Por que eu devo usar a metodologia 5Ps de branding?

Você já fez Brand Storytelling da sua empresa
Você já fez Brand Storytelling da sua empresa?
15 de julho de 2021
Por que fidelizar seu cliente
Por que fidelizar seu cliente?
9 de agosto de 2021
Por que eu devo usar a metodologia 5Ps de branding?

Por que eu devo usar a metodologia 5Ps de branding? Essa é uma pergunta que eu respondo, com prazer, com uma certa frequência.

Toda a metodologia gera muitas dúvidas quando a vemos a primeira vez. Somado a isso existe um grande número de pessoas que nunca fizeram nada e criam fórmulas mágicas que farão você e sua empresa “faturar 7 dígitos em 7 dias” quando nem quem ensina a metodologia consegue esse resultado.

Não tem como a dúvida não pairar sobre a sua cabeça, quando você dá de cara com uma nova metodologia. Tudo o que é novo, causa dúvida quando falamos de branding muitos acham que isso é caro é apenas para grandes empresas, quando na verdade não é uma coisa e nem outra.

Abaixo, vou apresentar algumas dúvidas gerais para te ajudar a tomar a decisão de aplicar essa metodologia em sua empresa, seja ela o tamanho que for. Então, a pergunta: “por que eu devo usar a metodologia 5Ps de branding? com certeza será respondida.

O que são os 5Ps de Branding?

Comecemos com o básico, explicando o que é. Propósito, Promessa, Percepção, Posicionamento e Público. Os 5 Ps de branding se resumem a achar esses 5 pontos da sua marca para melhor direciona-la rumo ao que o mundo espera da sua empresa:

  • Propósito, é porque você existe.
  • Promessa é porque as pessoas devem comprar de você.
  • Percepção é como as pessoas devem te enxergar na vida delas.
  • Posicionamento é como a sua marca se diferencia no mercado.
  • Pessoas é para quem você vende.

Entender tudo isso faz muita diferença no seu negócio.

Por que você ensina algo que lhe rende dinheiro?

A resposta é simples. As pessoas podem conhecer o que eu faço, mas não como eu faço. Outro ponto é que quando você conhece e tem segurança naquilo, repassar conhecimento faz parte da sua construção de marca pessoal.

Por fim, desde 2008 tenho o prazer se ser professor de instituições como ESPM, FGV, Faap, Metodista, Senac, iCoop, Belas Artes e na Trampos Academy, como professor a minha missão é disseminar conhecimento.

Por que eu devo usar a metodologia 5Ps de branding? Porque eu vou ensinar a você o que eu faço no meu dia a dia para a construção e fortalecimento de marcas, que no fim desse artigo você vai ver alguns exemplos.

São 4 passos, para chegar em 5 pontos analisando 60 elementos. Isso me parece confuso.

O passo a passo é esse mesmo, mas ele é mais simples do que parece. Na metodologia você vai ver quais são, um a um, esses elementos e porque é preciso buscar cada um deles. Por que eu devo usar a metodologia 5Ps de branding? Para aprender a entender tudo isso e traçar um caminho de sucesso para o seu negócio.

Nos passos 1 e 2, você vai fazer uma grande imersão na empresa, mercado e públicos. Através dos formulários de pesquisa, que ensinamos, você vai conseguir elementos para preencher mais da metade desses 60 elementos.

No passo 3, posicionamento, uma outra parcela desses pontos serão descobertos baseados em estudos, não apenas da fase 1 e 2, fundamentais, mas estudos acadêmicos, pesquisas de mercado, estudos de concorrência e diagnóstico de marca.

No 4o passo que é quando você desenha como será a sua comunicação os últimos elementos dentre os 60 são desvendados para que a marca se comporte como foi desenhado na fase 1,2 e 3, assim sua marca sabe exatamente para onde e como caminhar.

A partir do momento que você conhece a metodologia e começa a aplicar entende que é muito mais fácil do que parece, basta seguir o passo a passo, fazer as perguntas certas (temos 2 questionários para guiar e mostrar as perguntas) e saber como interpretar o que está a sua frente, mas isso, não existe fórmula ou software, existe a inteligência humana.

Minha empresa já tem posicionamento, porque fazer a metodologia?

Uma grande parcela de projetos que a minha empresa, FM CONSULTORIA, está recebendo é de marcas que, devido ao novo mundo que estamos vivendo, precisam se conectar de uma outra forma com seus públicos, criar projetos de fortalecimento de branding.

Esse já é um grande motivo para você repensar sua marca, o conceito de propósito está cada vez mais em alta, pois está se tornando fator essencial para as pessoas decidirem qual marca comprar. Na metodologia eu dedico um espaço grande a isso, uma vez que um dos 5Ps é o P de propósito.

Outro fator é que a metodologia lhe dá a segurança de que o seu atual posicionamento realmente é o certeiro para conquistar o seu consumidor. É uma forma, com embasamento e ouvindo as pessoas para que você se sinta seguro com o posicionamento atual. Por que eu devo usar a metodologia 5Ps de branding? É para entender como você pode fazer a sua marca se destacar no mercado, mas não é apenas deixar no papel, ok?

Branding é para grandes empresas e é caro.

Nem uma coisa e muito menos outra. Tudo depende da complexidade do projeto e consequentemente do tamanho da empresa, mas uma coisa que eu sempre falo é que a Apple, quando surgiu no mercado já tinha como concorrente Microsoft e IBM, gigantes multinacionais, mas acreditando em seu propósito, ela foi construída dia após dia – e ainda é – para chegar onde chegou.

Trabalhar o branding foi fundamental, pois seus produtos tem conexão ao que a marca é, a sua promessa e ao seu propósito, e o trabalho para as pessoas perceberem isso é diário, tudo em torno de um posicionamento que resume o que a marca é, e fazer as pessoas pensarem diferente.

Em termos de custo, uma frase é certa, para ganhar dinheiro é preciso investir dinheiro, mas não se assume com volumes gigantescos, pois branding ser caro é relativo. Fizemos um projeto que na 1a semana o cliente recuperou o que investiu em nós.

Foi caro? Branding bem feito é algo que em médio prazo, fará com que você invista mais assertivamente, fazer campanha no Facebook, Instagram e Google é fácil, o que falar na campanha é que faz toda a diferença, na verdade, o planejamento faz toda a diferença.

David Ogilvy, talvez o maior publicitário da história da propaganda tem uma frase que resume muito bem o que disse acima “o que realmente faz o consumidor comprar, ou não, é o conteúdo do seu anúncio, e não o seu formato”, você pode anunciar na Globo, Jornal Nacional, pagar 500 mil reais por 30 segundos, milhares de pessoas vão ver, se a sua mensagem é ruim e não é verdadeira com o que a promessa de marca diz, gastou-se um enorme dinheiro para nada.

Por que eu devo usar a metodologia 5Ps de branding? Para saber que não é custo, mas sim, investimento fortalecer a sua marca.

Ok, mas onde você aplicou isso?

Sabe quando você está andando na rua e vê um tapume da Vitacon e lê: “Vitacon, Life is On”. Você acha que isso representa uma marca que quer vender um lugar para você dormir e não para morar? Que acredita que a vida está sempre em movimento?

Quando você quiser tomar um Chá para emagrecer que faça a diferença na sua vida, mas também pode lhe render um dinheiro extra, e o Top Premium Brasil diz que é uma marca que quer “transformar o mundo em um lugar melhor”, pois é através de uma boa saúde e um bom emprego que as pessoas mudam.

Uma marca de moda que está presente na vida das mulheres em todos os momentos. Seja uma roupa para trabalhar ou para uma grande festa, seja aquela roupa chique do dia a dia. As mulheres querem sempre estar lindas, o dia todo, se sentindo bem. A mulher brasileira é assim, tem essa essência. Quando a Amíssima Modas assina que ela é uma marca “para todas as mulheres que existem em você” mostra o quanto ela entende que a cada momento do dia a mulher é de uma forma, de manhã ela é uma mãe dedicada, de tarde uma profissional exemplar e de noite adora uma festa.

A Officer é uma empresa que atua no B2B. Ela revende softwares e hardwares para pontos de venda. A marca não tem, em produtos, grandes diferenciais, mas na sua promessa ela tem. A relação com seus parceiros. A percepção da marca era essa, no mercado, nenhuma empresa tinha o atendimento atencioso que a Officer tinha, por isso “relacionamento de negócios” é o slogan criado para reforçar essa percepção.

Concept Uniformes é uma marca de Brasília que vende uniformes para funcionários de casas e empresas. Seu diferencial está na qualidade do produto e atendimento próximo, porém, na imersão descobriu-se que os funcionários que vestiam o uniforme se sentiam prestigiados pela empresa, se sentiam mais felizes e trabalhavam melhor, pois não recebiam um uniforme ruim e feio, mas algo elegante, então o caminho foi reforçar isso, criando o posicionamento “conceito de qualidade para a felicidade de seus parceiros”.

Por que eu devo usar a metodologia 5Ps de branding?

Curso 5 Ps de Branding

Os posicionamentos acima mostrados, são apenas alguns. Desde 2018, temos feito muitos trabalhos usando os 5Ps e mais de 20 empresas já estão trabalhando esse posicionamento em suas campanhas. Alguns estão para sair em breve, outros estão ai. O posicionamento direciona a comunicação, a Vitacon, por exemplo, cria campanhas nas Redes Sociais mostrando que a mobilidade é essencial para a vida das pessoas, cada vez mais agitada, precisam de algo que as ajude; a Officer trabalha desde o atendimento telefônico ao site e peças essa proximidade com seus revendedores.

Esclarecidas as dúvidas do por que eu devo usar a metodologia 5Ps de branding?
#Borafazerocurso
Curso online: branding e construção de marcas na Trampos Academy, com certificado e reconhecimento do mercado.

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *