17 dados que você precisa conhecer

Branding é o diferencial da sua empresa
21 de julho de 2025
Como os brasileiros se relacionam com os games
Como os brasileiros se relacionam com os games
16 de setembro de 2025
Branding é o diferencial da sua empresa
21 de julho de 2025
Como os brasileiros se relacionam com os games
Como os brasileiros se relacionam com os games
16 de setembro de 2025

17 dados que você precisa conhecer é um estudo que tive acesso, e vou trazer aqui para vocês, a fonte do dado eu não tenho, porém, é um compilado de dados de fontes como Forbes, Harvard Business Review, Social Media, McKinsey, Nielsen, Gartner entre outras, que vou colocar em cada um dos dados abaixo, qual a sua fonte, o que não tenho a fonte é de quem se deu ao trabalho – e ficou muito bom – de juntar todos os dados em um mesmo slide.

Como faço em muitos casos, aqui vou colocar o dado e na sequência o meu comentário sobre sempre com a visão de estratégia de marca, como a sua empresa pode usar esse dado para gerar negócios, afinal, no fim do dia tudo o que precisamos é gerar receita para as marcas com as quais trabalhamos.

01. Compra com base na marca

77% das pessoas tomam decisões de compra baseados em uma marca, segundo a Forbes.

Eu já citei em outros artigos, a experiência que meu amigo Fernando Kimura fez em sala de aula uma vez, onde ele deu um chocolate para as pessoas e nem todas comeram na hora, algumas cheiraram e comeram devagar; mas quando mais tarde ele deu um Alpino para cada aluno todos comeram na hora; sendo que o primeiro chocolate era de uma loja muito conceituada de Campos do Jordão, também conhecida por ser uma cidade de excelentes chocolates.

A sua empresa precisa ter, primeiro, marca e depois produto. Nessa lista de 17 dados que você precisa conhecer, vamos abordar mais sobre isso.

02. Valores compartilhados

64% dos consumidores citam valores compartilhados como a principal razão pela qual têm um relacionamento com uma marca, segundo a Harvard Business Review.

As vezes, nas salas de aula, e até mesmo no dia a dia das agências, ao falarmos sobre missão, visão e valores, vemos o pessoal mais jovem que está começando a carreira revirar os olhos dando a entender que esse assunto é chato, porém, povo criador de post, uma das maiores referências do mundo coloca sua revirada de olhos no chão com esse importante dado.

Missão, visão e valores, que para mim, são pilares fundamentais para criar o propósito da marca que segundo o grande Jaime Troiano, é o que deve direcionar os rumos da empresa, não apenas a comunicação.

17 dados que você precisa conhecer está apenas começando e já está ficando interessante, não?

03. Busque a lealdade

A lealdade à marca pode aumentar o valor do cliente em 67%, segundo um estudo da Yotpo,

Isso significa que é preciso trabalhar lealdade, e isso se faz não apenas com um post no Instagram, vamos ampliar a nossa visão de branding, as pessoas são fieis em quem acreditam, e para acreditar é preciso conhecer, logo, como o meu querido amigo Rafael Kiso, já mostrou 45% das pessoas param de seguir marcas que usam o Instagram como um grande catálogo de produtos.

04. Construir marca é preciso

Um estudo do Gartner mostrou que 89% dos profissionais de marketing afirmam que a construção de marca é seu principal objetivo.

Mais uma vez, estamos vendo aqui a importância do branding, e nessas 17 dados que você precisa conhecer vamos ver outrasQual o arquétipo ideal para a sua marca? vezes. Já citei, em outro artigo quando meu querido amigo Thiago Sheer em uma apresentação para um cliente fez uma excelente comparação entre as exóticas comidas de uma feira na China  versus o McDonalds, mostrando onde as pessoas iam preferir comer. E ele tinha razão, mas é o grande diferencial de uma empresa, costumo dizer sempre que “produtos são commodities, marcas são únicas”.  Concorda?

05. Confiança é tudo

Consumidores confiam em opiniões online tanto quanto em opiniões pessoais, segundo um estudo da BrightLocal

Desde que o mundo entendeu o marketing sabemos que o boca a boca é a melhor das propagandas, entretanto, trago aqui uma nova provocação de branding: uma pessoa só fala bem de quem confia, certo? Se perguntarem a mim qual o melhor advogado do mundo, vou falar que é o Dr. Mauro de Morais; a melhor psicologa do mundo a Ana Cristina Magalhães de Morais e a melhor gerente de e-commerce do mundo a Bia Morais; você vai achar outras pessoas e tudo bem, mas são quem eu confio. Esse é o real poder do branding, marcas criam advogados. Faça um fã de Harley-Davidson comprar uma Suzuki e você será o melhor vendedor do mundo!

06. Use e abuse do conteúdo

60% dos consumidores esperam que as marcas ofereçam conteúdo consistente em todos os canais, segundo a Content Marketing Institute.

Sabe o que isso significa? Que marketing digital não é só Instagram! 17 dados que você precisa conhecer está mostrando que é preciso abrir a mente para o marketing, não estamos falando só de mídia ou Instagram é preciso ir além. Como está o seu canal no YouTube, o 2o maior buscador do mundo? Facebook não é para replicar conteúdo do Instagram.

Seu site é atualizado constantemente?
Como está a sua estratégia de e-mail?
Oferece Newsletter para seus clientes?
Digital dá trabalho, mas se bem feito, dá muito resultado!

07. Mídias Sociais dá resultado

72% dos profissionais de marketing acreditam que a mídia social é eficaz na construção de marcas, segundo o Social Media Examiner

Um dos dados que eu mais gostei dessa pesquisa, pois reforça o que eu defendo há anos. Redes Sociais é posicionamento e não só vendas. Claro que é um canal muito importante na decisão de compra, mas não é para ser um catálogo virtual e muito menos sem enxergada apenas como mídia, e de novo, desculpa repetir,  mas não é só isso que faz a diferença para mexer o ponteiro do financeiro no fim do dia.

Redes Sociais é posicionamento primeiro, relacionamento em segundo e vendas em terceiro desde que os dois primeiros pontos estejam muito bem desenvolvidos.

08. Conte histórias

O Storytelling pode aumentar a conversão em até 78%, segundo a Entrepreneur

O poder do branding no seu negócioHistórias são a mais antiga das formas de marketing, já eram usadas antes mesmo do marketing ser marketing. Quem assistiu o seriado da Madame CJ Walker, viu que no final do século XIX ela já usava técnicas de marketing, sem que o termos tivesse sido criado! Um post pode contar uma história, tal qual o velho e útil comercial de 30 segundos. Há muitos recursos para contar história, mas comece contanto a história da sua marca, sempre que possível, marketing nunca foi, e nunca será, apenas vendas.

09. Causas sociais

31% das pessoas confiam mais em marcas que apoiam causas sociais, segundo Nielsen

Uma coisa é fato: apoie causas de forma genuínas e que tenham à ver com seu negócio. Crie a oportunidade, não seja oportunista. Apoie causas que realmente façam sentido e que seja de uma forma contínua, não adianta apoiar a causa LGBT, por exemplo, apenas em Junho que o mês do orgulho LGBT, apoie os 12 meses do ano; as pessoas valorizam isso e não apenas um post no mês de Junho para “ficar bem com todo mundo”, isso é oportunismo.

10. Branding (de novo)

As empresas que investem constantemente em branding tem retorno 21% maior em média, segundo a McKinsey

Fiz a brincadeira, mas tem muita verdade nisso. Branding (de novo) aparece nesse estudo e por outra fonte de altíssima credibilidade, a McKinsey. Será mesmo que branding não vende?

Bem, meu querido amigo Diego Ivo tem batido muito na tecla da Brand Growth (também conhecido  como Brand Performance) e é bem por ai que devemos seguir, a Coca-Cola se vende sozinha, não? Sim, mas se não fizer anúncio ela não vende! Pensemos mais nesse conceito.

11. Cores fazem a diferença

Segundo a University Of Loyola, as cores podem aumentar em até 80% o reconhecimento das marcas

Eu sou um grande fã do estudo da psicodinâmica das cores, e uso muito isso em minhas defesas de novos logos, mesmo não sendo designer. O vermelho Ferrari, o preto tradicional da MontBlanc, o laranja da Harley-Davidson ou o verde da Starbucks, são cores que ajudam a reconhecer a marca mesmo de longe e sem ter nada escrito. Um quadrado azul dentro de um quadrado laranja. 99% das pessoas que leram isso associaram ao Itaú. E é isso mesmo!

12. Influs

O uso de influencers pode aumentar o ROI da marca em até 11 vezes, segundo um estudo da Influencer Marketing Hub

“Quem me conhece sabe que…” eu tenho várias restrições com o uso de influenciadores nas campanhas; esse dado, eu sinceramente tenho um pouco de receito de acreditar, primeiro que quem fez é uma empresa de marketing de influencia; entretanto optei em deixar esse dado aqui para um alerta: influenciador não é audiência, é aderência, ok?

13. Emocione

As emoções impactam a lealdade à marca em 50% dos casos, segundo a GallupO Futuro da publicidade com a IA Generativa

Qual emoção a sua marca está passando para as pessoas? Essa é uma preocupação genuína e novamente estamos aqui falando de branding, propósito, proposta de valor… a Reserva é um case muito sucesso, ela vende produtos ótimos, mas só no Shopping Morumbi tem umas 5 marcas vendendo a mesma coisa que ela: moda masculina com qualidade. Por que ela se destaca? Porque ela faz as pessoas se sentirem pertencentes!

14. Experiência é o novo marketing

A PwC trouxe um dado que mostra que a experiência é mais importante do que o preço na escolha de uma marca

Em minhas aulas eu uso uma frase de 2017, de Steve Cannon, CEO Global da Mercedes-Benz: “a experiência é o novo marketing “, e ele tem muita razão. No momento pós-pandemia, as ativações de marca e live marketing cresceram muito, pois mas empresas já entenderam – a maioria delas pelo menos – que não é mais só o Instagram que vai ajudar nas vendas, entretanto, há muito de inovação, entendimento de comportamento e branding nessas ações.

15. Seja leal

94% das pessoas são mais leais as marcas que são transparentes e honestas, segundo a Sprout Social.

Esse dado pode parecer óbvio, mas nem sempre é isso que as marcas fazem. Acima falamos da importância do storytelling e basicamente dentro dos 17 dados que você precisa conhecer, falamos muito sobre branding, que nada mais é do que a estratégia que promove o encontro entre a promessa de marca com a percepção do que as pessoas devem entender da mesma.

16. Invista em mídia

A exposição de uma marca leva, em média, de 5 a 7 impressões antes que os consumidores comecem a lembrar dela, segundo a Pam More.

Quando comecei na publicidade, aprendi que eram preciso 3 inserções na TV para o mesmo efeito, entretanto, de 2003 para cá – quando me formei – muita coisa mudou, inclusive como as pessoas prestam atenção em um mundo com zilhões de informações todos os dias. Chamar atenção não é o meme, não é o Influencer de milhões de seguidores, não é o patrocínio na camisa do Flamengo; é contar uma história pautada em um branding muito bem feito!

17. Consistência

Marcas consistentes são valorizadas 20% a mais do que aquelas sem consistência, segundo a Lucidpress aponta em um estudo

Consistência não é só criar uma pauta de Instagram e postar 3 vezes por dia, sendo um feed e 2 Stories porque alguém falou. Eu estou batendo na tecla de que internet não é só Redes Sociais porque o que mais vejo por ai é isso, esse resumo, me perdoe, mas achar que internet é só Redes Sociais é ir na churrascaria rodízio e comer só linguiça. É muito pouco! Seja consistente no site, blog, Google Business, aplicativo, YouTube…

17 dados que você precisa conhecer

Esse resumo que eu queria passar para vocês, são 17 dentro de um universo de milhares de dados que os estrategistas precisam ter em mente para montar suas campanhas e caminhos das marcas; Redes Sociais são fundamentais, mas não são tudo!

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Comments are closed.