Como melhorar o copywriting

Marvin, um vencedor
21 de dezembro de 2022
Como as pessoas compram online?
Como as pessoas compram online?
4 de janeiro de 2023
Marvin, um vencedor
21 de dezembro de 2022
Como as pessoas compram online?
Como as pessoas compram online?
4 de janeiro de 2023

Como melhorar o copywriting é um termo muito buscado no dia a dia do marketing digital. Cada vez mais, vemos marcas buscando essas regras para se destacarem no agitado e competitivo mercado. Eu, Felipe Morais, já fui redator no começo da minha carreira, em 2001, porém, esse é um assunto que muito me interessa e passo aqui, nesse artigo um pouco do que eu aprendi em 2022.

Ao longo desse de 2022, eu li livros e fiz cursos sobre o tema. Destaco o livro de Paulo Maccedo, chamado “Copywriting – O Método Centenário De Escrita Mais Cobiçado No Mercado Americano”, até o momento o melhor conteúdo que consumi sobre copywriting, que como disse no começo desse artigo, tem sido muito procurado pelo mercado varejista.

O conceito pode ser resumido da seguinte forma “Copywriting é o processo de produção de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas, como o conteúdo de emails, sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas, por exemplo. O profissional responsável pelo desenvolvimento do texto (também chamado de copy) é conhecido como Copywriter”. Gosto desse conceito apresentado pela Resultados Digitais, uma das empresas que mais auxiliam as empresas no marketing digital.

O copywriting vai muito além da redação publicitária. Na minha opinião, que posso estar errado, a redação publicitária é uma arte para vender de uma forma mais rápida e direta. É um slogan, uma frase de efeito, uma palavra em meio a um layout, um conceito, já o copywriting é uma técnica de vendas, que não a faz de forma direta, como criar uma frase de efeito, mas um método de convencimento por meio de histórias, para depois fazer a venda.

O copy é a utilização de técnicas que provoquem quem está lendo a realizar a ação que você busca.

Como melhorar o copywriting pode ser bem resumido na frase de Bill Bernbach, que nos ensina que “escrever copywriting é muito mais que tentar vender um produto. É transmitir uma grande ideia, apresentar uma visão diferente”.

O termo vem ganhando força no varejo pois utiliza metodologias que ajudam a contar uma história, o que se conecta com o Storytelling, outro recurso que as marcas estão sempre de olho, afinal, quem não gosta de uma boa história? Quer ver o poder de uma história?

Sente agora com um grupo de amigos e pergunte à eles quem viu o filme Top Gun 2: Maverick e veja a mágica ocorrer. As pessoas ficarão mais eufóricas, cada uma vai querer contar a sua cena preferida, outros dirão quantas vezes já assistiram ao filme. Apenas perceba como a história mexeu de uma forma diferente com cada uma das pessoas, isso é o sonho das marcas, que suas histórias mexam com as pessoas como um filme.

Como posso me tornar um Copywriter?

Saber e gostar de escrever é o primeiro passo. Ninguém nasce sabendo, logo, é preciso estudar muito. Não ache que os melhores copywriters do mundo, tem apenas talento e por isso se destacam. Entenda que esse pessoal estuda regras, técnicas, cases, tendências e outros profissionais todos os dias, por isso, desde já se jogue no mundo acadêmico, com livros, cursos, eventos, vídeos e artigos. Se você está lendo esse artigo, já é um passo em direção a isso.

Meu grande amigo Rafael Rez, é um gigante no marketing de conteúdo, que tem tudo a ver com copywriting, afinal, os conceitos se cruzam no momento em que usa-se palavras para vender, cada um no “seu quadrado” mas que obviamente podem, nas verdade, devem, trabalhar juntos. Esse é um dos profissionais que você deve consumir todo o conteúdo possível para ajudar na construção da sua carreira como copywriter.

Robert Cialdini e David Ogilvy são duas das maiores referencias para quem deseja ser um bom copy. Seus livros são obrigatórios para leitura e consultas diárias, se necessário. Como melhorar o copywriting passa não apenas por ler os dois livros, que indico abaixo, como também entender que a palavra persuasão é a base para um bom copywriting e o livro de Cialdini traz isso de uma forma muito bem explicada

Armas da persuasão – Robert Cialdini
Confissões de um publicitário – David Ogilvy

Os passos para escrever a sua carta de vendas

No livro de Paulo Maccedo, já aqui citado, o autor e especialista em copywriting apresenta 12 passos fundamentais para que você escreva um bom texto, abaixo, os temas, de uma forma resumida, para que você possa seguir

Chame a atenção
Escrever uma headline com a promessa de benefício de que seu produto fornece

Agite o problema
Descrever cenários e fazer quem está lendo sentir a dor, mostrar que existe um sofrimento real e que isso precisa ser resolvido o mais rápido possível 

Apresente a solução
Prepare o leitor para conhecer o produto

Mostre suas credenciais
Autoridade no assunto
Estudos de caso
Empresas que já trabalhou
Trabalhos importantes que fez
Superação / resultados
Prêmios que ganhou

Recomendável é contar sua história e como você superou o desafio. Ao contar uma história de superação, você se conecta com seu público e ele acredita em você.

Liste os benefícios
Venda o sonho, valorize a ética e honestidade sempre.

Prove
Especialistas em neuromarketing afirmam que um dos segredos para conquistar um bom número de vendas é mostrar ao consumidor um produto ou serviço sendo utilizado por outra pessoa. 95% das pessoas são imitadores e apenas 5% são iniciadoras.

Faça a oferta
É um jogo de características e benefícios para destacar cada ponto da oferta

Use a escassez
Quanto mais rara e incomum é alguma coisa, muito maior é o interesse das pessoas em geral naquela coisa.

Dê garantia
Ao adicionar a garantia, você faz o cliente ter mais confiança na compra.

Chame a atenção
Use um texto forte e persuasivo, a clareza é muito importante.

Dê um aviso
Custo de oportunidade onde você destaca quais os benefícios seu cliente não irá receber 

Termine com um lembrete
Argumentos persuasivos derradeiros, que influenciam as pessoas a comprar.

Sempre que você for criar a sua carta de vendas, o material base para que depois seja desdobrado em outras táticas como e-mail, post, textos para site, roteiro de televendas, entre outros, siga esses passos que Maccedo passa em seu livro, que aliás, reforço a importância de ter em sua biblioteca.

Psicologia da persuasão 

Segundo Rocky Vega, considerado um dos melhores copywriters do mundo, diz que “entender o ser humano é o que leva as pessoas agirem e como compram, as pessoas pensam e agem através de imagens geradas em nossas cabeças, como em um filme, e o copy mostra essas cenas para o cérebro das pessoas” e aqui temos mais um ponto em que copywriting e storytelling convergem.

Quando você lê um livro de histórias, automaticamente, ao ler o livro, seu cérebro reproduz imagens do que está lendo, é a nossa imaginação trabalhando. Quando eu escrevi o livro “Marvin, um vencedor“, meu primeiro livro de história, baseada na música Marvin, dos Titãs, eu imaginava Marvin, o protagonista, nas cenas antes deu as escrever, mas quando as pessoas forem ler, cada uma delas vai criar a sua própria imagem. No marketing e comunicação é a mesma coisa. Quem nunca leu uma entrevista do artista favorito e não imaginou ele, ou ela, falando as palavras que você lia?

Como melhorar o copywriting? Use e abuse da emoção, essa sempre vai superar qualquer técnica. Estamos contando histórias para convencer as pessoas a comprarem, esse é o grande diferencial da redação publicitária, que é mais direta e vendedora, e para se criar essa emoção, use e abuse das conexões humanas de vida, a experiência de vida alinhada a uma história bem contada.

Para Vegas, uma boa carta de vendas, responde ao que ele chama de “arquitetura da persuasão”:

  • Qual a promessa da marca/produto/Serviço?
  • Quais são as provas?
  • Qual a emoção?
  • Quais as dores do público?
  • Quais seus desejos?
  • Qual a estrutura persuasiva usada?
  • Qual argumento a ser usado? (Argumento não tem diálogo)

Copy é psicologia pura, por isso, eu insisto que você estude mais esse tema, eu como profissional de planejamento que mais do que pensar em como usar o Instagram ou qual influenciador eu vou chamar para a campanha, preciso entender de pessoas, estudo sempre que posso sobre esse tema, a ponto, de já pensar seriamente em fazer uma pós sobre o tema, e isso não está totalmente descartado para 2023.

Como melhorar o copywriting

Gosto de fechar os meus artigos com um resumo do que abordei. Copywriting é psicologia, estudo, leituras, testes e ser apaixonado por escrever. É saber contar histórias que ajudem as marcas, copywriting é elemento de branding, sem a menor sombra de dúvidas.

Outra dica é estude sobre construção de roteiros. Para um outro projeto, eu precisei estudar isso, tem muita coisa legal no Youtube, não que isso o fará um roteirista de primeira, capaz de escrever um filme que será um blockbuster de mega sucesso em Hollywood,  mas é importante para você entender o pensamento de como se constrói um roteiro de cinema, até estudando alguns, o fará entender mais sobre copy, e se a sua dúvida é Como melhorar o copywriting, espero ter respondido aqui nesse artigo.

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *