As marcas na CCXP

O que as marcas precisam fazer no Metaverso?
O que as marcas precisam fazer no Metaverso?
29 de novembro de 2022
Marvin, um vencedor
21 de dezembro de 2022
O que as marcas precisam fazer no Metaverso?
O que as marcas precisam fazer no Metaverso?
29 de novembro de 2022
Marvin, um vencedor
21 de dezembro de 2022

As marcas na CCXP chamaram tanto a atenção como as diversas pessoas fazendo cosplay dos seus personagens favoritos. Esse artigo tem como objetivo trazer para você uma visão de marketing e branding, de como as marcas atuaram em um dos mais importantes eventos do país, a Comic-Con Experience (CCXP), sendo esse considerado o maior festival de cultura pop do planeta, e segundo as prévias do evento, mais de 300 mil pessoas podem ter passado pelo local entre os dias 01 e 04 de Dezembro de 2022.

Como você pode ver na data desse artigo, eu o escrevi no dia seguinte, então os números sobre e evento não eram os oficiais, porém, isso pouco importa, pois esse artigo é para falar de algumas da ações mais interessantes que marcas. como Outback, Netflix, FanLab, Warner Bros, Oi, Panini, Riot Games, Lego, Marvel, Disney entre outras.

As marcas na CCXP deram um show à parte, com experiências e ativações bem interessantes, as quais passarei aqui, tudo com muito pensamento estratégico para o posicionamento da marca no evento, o que é fundamental para o sucesso de um projeto.

Essas mais de 300 mil pessoas que, provavelmente, deve ter passado na CCXP de 2022, foram atraídas por toda a cultura geek que existe no Brasil, algo que é muito forte e eu já tive a oportunidade de ver ao vivo, como as pessoas efetivamente entram na atmosfera do evento, raramente vai ser ver uma pessoa que não esteja, no mínimo, com uma camiseta de um filme, série ou personagem favorito. As fantasias, são muito reais e as pessoas realmente ficam muito iguais aos seus personagens favoritos.

Em 2016, a convite da Vivo, eu palestrei no evento e foi a minha única experiência por lá, confesso que o preço dos ingressos é bem salgado e isso me impede de ir, mas sei de pessoas que passam o ano inteiro juntando dinheiro para no fim do ano – a CCXP sempre ocorre em Dezembro – possa ir, pelo menos em um dos 4 dias.

Um pouco sobre a CCXP

Outro ponto alto do evento é a quantidade de atores e atrizes mundialmente famosos que vão ao evento para delírio dos fãs, alguns vem para divulgar novos projetos para o próximo ano, como foi o caso de Keanu Reeves que esteve no evento para falar do seu novo filme, John Wick 4; a nova sensação da Netflix, Jenna Ortega, que interpreta Wandinha, na série de mesmo nome do Netflix também esteve no evento de 2022.

Até Edgar Vivar, o eterno “Seu Barriga” do Chaves, esteve por aqui, mas esse está quase morando por aqui de tanto que vem, graças ao carinho que nós, brasileiros, temos com os personagens do seriado que fez parte da vida de muitas gerações.

CCXP_2022A cultura geek tem no cinema, e agora nos streamings, suas principais plataformas. Atores, rapidamente, caem no gosto de milhares de pessoas pelos personagens que fizeram, e chegam a CCXP como grandes celebridades mundiais, como por exemplo em 2019 quando o evento trouxe Pedro Alonso (Berlim), Alba Flores (Nairóbi), Darko Peric (Helsinque), Rodrigo de la Serna (Palermo) e Esther Acebo (Mónica/Estocolmo) para falar de um dos maiores fenômenos da história da Netflix, a série: La Casa de Papel. Margot Robbie (Alerquina), Gal Gadot (a nova Mulher Maravilha), Iain Glen, (Sor Jorah Mormont em Game Of Thrones), Jason Momoa (Aquaman), Tom Holland (Homem-Aranha) e até o Will Smith já vieram para o evento, o que acaba atraindo milhares de pessoas e, onde tem milhares de pessoas em um evento, há marcas com sede de aproveitar esse espaço para fortalecer suas marcas junto ao público.

As marcas na CCXP

Algumas marcas fizeram ações bem interessantes nesses 4 dias de evento. Avalio que ficou claro, na primeira parte desse texto aCCXP_2022 importância da CCXP para o Brasil, dá para se ter uma ideia de quantos milhões de reais esse evento traz para a cidade de São Paulo? Milhares de pessoas vem de todos os cantos do Brasil, marcas patrocinam o evento, Uber, Taxi, Rodoviária e Aeroporto ampliam as pessoas que vem para o evento, enfim, é toda uma economia que movimenta essa cultura geek, e não apenas no evento, com certeza, as lojas virtuais tiveram um crescimento na movimentação em itens ligados a essa cultura.

Por mais que eu seja fã de Transformers, goste muito de personagens como Homem de Ferro, Wolverine e Batman, já tenha assistido todos os filmes dos Vingadores, eu não me considero um geek, mesmo que tenha camisetas e bonecos dos personagens que eu mais gosto, eu aprecio a cultura, mas não sou imerso como pessoas que se vestem como seus personagens, o que eu acho muito interessante; de uma outra forma, eu ando com a camisa do meu querido São Paulo FC, ou seja, jamais poderia criticar uma pessoa vestida de Wolverine ou de Barbie.

Riachuelo marca presença

Fanlab é uma marca da Riachuelo com foco na cultura geek, na minha humilde visão, marca criada para combater a Pitikas, que cresceu muito nos últimos anos. A Fanlab era uma das patrocinadoras do evento, e por isso, criou um espaço bem interessante de experiência e vendas. A parceria da loja com a Netflix fez desse local um dos mais procurados no evento, onde Round6, um sucesso da plataforma de streaming foi a base da ativação, trazendo para o evento pontos da série que colocaram os participantes imersos no universo, esse é um ponto fundamental para uma experiência dentro de um evento, As marcas na CCXP devem trazer o universo lúdico para dentro do evento.

Lojas temáticas fizeram a alegria das pessoas

A Marvel trouxe a sua loja física com mais de 300 itens diferentes, incluindo produtos exclusivos e opções desenvolvidas para o evento, o que desperta o desejo das pessoas em ter algo exclusivo apenas no evento, esse desejo do único move as pessoas, ainda mais quando estamos falando de fãs, ou acha que eu não comprei a camiseta do São Paulo da série que faz homenagem ao título de 1992 (não a de jogo, mas a camiseta com desenhos japoneses sobre a data).

A Warner Bros. não poderia ficar para traz nesse evento, e montou uma loja com itens exclusivos do filme inédito “Flash” e da série de televisão animada “Rick and Morty”. Os fãs também vão ter a oportunidade de aproveitar a interatividade do espaço direcionado aos filmes do Universo DC com atividades dedicadas aos longas Shazam! Fúria dos DeusesThe Flash e Aquaman 2: O Reino Perdido.

Em um espaço dedicado, os fãs de Harry Potter – um dos maiores sucessos entre a cultura geek – os fãs puderam ver as novas coleções e produtos licenciados como tricôs, cachecóis, jóias, varinhas e canecas com designs exclusivos. Nem precisava estar lá para saber que a loja foi um sucesso.

A Puma não é uma marca apenas de esportes, mas de Lifestyle. Quando, em 2010 e 2011 trabalhei para essa marca, eu ouvia quase que semanalmente que a Puma era mais uma marca para as pessoas irem para um evento noturno, do que para correr no parque no domingo de manhã. A marca, para entrar na cultura Geek, lançou uma linha de produtos na CCXP. Segundo a marca colocou em seu site “clássicos da marca alemã, como o agasalho T7, o icônico Suede e o favorito Mayze na paleta épica de cores do maior evento de cultura pop do mundo”, interessante o movimento, ainda mais para uma marca acostumada a fazer parcerias, como tem no universo como Mercedes-Benz, Ferrari e BMW.

Uma das minhas marcas favoritas, a Lego, também esteve por lá. As marcas na CCXP precisam estar, mas sem perder a sua essência ou não transparecer que uma oportunidade virou oportunismo. Há tempos, a Lego tem uma linha da franquia Star Wars. Eu confesso, a cabeça do Darth Vader está na minha lista de desejos para 2023. Ela esteve presente com a coleção da franquia, trazendo novidades para o público. Na minha humilde visão, Star Wars deve ser o filme com mais fãs no mundo, com uma grande maioria adepta ao mundo Geek, pelo menos no que eu vejo é o único filme que as pessoas vão assistir trajadas como os personagens.

Maurício de Souza na CCXP

Como identificar personalidades que dialogam com o propósito da sua marca?Não poderia faltar, nesse evento o nosso maior desenhista! Aquele que criou a turma que há mais de 50 anos encanta e educa as crianças. Ele falou dos lançamentos que estão chegando em 2023 e 2024. As marcas na CCXP precisam ter a visão, como a Mauricio de Souza produções teve, de usar esse evento como uma plataforma para contar novidades, afinal, a CCXP não acontece apenas no evento, ela tem site, tem Redes Sociais e tem mais de 300 mil canais de mídia espalhados pelos 4 dias do evento, sim, as pessoas com seus celulares na mão e suas Redes Sociais se tornam um poderoso canal de mídia.

“Franjinha e Milena em Busca da Ciência” e “Astronauta: Propulsão”, que tem até trailer já! A série animada da HBO da América Latina estão entre as novidades que Maurício contou ao grande público que parou para ouvir o que esse gênio tinha a dizer. Mônica 3”, “Jeremias 3”, “Magali” e “Xaveco” também chegando na linha editorial dos estúdios Maurício de Sousa.

As marcas na CCXP precisam antes de mais nada entender que ali é um espaço para branding. As mais de 300 mil pessoas que por ali passaram, estão ali para ver seus ídolos e expor suas paixões pelos personagens, séries e filmes. Elas aceitam que as marcas estejam ali, desde que essas entrem no universo. Apenas vender, não é relevante para esse público, que é muito ligado a cultura geek.

Em 2023, pense na sua marca nesse evento, com certeza, mais do que as 300 mil pessoas desse ano lá estarão, mas pense com carinho na experiência que você quer passar de marca, e quem sabe, eu não esteja lá e comente em um artigo sobre a sua experiência?

 

 

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *