5 tendências de tecnologia para 2021

magalu-vai-as-compras
Magalu vai às compras
15 de março de 2021
os-novos.comportamentos-emocionais
Os novos comportamentos emocionais
18 de março de 2021
5-tendencias-de-tecnologia-para-2021

5 tendências de tecnologia para 2021 é uma lista de alguns pontos para todo o profissional de marketing ficar de olho, trata-se de revoluções que devemos estar sempre de olho, isso impacta em nosso dia-a-dia. Ou você acha que não?

Nesse artigo, você vai ver uma seleta lista de 5 tendências de tecnologia para 2021 que todo o profissional que pensa estratégia precisa entender, afinal, é nosso papel, como estrategistas, vislumbrar o futuro. Estratégias não são pensadas para hoje, mas sim para o amanhã. Entende-se que o pensamento estratégico não é mais para 5 ou 10 anos, como antes, afinal, a tecnologia evolui de uma maneira tão rápida que não há como esperar tanto, é preciso pensar 1 a 2 anos, mas sempre pensar para frente, um exemplo recente, até Janeiro ninguém nem sabia o que era o Clubhouse, hoje já milhões de pessoas por lá estão.

Um estudo da CB Insights apontou uma série de tendências, selecionei 5 delas aqui para vocês. É preciso lembrar, sempre, que marcas são organismos vivos, que precisam ser nutridas, ou morre, como qualquer ser vivo, a diferença, é que marcas duram eternidades, pois diversos times por ela passam.

Em itálico, a tendência. Abaixo, a minha visão sobre,

Bioimpressão

Começo a lista de 5 tendências de tecnologia para 2021 com essa, a bioimpressão que permite a criação de tecidos e órgãos vivos por meio da formação de camadas de células e biomoléculas. A bioimpressão pode ser uma das soluções para a crise de transplantes de órgãos, pois são feitos sob demanda e com redução da taxa de rejeição pelo sistema imunológico, por serem personalizados para cada caso específico. O desenvolvimento de medicamentos também pode se beneficiar dessa inovação, já que as químicas podem ser testadas em tecidos e órgãos artificiais em vez de em animais.

Podemos ter ideia do que isso pode mudar o mundo? Uma pessoa que sofreu um acidente e teve parte da pele danificada, uma pessoa que precisa de um coração novo ou um rim para ter uma vida melhor. Dá para entender o que isso representa para o nosso futuro? Ah sim, e a evolução da estética também…

Ambientes inteligentes

Pesquisadores estão desenvolvendo ambientes inteligentes capazes de monitorar pacientes de modo remoto e totalmente autônomo, melhorando a eficiência e os fluxos de trabalho em clínicas, hospitais e asilos. De acordo com o estudo, os ambientes inteligentes melhoram a gestão e a segurança de pacientes idosos ou doentes crônicos que precisam de acompanhamento em tempo integral.

Isso já ocorre em alguns pontos. Aqui na FM CONSULTORIA, temos um cliente, que tem esse serviço, trata-se da Life Empresarial, um plano de saúde ligado ao Hospital Moriah, do Grupo Record, um conglomerado de mídia brasileiro formado principalmente pela RecordTV, Record News e R7, entre outros veículos de comunicação, mas ainda tem muito a evoluir, como essa tendência mostra, mas ao menos, já vemos um caminho.

Propaganda sem cookies

Pesquisadores estão desenvolvendo anúncios que não são baseados no rastreamento da navegação de usuários, e sim na leitura de imagens e vídeos publicados voluntariamente em cada conta. Desta forma, a inteligência artificial poderá substituir os cookies no futuro, permitindo propagandas personalizadas mas sem invasão de privacidade.

Não ache que a Transformação Digital seja apenas uma onda passageira, ela veio para ficar. A inteligência artificial, para mim, é um dos mais importantes pilares dessa estratégia. IA, como é mais conhecido vem com muita força para ajudar no que a inovação faz de melhor: melhorar a vida das pessoas. Ainda seremos rastreados em tudo o que fazemos na internet, mas acredita-se que dessa forma, a relevância na comunicação seja ainda maior.

Plataforma para criadores de conteúdo

A tendência de novas plataformas que facilitam a criação e propagação de conteúdo independente, como o TikTik, deve continuar borbulhando no mercado. Cada vez mais as empresas estão fornecendo infraestrutura para produtores de conteúdo emergentes criarem e monetizarem suas ideias online.

Eu, você e qualquer outro brasileiro com acesso a internet – e já passamos dos 130 milhões – podem facilmente produzir um conteúdo. Nesse momento, você está lendo um conteúdo produzido por mim, baseado em um estudo da CB Insights, onde estou dando a minha visão. Conteúdo. Esse artigo, fatalmente, deverá virar um PodCast e com certamente será divulgado nas minhas Redes Sociais.

Marketing de conteúdo é fundamental para a construção de marcas, cada dia mais, como diz a brilhante Daniela Cachich, as marcas precisam ser publishers.

Hidrogênio verde

O hidrogênio verde é uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis ou de gases naturais, produzido através de fontes totalmente renováveis e que contribuem com as metas de emissão zero de carbono na humanidade até 2050. Sua eficiência é tanta que pode ser utilizado até mesmo em indústrias de alta emissão, como transportes. Um dos métodos possíveis de produção do hidrogênio verde se dá através da eletrólise da água.

Há anos os pesquisadores tentam achar alternativas para o petróleo, por uma série de razões, entre elas ter um mundo menos poluído e melhor para as próximas gerações. A indústria automobilística, das mais criticadas no mundo pela sua emissão de carbono, tem uma sobrevida com essa tecnologia.

5 tendências de tecnologia para 2021

É uma lista com algumas das coisas que precisamos estar de olho, em um futuro muito próximo. Por mais que a lista seja de 2021, nem sempre todas as tecnologias chegam nesse ano, mas como disse acima, para quem precisa olhar para frente, os estrategistas, do qual eu faço parte, precisam olhar isso.

 

 

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *