Inteligência artificial nas estratégias de marketing

Supermercado-autonomo
Supermercado autônomo
24 de março de 2021
Segredos-do-Clubhouse
Segredos do Clubhouse
26 de março de 2021
Inteligencia-artificial-nas-estrategias de marketing

Inteligência artificial nas estratégias de marketing foi o tema da palestra online que assisti do Domênico Massareto, CCO da Publicis, um dos profissionais que mais usam a inovação em benefício da comunicação no Brasil. Vale a pena dar uma lida no que anotei sobre isso.

Os mecanismos de busca já usam a IA (inteligência artificial) para oferecer algo que seja relevante para o usuário de acordo com o histórico de busca de cada um, inteligência artificial nas estratégias de marketing deve ser usada sempre, afinal, moramos em um Brasil em que a tecnologia é muito amada.

Pessoas já usam a IA e nem percebem isso. A IA é a máquina aprendendo como comportamento humano, ela encontra padrões para apresentar o melhor a cada um de forma totalmente individualizada. Hoje, o marketing atua com muitos dados, mas há pouco tempo para analisar cada um dos dados, com a IA, isso muda, pois é o sistema que analisa os dados para gerar insights para a estratégia das marcas.

O IA faz o trabalho humano de entendimento de dados e padronização de cada um deles, facilitando a vida dos estrategistas. IA já tem um enorme impacto direto no consumo e isso só tende a crescer, sendo a IA um dos pilares da Transformação Digital.

Sistema de marcas

Hoje, a nova comunicação está pensando em sistemas de marca, esse é o novo movimento. Quando se pensa em uma campanha de marca, se pensa em um enxoval de peças para impactar publico em diferentes plataformas, on e offline. O sistema de marca são campanhas com peças inteligentes, peças que entendem as experiências e personalizam uma comunicação para cada pessoa, de forma individualizada e que faça sentido para essa pessoa, por isso, devemos pensar em usar mais inteligência artificial nas estratégias de marketing.

O sistema de marcas oferece um enxoval de campanha diferente e, o mais importante, personalizado para cada um, de acordo com o seu comportamento de navegação. Esses sistemas inteligentes interagem várias vezes com vários perfis partir aprendendo com comportamentos e qual a melhor forma de comunicar, por isso, se você faz a gestão de uma marca, a inteligência artificial nas estratégias de marketing deve ser pensada diariamente.

Os sistemas criam milhares de pecas para que a IA atinja melhor os públicos. É tudo automatizado, não há como criar o volume de peças, no tempo necessário, só com pessoas. O custo é muito alto, inviabilizando o processo, porém, com ferramenta esse custo cai muito. O cliente precisa entender que ele não vai aprovar todas as peças, são milhares e customizadas, elas são criadas com um padrão de comportamento.

Dados e Algoritmos

O planejamento de campanhas precisa ter esses 2 pilares desde o 1o dia da campanha. Não basta ter uma ação, é preciso ter um pensamento estratégico que é responsabilidade do estrategista de comunicação, para depois a ação ser colocada no ar, isso é inteligência artificial nas estratégias de marketing, pense nisso.

Ainda há 2 barreiras para tudo isso ocorrer: Tecnologia a é uma, mas os times das empresas não estarem preparados é outro. A Transformação Digital passa por mudar a cabeça dos decisores das empresas. Será que as empresas estão preparadas para atuar em tempo real? Pois se não tiver preparado, melhor nem começar.

O chatbot é um processo interessante quando ele se identifica, pois quando se tenta passar por humano final algo chato. O linguista é um profissional que melhora os sistemas e como pode interagir melhor com os humanos.

No futuro, próximo, o auxilio da máquina será importante no processo criativo, mas o ser humano será, ainda, fundamental para que o trabalho seja bom. O fator humano enxerga razões que as máquinas não conhecem, o uso da inteligência artificial nas estratégias de marketing, cada dia mais fundamental.

Ferramentas

Google Cloud e IBM Watson são ferramentas de IA, são as principais do mercado. Para cada momento de marca, se usam ferramentas próprias para atingir objetivos. IA potencializa ideias e execuções! Está a serviço de uma marca.

Inteligência artificial nas estratégias de marketing

As máquinas fazem o que os humanos mandam elas fazerem. Não é a IA que tem que ser empática, mas sim os humanos que as usam. O IA auxilia na construção de marca. A IA vai enaltecer atributos de marca para consumidores de forma individual.

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *