Boticário Lab

precisamos-provocar-mais-nossos-clientes
Precisamos provocar mais nossos clientes
19 de março de 2021
Apple-versus-Fortnite
Apple versus Fortnite
23 de março de 2021
boticario-lab

Você sabe o que é o Boticário Lab, não é mesmo?
Bem, se não sabe, leia o artigo abaixo para descobrir mais essa novidade de uma das marcas mais poderosas do país.

O Boticário, nasceu em 1977, com investimento equivalente a apenas 3 mil dólares, o farmacêutico Miguel Krigsner se instalou em uma portinha, numa rua secundária de Curitiba, cidade do Sul do Brasil. Chamou a pequena farmácia de manipulação de o Boticário, nome ideal para traduzir o espírito de alquimista capaz de colocar amor em potinhos. Essa história cresceu, até que em 2020, a marca fechou com 3,8 mil franquias, sendo 3.620 no Brasil e 180 fora do país. Boticário Lab é apenas mais uma.

Grupo Boticário

O Boticário; Eudora; quem disse, berenice? e The Beauty Box estão em mais de 4 mil pontos de venda próprios, venda-direta e e-commerce, marcando presença no Brasil e em outros 15 países. Com a criação de Multi B em 2016 e a aquisição de Vult em 2018, ampliamos nossa presença para outros 40 mil pontos de venda no varejo, como farmácias e lojas multimarcas, distribuindo com exclusividade no Brasil marcas de beleza mundialmente conhecidas, como Australian Gold, Bio-Oil, Revlon, Lee Stafford e Nuxe.

Em 2019, com a aquisição de Beleza na Web, nos tornamos o maior e-commerce de beleza do país.

O Grupo Boticário é uma das mais inovadoras marcas do país. É sinônimo de qualidade e de produtos de grande utilidade. As pessoas compram para si, mas para presente, sendo um belo gesto entregar um presente da marca a uma pessoa querida, mas para se manter no topo, as marcas precisam inovar. Diariamente, se possível.

Inteligência artificial em perfumes

Vale lembrar que em 2019, a marca inovou ao criar o primeiro perfume baseado em algoritmos. Os perfumes, denominados “On you” (Em Você) e “On me” (Em Mim)  integram o portfólio da marca Egeo, voltada para o público mais jovem, altamente antenado em tecnologia.

Para criar as novas fragrâncias, a fabricante “invocou” a deusa grega do perfume, Phylira, que no mundo real empresta seu nome a um sistema inédito de AI criado pela IBM em parceria com a alemã Symrise, uma das principais fornecedoras de fragrância da rede. O sistema Phylira foi alimentado com milhões de dados referentes a fórmulas, ingredientes, história da perfumaria e taxas de aceitação do consumidor, cada vez mais exigente no que escolhe para o seu uso.

Boticário Lab

Essa é a novidade da marca.
Recentemente, passando pelo bairro de Pinheiros me deparei com a novidade. Não pude entrar, ainda, mas pretendo fazer em breve, até para conhecer mais sobre o projeto, o Boticário Lab.

A loja conceito foi criada a partir de tendências contemporâneas do varejo físico, e privilegia a experiência do consumidor com serviços e produtos exclusivos. Em aproximadamente 230m2, o cliente vai conhecer detalhes da história da marca e viver momentos inéditos, como a construção de uma fragrância exclusiva e personalizada, numa experiência inédita que acontece no espaço chamado Scent Lab.

Ao visitar o Boticário Lab, o consumidor poderá descobrir, com a ajuda da inteligência artificial, qual a fragrância mais adequada para sua personalidade de acordo com a idade, momento, sentimento e preferências, dentre as mais de 90 que fazem parte do portfólio da marca.

Esse processo acontecerá a partir do Scent Finder: um app exclusivo que fará sugestões de fragrâncias a partir de associações psicológicas e comportamentais. Em seguida, a pessoa participa de um teste cego para escolher a sua preferida. “Estamos aliando a inteligência artificial às associações psicológicas, oferecendo diferentes estímulos para que a pessoa encontre sua fragrância ideal.”, explica Diego Costa, gerente de Perfumaria do Boticário.

O piso inferior também está recheado de novas tecnologias. Na área de maquiagem, o consumidor poderá acessar, por meio de um QR Code, o Espelho Virtual – um aplicativo para testar maquiagem de forma segura. Outra novidade é a prateleira infinita – todos os itens do portfólio da marca poderão ser comprados online de forma muito prática, e o produto será entregue na casa do cliente.

E o que a marca ganha com isso?

Pense por que os maiores desfiles de moda do mundo, colocam roupas extravagantes que você nunca as verá nas lojas? Por que a Montblanc tem uma caneta que custa 6 milhões de Euros? Por que os carros conceitos das marcas nunca foram para as lojas? Essas estratégias são usadas para encantar o consumidor, cada dia mais exigente.

Vai gerar vendas?
Avalio que o Boticário Lab vai sim gerar vendas, pois vai despertar a curiosidade.
Eu mesmo vou, no Boticário Lab, com a minha esposa, na loja um dia desses. E fatalmente irei comprar um produto.
E ela também.

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *