandes marcas, todas podem e devem usar.

Por que 12 arquétipos?

Segundo os estudos de Carl Jung, trabalhamos no marketing, com 12 arquétipos. Coincidentemente o número de meses no ano, mas o arquétipo nada tem a ver com horóscopo, por mais que algumas pessoas acreditem que sim, os arquétipos que estou apresentando aqui podem sim ser ligados ao comportamento das pessoas, não é raro eu ser questionado por uma pessoa querendo saber o arquétipo dela, porém, meu estudo está sempre voltado mais a Pessoa Jurídica do que a Física.

Um ou dois desses 12 arquétipos é ideal para a sua marca, só precisa de alguns passos para achá-lo, e reforçando não é algo tão simples, mas importante e cada dia mais necessário. Isso precisa ficar bem claro para quem está lendo esse material.

Responder a pergunta: Qual o arquétipo ideal para a sua marca? Não é algo fácil e muito menos algo que você vai descobrir em 2 horas de trabalho, posso afirmar, que alguns dias deverão ser dedicados à isso, impossível dizer quantos dias, pois depende muito do tamanho da sua empresa e quantas pessoas você vai conversar, como veremos abaixo.

0s 6 passos para achar o arquétipo

Em meus projetos, eu uso 6 passos para chegar ao arquétipo ideal das marcas com as quais eu trabalho. Resumidamente, vouMarketing do conhecimento passar cada um deles aqui para inspirar você, que pode, ou não usar esses passos. Fica a seu critério.

Normalmente eu faço uma pesquisa com público interno e externo. Esses são os 2 primeiros passos dos 6 acima mencionado. Existe uma pergunta básica que faço para achar o arquétipo, mas não faço apenas essas, eu coloco o questionário em meio a outras perguntas, isso ajuda a descobrir qual o arquétipo ideal para a sua marca, mas não é a única forma.

A pergunta é “se a marca fosse uma pessoa, qual frase melhor a representa?”. Faço isso porque se colocar “na sua visão, a marca é Amante, Herói ou Fora-da-Lei?” Os consumidores não vão saber o que isso significa e vão responder ou qualquer coisa ou nem vão responder, e ai responder qual o arquétipo ideal para a sua marca vai ficar muito complicado.

O questionário que enviamos é esse abaixo, a frase de cima, é a do questionário, abaixo, o arquétipo relacionado com a frase.

  • Otimista. A vida pode ser mais simples: Inocente
  • Quer disseminar conhecimento: Sábio
  • Curte desafios, estimula busca de novos rumos: Explorador
  • Foge as regras e padrões e não se importa com as opiniões alheias: Fora-da-Lei
  • Sem saber que era impossível, vai lá e faz: Mago
  • Honra, vitória e triunfo: Herói
  • Sensorial, com visão romântica: Amante
  • Divertida e impulsiva: Bobo da Corte
  • Senso comunitário de pertencer a algum grupo: Pessoa Comum
  • Cuida do próximo, gera confiança e empatia: Prestativo
  • Controla e determina o que é bom para as pessoas: Governante
  • Auto-expressão, deixa um legado tangível: Criador

Ouvindo as pessoas da empresa e consumidores, fases 1 e 2, está na hora de ir para um lado mais acadêmico. Responder qual o arquétipo ideal para a sua marca passa por ler muito, tem uma parte acadêmica muito forte, como veremos no 3o passo logo abaixo.

O passo 3 tem a ver com estudo: leia livros, sites, blogs, vídeos e palestras sobre o tema. Nunca existe apenas uma opinião que seja a verdade absoluta, esse artigo por exemplo, é a minha visão, construída a base de muitos estudos ao logo do ano

Ao estudar suas pesquisas vão estar muito mais embasadas para a escolha do arquétipo ideal para a marca com a qual está sendo trabalhada, e isso é importante, pois no momento de apresentar você vai ouvir muito “ah, mas eu não acho que seja isso…” e nada melhor do que pesquisas para quebrar qualquer argumento baseado no achismo.

Esses passos vão ajudar você a desvendar qual o arquétipo ideal para a sua marca de uma forma muito clara e o mais assertivo possível.

O que a concorrência está fazendo?

Como as pessoas compram online?A fase 4 e 5 é analisar mercado e concorrência. Na fase 4 você precisa olhar como o segmento está trabalhando o arquétipo. Por exemplo, se você é uma escola de negócios, olhar entre 5 e 10 marcas para avaliar quais arquétipos eles estão trabalhando e como, analisando, as campanhas e conteúdos digitais para trazer qual e como está sendo trabalhado.

Para responder qual o arquétipo ideal para a sua marca , isso é importante, até para você não usar o arquétipo do mesmo jeito que a concorrência; de cara já te digo usar o mesmo, não tem nenhum problema, afinal existem milhares de marcas para serem divididos em 12 arquétipos, o diferencial da sua marca é saber como contar a história de uma forma diferente da concorrência, afinal, uma história tem várias formas de ser contada.

Na fase 5 é olhar o benchmark, ou seja, quais marcas usam aquele arquétipo. Existem vários segmentos que podem usar o mesmo arquétipo, por exemplo, o arquétipo do amante/sedutor é muito usado no segmento de moda, mas marcas de chocolate como Koppenhagen e Cacau Show também o usam. Vale analisar campanhas de fora do país para inspirar, e claro para responder qual o arquétipo ideal para a sua marca, se inspire!

Qual o arquétipo ideal para a sua marca

O 6o passo é usar o mapa de empatia para localizar o arquétipo ideal. O mapa de empatia é importante para colocar os colaboradores no lugar dos clientes e trazer a percepção deles de como as pessoas compram. Nesse momento, vai ser apresentado o comportamento, se os clientes são mais falantes, mais sérios, mais informados e isso pode ser insumo para você responder para o C-Level da empresa qual o arquétipo ideal para a sua marca.

Faça esses 6 passos, mas como dito acima, não é do dia para a noite, não é algo que se faz rápido e de qualquer jeito, mesmo fazendo tudo isso existe uma chance de você, quando colocar as campanhas para rodar, entender que esse arquétipo não é o ideal, acontece, mas fazer esses passos minimiza o erro, e do campo da estratégia é isso que devemos fazer.

Qual o arquétipo ideal para a sua marca? Não é algo simples, o Google não vai te dar a resposta, é preciso muita pesquisa, estudos e conversas com pessoas. Ler muito, se aprofundar no assunto. Esse artigo é um dos vários conteúdos que você pode seguir. Boa sorte!

 

Já tem o livro que vai te ajudar a construir uma marca de sucesso?
Clique aqui e compre o seu

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Comments are closed.