Boticário transformará revendedores em influenciadores

fashiontechs-como-nova-tendencia
Fashiontechs como nova tendência
14 de abril de 2021
os-impactos-do-comando-de-voz-na-era-da-experiencia
Comando de voz no cotidiano
19 de abril de 2021
Boticario-transformara-revendedores-em-influenciadores

Boticário transformar revendedores em influenciadores digitais para ampliar as vendas. Uma das marcas mais icônicas do país, um orgulho para o Brasil, fundada em 1977 por Miguel Krigsner como uma farmácia de manipulação no centro de Curitiba, o Boticário é a maior rede de franquias do Brasil, sendo a classificação da Associação Brasileira de Franchising, com cerca de 3,7 mil pontos de venda em 1.750 cidades brasileiras, com cerca de 900 franqueados. A marca está presente em 15 países, desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação, seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. São quase 40 anos de história de marca.

A marca está sempre inovando, a começar por exemplo, a ser uma pioneira em criar um perfume através de estudos de inteligência artificial, mas essa é uma das inovações da marca, com isso está transformando em influenciadores quem conhece muito a marca, àqueles que a revendem.

A empresa de cosméticos que mais fatura no Brasil, com a maior rede de franquias do Brasil, também inovou criando uma loja conceito, chamado Boticário Lab, mostrando como a empresa está sempre analisando como a tecnologia está ao lado do varejo. A Transformação Digital está ai, você sabia? Porque o Boticário sabe.

Pensamento inovador

Outra inovação da marca é unir o lado dos influenciadores com os revendedores, dando mais espaço para que os revendedores do produto possam se atualizar e vender mais. Quanto mais a marca se preocupa em treinar os times de venda, melhor, pois todos ganham. A empresa vende mais, com isso, lucra mais, ainda mais em um momento em que o consumidor brasileiro está em constante mudança de comportamento.

O revendedor vende mais, aumenta seu rendimento do mês, pode dar uma qualidade de vida melhor para sua família e realizar seus sonhos. Quando algo entra no ganha-ganha todos ficam bem, e como sabemos, quando os colaboradores estão felizes, eles produzem mais. Isso é algo que muito tem se discutido no universo das empresas.

Boticário transformará revendedores em influenciadores é um ponto importante para olhar com carinho. O varejo está mudando de uma forma muito rápida e ágil, é preciso acompanhar para não deixar que a concorrência roube o mercado. O Boticário é uma gigante da área, mas tem Natura e Avon, que hoje são a mesma empresa, para concorrer com a empresa, isso sem contar outras marcas menores, mas com produtos de qualidade crescendo no mercado brasileiro, um dos maiores do mundo no setor de beleza.

Como vai funcionar?

O Boticário tem um planejamento ousado para isso, cerca de 100 revendedores da marca, espalhados pelo País foram escolhidos para serem os influenciadores da marca. A empresa criou, internamente, um programa de capacitação desenvolvido de outubro a dezembro de 2020 e buscou oferecer ferramentas e conhecimentos aos revendedores, assim, eles ganharam  autonomia para otimizar o posicionamento da marca nas redes sociais e, por meio desses canais, alavancar vendas junto à comunidade, ou seja, não é apenas um programa de vendas, mas sim, de fortalecimento de marca usando, o que eu avalio ser os melhores influenciadores, os próprios revendedores.

Todos selecionados pela empresa entre várias faixas etárias, etnia e gênero, mostrando a preocupação com a diversidade, uma preocupação que a marca tem antes mesmo de virar “moda” nas Redes Sociais, inclusive membros da Central Única das Favelas (CUFA), que trabalham em lojas da marca, estão sendo treinadas para aumentar seu poder de vendas.

Boticário transformará revendedores em influenciadores

O time de treinamento e marketing da marca criou um pacote de iniciativas para ajudar no treinamento com esses revendedores. Foram criadas Por meio de lives, produções de conteúdo, desafios digitais, e-books e vídeo aulas, os participantes também puderem receber produtos no estilo “#recebidos”, e aprenderam técnicas de como publicar em suas redes sociais a fim de gerar engajamento e aumentar a audiência.

Essa iniciativa mostra o pensamento sempre à frente da marca. Não apenas pela história da marca, por toda a sua estrutura e pelo o que ela representa para o Brasil, com certeza, uma das poucas marcas brasileiras que pode ser considerada uma marca amada pelo brasileiro que é nascida no Brasil, talvez ao lado da Havaianas.

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *