Esqueça o PDV. Pense no PDX

Seu professor não pegou na sua mão e ensinou o que é planejamento? Sorte a sua!
Seu professor não pegou na sua mão e ensinou o que é planejamento? Sorte a sua!
16 de setembro de 2020
Redes Sociais são pessoas
Redes Sociais são pessoas
23 de setembro de 2020
Esqueça o PDV. Pense no PDX

Esqueça o PDV. Pense no PDX. O digital trouxe para o varejo inúmeras possibilidades. Nesse artigo você vai entender como o X, de experiência, atrelado do digital, pode ser benéfico aos pontos de venda físicos.

Há alguns anos, em um evento em Detroit, Steve Cannon, CEO mundial de uma das marcas que mais admiro e sou fã, a Mercedes-Benz, disse que “a experiencia é o novo marketing”.

Confesso que uso essa frase em minhas aulas e palestras, pois é o que mais estamos vendo nos últimos anos, marcas buscando experiências. Os últimos livros que tenho lido, sobre marketing, branding e comportamentos focam essa palavra a todo o momento, não à toa, o que eu tenho mais buscado em meus planos de marca, inovação ou comunicação é trazer essa experiência memorável para os consumidores das marcas com as quais trabalho. E um termo que tenho lido bastante é esse: PDX.

Mas o que é PDX?

Segundo Marcos Gouvêa, da GS&MD, “vivemos a era do PDV para o PDX. A letra X representando a multiplicidade de funções, possibilidades e expectativas com respeito aos espaços anteriormente configurados como lojas”. Ou seja, a letra X remete a experiência que o consumidor precisa ter no ponto de venda, um importante ponto de contato, relacionamento e decisão de compra no varejo, ou seja, tamos na hora de refletirmos para: esqueça o PDV. Pense no PDX

Com a Transformação Digital vindo como se fosse um Tsunami no mundo – mas no Brasil ainda é uma “marolinha” – os pontos de vendas deverão ficar cada vez mais inteligentes e interativos, gerando um desejo ainda maior pelas pessoas em experimentar as novas tecnologias.

Tudo o que é novo, atrai, mas essas novas tecnologias de hoje, serão tecnologias do passado em poucos meses, por isso, marcas precisam estar sempre pensando em novas possibilidades que as novas tecnologias permitem, até porque a concorrência copia tudo de forma mais rápida do que há anos atrás. Esqueça o PDV. Pense no PDX.

PDX é experiência

O foco desse artigo, é apresentar essa minha opinião sobre tema. Experiência, vamos focar esse “mantra” em nossas mentes de estrategistas de marca. O desafio é cada dia maior, e marcas que acreditam que constroem histórias de sucesso baseados em posts de Facebook, estarão cada dia mais fadadas ao fracasso de resultado. Redes Sociais inspiram, ponto de venda, vende!

Como integrar tudo isso? Criando uma experiência Omnichannel no ponto de venda, ai sim, estamos falando da era do PDX. Mas você não sabe o que é Omnichannel? Bem, eu apenas questiono, em que mundo você está? Porque o mundo do varejo de hoje não é. Esqueça o PDV. Pense no PDX será enfatizado aqui!

Nike em NY

Para quem leu o livro de Phil Knight, fundador na Nike, entendeu a importância que ele dava para a experiencia do seu produto desde a década de 60 quando ele iniciou seus trabalhos vendendo tênis japoneses antes de fundar a Nike Inc. Phil acreditava na corrida.

Acreditava que, se as pessoas saíssem e corressem alguns quilômetros por dia, o mundo seria um lugar melhor, e acreditava que aqueles tênis eram o melhores para fazer isso. Experiência! Não à toa, a loja da Nike no Soho tem cinco andares, onde são oferecidos experiências, orientações, serviços, customização de produtos, treinos, consultoria técnica esportiva, e até podem ser comprados produtos. O conceito PDX na integra!

Tecnologia é o ponto-chave para a Transformação Digital

Tecnologia veio para ajudar o varejo, gerar um relacionamento maior entre pessoas e marcas. Todos são fãs de marcas, algumas podemos comprar como a Coca-Cola, outras, aspiramos ter como a Mercedes-Benz e Montblanc (meu caso). Não há dúvida que o PDX está entre os pontos principais da Transformação Digital, apenas não fique criando ideias bacanas e interativas no ponto de venda que em nada agreguem  marca ou que não seja possível imputar informações em um grande centro de BigData. Do contrário, será uma ideia bacana. E só!

Esqueça o PDV. Pense no PDX

Pense que o digital não veio para brincar, veio para gerar mais negócios!
Mas além de dinheiro, é preciso de “peito” para executar a inovação pensada.
Tem coragem?

 

 

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *