10 dicas sobre planejamento estratégico digital

a-inovacao-como-papel-fundamental-para-sobrevivencia
A inovação como papel fundamental para sobrevivência
15 de janeiro de 2021
branding-cultural-como-identificar-o-da-sua-empresa 2
Branding Cultural
17 de janeiro de 2021
10-dicas-sobre-planejamento-estrategico-digital

10 dicas sobre planejamento estratégico digital. Nesse artigo, resumo mais de 20 anos de experiência no mercado de publicidade como sendo um dos principais profissionais de planejamento digital do país.

Planejamento estratégico digital é uma disciplina de extrema importância no dia a dia das agências. Não tem a valorização que deveria ter, mesmo porque o digital no país é algo relativamente novo, mas aos poucos esse conceito vai crescendo e ganhando força dentro das empresas. São os profissionais de planejamento que comandam as estratégias e auxiliam todos na agência a fazer uma comunicação melhor, diferenciada e com maiores chances de assertividade.

No meu livro, Planejamento Estratégico Digital, eu detalho cada área de conhecimento e como você pode se tornar um profissional de sucesso. Não tem uma regra, tem trabalho. Lá eu mostro, como um bom profissional da área, os caminhos, cabe cada um seguir da forma que achar melhor. 10 dicas sobre planejamento estratégico digital é um resumo do que você poderá aplicar em seus projetos.

Recebi o desafio de escrever 10 dicas, as 10 dicas sobre planejamento estratégico digital, mesmo achando que um profissional de planejamento precisa de muito mais conhecimento, resolvi aceitar o desafio e propor o que eu acho 10 itens essenciais para você ser um profissional de sucesso.

10 dicas sobre planejamento estratégico digital

1) Leia muito! O profissional de planejamento lê de tudo um pouco. Revista, artigos, jornais, caixa de cereal… o que for, leia! Nós entendemos pessoas e precisamos entender o que elas leem e o que as influencia

2) Seja curioso. Demais, se puder. Não aceite não, não aceite apenas uma opinião, não leve em conta o que apenas uma pessoa disse, mesmo que essa seja o dono da empresa. Seja investigador, vá no detalhe.

3) Interprete textos diferente dos outros. Você vai se deparar com páginas e mais páginas de pesquisa ao longo da sua carreira. Como disse acima, leia muito, pois isso será um exercício para a carreira. As pesquisas contem dados e fatos. Como interpretar cada um fará a diferença no seu planejamento

4) Ouça mais, venda menos. Mantra do planejamento é ouvir. Converse com pessoas da empresa, do bairro, da família, que consome a marca. Converse. Exercite isso. Para ter assunto, é preciso ter conhecimento, é preciso ler e estudar muito.

5) Seja apaixonado por pessoas. Entender o comportamento de pessoas fará toda a diferença na sua estratégia de comunicação. Não é o Facebook ou o Email Marketing que fará a diferença, é a mensagem que você passa nele para pessoas.

6) Tenha referências. Planejadores vivem! Vá a cinema, teatro, parques, shoppings, restaurantes. Vá ao restaurante da moda, a hamburgueria descolada, assista ao Standup Comedy em um lugar legal. Frequente os bares da chamada Baixa Augusta, mas visite o Terraço Itália. Viva. Planejadores com vidas comuns, tem entregas comuns, como diz o grande Ulisses Zamboni CEO da Agência Santa Clara

7) Faça conexões. Viver é fazer coisas diferentes a cada dia e isso lhe dará bagagem, conhecimento e referências. Conecte o que você aprendeu na aula, leu em um livro, viu no parque, conhece da marca e conversou com pessoas. Isso é planejar. É saber como mudar a vida da pessoa através de uma marca

8) Seja um “CDF” ou “Nerd”. Não tenha medo de ser aquele cara que estuda muito. Estude. Faça cursos, leia livros, faça um MBA, mestrado, doutorado. Não tenha medo de ser acadêmico, pois em muitos casos, ser acadêmico faz mais diferença do que aquele planejador que senta na cadeira.

9) Vá para a rua. Profissionais de planejamento tem que ficar pouco na agência e muito na rua. É difícil, mas é preciso. O varejo acontece na rua e não no Google ou na Redes Sociais. Ele acontece no dia a dia das pessoas.

10) Quanto mais você ler sobre comportamento de consumo melhor. Leia Jon Steel e Julio Ribeiro para entender mais sobre planejamento, mas leia sobre Neuromarketing – Fernando Kimura é um papa do assunto no país . Leia sobre comportamento, tudo o que puder. Psicologia, Sociologia, Antropologia de consumo. Leia tudo, pois esse é o grande diferencial.

E o que fazer com isso?

Aplique! Não pegue esse artigo e deixe ele de lado.
Aqui na FM CONSULTORIA, a gente faz isso semanalmente, com os nossos clientes e projetos que aparecem a todo o momento. Planejamento não é fácil, é preciso de muita disciplina e muito estudo para traçar os rumos das marcas, um processo que não é feito do dia para a noite.

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *