Live Marketing e Transformação Digital

transformacao-digital-e-apenas-para-grandes-empresas
Transformação Digital é apenas para grandes empresas?
27 de janeiro de 2021
leia-mais-po
Leia mais, pô!
29 de janeiro de 2021
live-marketing-e-transformacao-digital

Live Marketing e Transformação Digital é o tema desse artigo. Como unir esses dois importantes mundos em um só? Leia abaixo. Podemos pensar no live indo além com a Transformação Digital.

Não existe uma área mais ou menos forte dentro do universo da comunicação, todas tem a sua importância. Acredito que em um certo momento uma área, como live marketing, possa ser mais importante que o digital, mas em outro momento o digital se faz mais importante, sem esquecer que ainda há outros pontos, como embalagem, endomarketing, branding, mídia TV, relacionamento, CRM… o guarda-chuva chamado marketing é extenso, e é exatamente por isso, que não são todas as empresas que fazem tudo, aliás, pouquíssimas fazem, não por vontade, mas por verba e pensamento da diretoria, e posso dizer, que o pensamento da diretoria é o mais complexo de se mexer, tanto, que não é segredo que a Transformação Digital começa pelo RH e não pelo marketing. Ou muda a mentalidade, ou simplesmente, as coisas não vão fluir.

Mudar a cabeça é necessário!

Recentemente, tive uma conversa com um gerente de um importante shopping center. Antes da Pandemia estávamos conversando sobre um projeto em que a FM CONSULTORIA iria colocar o shopping na era da Transformação Digital, estava tudo certo até vir essa triste pandemia. Aproveitando que essa pessoa veio me perguntar sobre o meu livro de Transformação Digital, questionei o projeto, já que shopping fechado poderia, ao menos na minha visão, ser um bom momento para planejar como será no momento pós pandemia.

Assim como ações de live marketing precisam de tempo e planejamento para a sua execução, o digital também não é apenas colocar um site no ar e fazer alguns posts. E quando se fala de Transformação Digital, isso é um pedaço muito pequeno dentro de tudo o que ela oferece, Live Marketing e Transformação Digital podem andar juntas, na verdade, devem, pois o marketing carece de inovação.

Pois bem, a resposta que a pessoa recebeu de uma pessoa do chamado “C-Level” mostra muito bem a mentalidade do mercado “não faremos nada no online, vamos primeiro sobreviver. O shopping não vai sair de onde está…” se pensar em tijolo e cimento, ele tem razão, se pensar na essência do marketing de conquistar o coração e a mente, ele está tão certo quando 2+2=22.

Do Live para a Transformação Digital

Muitas pessoas me perguntam como integrar de uma forma única o online e o offline, mas vou te falar uma coisa: não existe mais on e off!! Existe marketing! O problema é que no epicentro de onde deveria haver essa mudança é onde não a corre, pois ainda existe o departamento de online e o de offline nas áreas de marketing e nas baias das agências. Existe a agência apenas de on e a de offline. Um erro, mas essa miopia ainda ocorre e dificilmente vai mudar no curto espaço de tempo.

Vamos acordar!

No fim do dia, as pessoas querem receber a comunicação relevante, seja na página da revista, em um podcast, um vídeo no YouTube ou um post no Instagram. O consumidor não está nem ai para a estratégia online ou offline, ele só quer ter uma boa experiência com a marca, seja no ambiente que for.

Dito tudo isso, vamos entender como o live marketing pode ter o auxilio da Transformação Digital para se potencializar. E vice-versa, claro! Vamos a um exemplo bem simples para se entender. A Mercedes-Benz resolver fazer uma ativação no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, para apresentar a C180 2020. Coloca o stand no meio do shopping, duas modelos ao lado do carro. Uma peça de acrílico onde as pessoas podem pegar um folder do carro. Um vendedor de terno e gravata ao lado do carro. Ideia que é muito manjada, mas que ainda dá resultado, o shopping é frequentado por muitas pessoas com poder de compra. A BMW chegou a ter uma loja dentro do Shopping (sinceramente, não sei se ainda a tem)

Mas como a Transformação Digital pode potencializar?

O potencial cliente pode deixar seu email para receber um vídeo do carro ou uma avaliação de um time técnico da marca. Uma câmera pode reconhecer seu rosto e ver se ele é um seguidor da marca nas Redes Sociais, dessa forma, traçar um perfil para o vendedor saber como melhor abordar. Por exemplo, se o cliente é casado, a abordagem é uma, se é solteiro, outra. Se é diretor de uma empresa, uma, se é um jovem CEO de uma Starup na área financeira outra. Até o vídeo a ser enviado muda.

Se durante um mês de ação, passou 3 mil pessoas pelo stand. Uma ferramenta de BigData se faz muito útil para entender todo o perfil de consumo e saber como falar com cada cliente de forma única. Esse cliente pode ser estimulado a baixar um app do carro em seu smartphone, onde ao entrar em uma loja da marca, dias depois, possa ser impactado com uma mensagem, afinal, a Mercedes já sabe o que ele deseja.

Live Marketing e Transformação Digital

O digital pode potencializar isso, entretanto, vale lembrar que para o dado chegar ao sistema, o live marketing foi fundamental. Vamos testar? Comece entendendo os princípios fundamentais para a Transformação Digital, em seguida, entenda como inserir isso nas suas ações de Live Marketing.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *