Segredos do Clubhouse

Inteligencia-artificial-nas-estrategias de marketing
Inteligência artificial nas estratégias de marketing
25 de março de 2021
10-marcas-que-amamos
10 marcas que amamos
29 de março de 2021
Segredos-do-Clubhouse

Segredos do Clubhouse, os segredos da rede social mais quente do momento.
Meu amigo, e consultor de marketing, Ricardo Rodrigues, escreveu em seu blog, sobre essa rede e me convidou para dar “uns pitacos”

Na minha humilde visão, essa Rede Social será uma moda passageira, que terá seu auge e depois vai cair no esquecimento como Vine, Snapchat entre outras. Não vejo uma rede se consolidar como Instagram ou Facebook, por exemplo. Sem dúvida é uma tendência tecnológica, mas é preciso ver bem se ela vai ou não pegar.

Claro, estou fazendo uma análise baseada na minha opinião e conversando com algumas pessoas que, assim como eu, entraram na rede, mas nunca a usaram.Eu, particularmente, não achei graça nessa ferramenta, nada impede de amanhã eu entender melhor e mudar de opinião, mas por hora…

O artigo inteiro do Ricardo, você poderá acessar, clicando aqui, entretanto, a minha parte vai muito ao encontro com o que disse acima. Abaixo o recorte da minha fala no artigo:

Conversei com um grande especialista em marketing digital no Brasil, meu ex-professor Felipe Morais, sócio-diretor da FM CONSULTORIA  e professor de MBAs e Cursos Livres de marketing digital na ESPM e também autor dos livros Planejamento Estratégico Digital, Transformação Digital e Planejamento de Marcas no Ambiente Digital , e na opinião dele ainda é muito cedo para afirmar que o Clubehouse vai vingar.

“O Vine veio para ficar, o Snapchat veio para ficar, o Pinterest veio para ficar. Tiveram a sua curva de lançamento, auge e queda muito rápido. Ainda estamos no campo da novidade. De fato, o burburinho que a rede está fazendo é inegável, então ainda estamos no campo de “deixa eu ver o que é isso. Vamos esperar para ver, muito cedo para cravar algo.”, explica Morais.

Segredos do Clubhouse

Sinceramente, não acho que tenha grandes segredos. É mais uma Rede Social, tem uma pegada mais voltada para áudio, mas como um amigo meu disse no seu perfil de Facebook “reclama de audio no WhatsApp e quer pagar de inovador estando no Clubhouse”. Eu dei risada, óbvio que se trata de uma piada, mas foi muito boa.

A tendência de Podcast é algo avassalador. Eu acredito que o Clubhouse, que para mim mais tem nome de boate do que Rede Social, é inspirado nesse ponto. Realmente, o Podcast é um meio de comunicação que veio para ficar. Eu sempre indico para os meus times e alunos ouvir 3:
Podcast Midia e Marketing do UOL
Podcast do Meio&Mensagem Next,Now
Podcast da Troiano Branding

Esse são os meus favoritos que ouço semanalmente.
Não sei se algum deles está no Clubhouse, pois lá, o foco são salas de bate papo ao vivo. Certa vez, pensei em criar uma sala para falar de marketing digital, mas sinceramente, “deu preguiça” como dizem os jovens de hoje em dia, talvez, por eu não ser um grande fã da Rede Social.

Como usar o ClubHouse na empresa?

Ricardo Rodrigues, lista as melhores dicas para que seu negócio aprenda como ter sucesso e relevância com essa nova ferramenta.

Crie salas 

O primeiro passo para ter sucesso no Clubehouse é criar salas com assuntos que você tem mais afinidade. Em poucos meses, é possível ser uma referência no tema, garantindo autoridade e credibilidade no mercado.

Quanto mais conteúdo de qualidade, mais seguidores o seu perfil terá na rede social. Um ponto muito importante é que, ao entrar em um próximo bate-papo ao vivo, a sua audiência receberá uma notificação para que possam entrar na conversa.

Esse tipo de comportamento ajuda a desenvolver uma comunidade de consumidores em potencial e é uma ótima oportunidade para melhorar o seu networking.

Peça feedbacks 

O feedback é essencial para o resultado positivo de qualquer negócio. Para aproximar de sua audiência, crie uma sala e solicite feedback sobre os seus produtos e serviços. Com uma simples conversa, você pode descobrir se a nova estratégia pode trazer resultados positivos ou se é melhor ter uma nova ideia.

Siga outras pessoas 

Outra dica importante que te dou é seguir usuários que são influentes no mercado. Dessa forma, você mantém o controle sobre a sua concorrência e consegue descobrir tendências e notícias sobre o setor.

Mas vai pegar?

Bem, isso é algo que eu não tenho como responder agora.
Até 45 dias atrás ninguém falava da rede, de repente todo mundo falou e agora o burburinho parou.
Vamos esperar mais uns 4 a 5 meses para saber se a rede vai pegar, ou foi apenas mais um burburinho da novidade que não se concretizou como tantas outras…

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *