6 destaques da NRF 2022

Reflexões sobre planejamento estratégico digital
Reflexões sobre planejamento estratégico digital
18 de janeiro de 2022
Metaverso. Tendência ou realidade
Metaverso. Tendência ou realidade?
28 de fevereiro de 2022

6 destaques da NRF 2022 é o que você vai ler nesse artigo. Para quem não sabe, essa é a feira que dita as tendências do varejo, online e offline, em todo o planeta. A National Retail Federation (NRF) é a maior associação comercial do mundo. Seus membros incluem lojas de departamentos, especialidades, descontos, catálogos, Internet e varejistas independentes, cadeias de restaurantes, supermercados e empresas de marketing multinível.

Os destaques que vocês vão ver abaixo, é um resumo que fiz de tudo o que a excelente Gouvea Ecosystem passou para o público durante a feira. Diariamente, eles enviavam alguns insights pelo canal Mercado e Consumo, newsletter que você precisa assinar, onde através de vídeos apresentavam alguns pontos da feira. Se você não sair com cérebro fritando depois de ver cada um deles, é porque você está fazendo a coisa errada.

A NRF abordou muito o tema metaverso, o qual que já falei aqui nesse blog e sem dúvida será pauta para outros temas aqui, uma vez que esse é o assunto para 2022; entretanto, aqui nesse artigo, não vamos falar desse tema, pois tudo o que pude pegar de informação na NRF, e em outros veículos, estão sendo organizados para o meu novo livro e, como dito acima, alguns artigos aqui para vocês.

6 destaques da NRF 2022

Abaixo, você vai ver alguns dos destaques da feira, pautados no material da Gouvêa Ecosystem, empresa especializada em soluções para o varejo com alguns comentários meus, claro, afinal, só copiar e colar não tem graça nenhuma, mas confesso, que eu já estou aqui pirando em uma ideia para um potencial cliente e terei que apresentar em breve!

Starbucks Reserve

Trata-se de uma Cafeteira, bar, loja, localizado no bairro Chelsea em NY, aliás, o berço das inovações. NY é uma cidade em que você precisa ir com muito tempo, durante o dia, estudar as inovações do varejo de perto, de noite, curtir a agitada noite que vemos nos filmes de Hollywood.

A loja tem com um conceito completamente diferente das tradicionais lojas da rede. Segundo o blog Um Viajante, a Starbucks Reserve conta com apenas 5 unidades espalhadas ao redor do mundo: a primeira, inaugurada em Seattle, nos Estados Unidos; a segunda, em Shanghai, na China; a terceira em Milão, na Itália; em seguida, em Nova York, que vou comentar nesse post; e, por fim, Tóquio, no Japão. A próxima, que já está sendo construída, será inaugurada em Chicago, também nos Estados Unidos.

O conceito da loja é bem diferente, onde as pessoas podem tomar café torrado no local com máquinas de moer e torrar espalhadas pela loja, disponíveis tanto nas opções de expressos quanto de filtrados. Há a opção de escolher qual grão deseja no seu preparo – com o detalhe de que são todos recém-torrados e com uma variedade muito maior do que nas lojas tradicionais.

5 bares diferentes no 2o andar

Cada um oferece um tipo de opção para os clientes, ampliando seu leque de produtos, amplia seu leque de potenciais consumidores:

  • Café artesanal
  • Similar as lojas tradicionais
  • Drinks e Coquetéis
  • Cerveja
  • Pães artesanais e croissants

É um lugar de experiência de marca para expandir seu universo, sendo uma flagship da marca com a ideia de fortalecer seu posicionamento. A curadoria de produtos como grãos de café de todo o mundo é feita pelo próprio time especializado da marca.

Dos 6 destaques da NRF 2022, que você vai ver ao longo desse texto, esse é o que melhor desenha como as marcas podem se reinventar. A Starbucks nunca foi um espaço para tomar café, todos sabemos disso, mas o que mais ela pode fazer para agradar seus consumidores? A Reserve respondeu isso.

NHL Shop

NHLShopTambém localizada na cidade de Nova York, a capital do mundo como muitos chamam, a loja é destinada aos amantes do Hockey, uma das maiores paixões esportivas nos EUA. No Brasil há muitos fãs da modalidade, mas aqui somos o país do futebol, até os empresários acabarem com essa nossa paixão, claro!

Segundo o Trip Advisor, esse é um espaço que gostando ou não do esporte é importante você visitar. Não tem como fugir, ainda mais se você é uma pessoa que trabalha com marketing digital raiz, não os nutellas que acham que marketing digital se resume a redes sociais e influenciadores.

No espaço, as pessoas podem ver 28 telas de HD com produção original e transmissão ao vivo de jogo, ou seja, as pessoas podem ir até a loja apenas para ver o jogo, o que abre espaço para experiências únicas.

O objetivo da liga de Hockey, a NHL, é trazer a experiência sensorial para conectar os clientes aos times que torcem; essa não é uma loja do time A ou B, mas uma loja para os amantes da modalidade esportiva em todo o planeta.

Além de comprar os produtos já conhecidos do esporte, as pessoas podem customizar esses produtos e assim que decidirem o que querem levar, há diversos dispositivos digitais móveis para o checkout melhorando a experiência. Eu sempre falo que é preciso inovar para isso, pois com certeza marcas perdem muito dinheiro em épocas como Dia das Mães, Black Friday ou Natal quando as pessoas entram nas lojas e essas estão lotadas, desistem da compra na hora.

Experiência com jogadores

Jogadores atuais e ex-jogadores fazem aparições digitais via Realidade aumentada, o que eu achei uma excelente ideia. Eu sou São Paulino fanático, então, imagina para mim, como seria entrar em uma cabine e poder, virtualmente conversar com o Zetti ou Raí, meus 2 grandes ídolos do meu tricolor paulista.

Loja Harry Porter

Loja Harry PorterConfesso que eu não sou um grande fã do filme, e podem acreditar, eu nunca assisti a nenhum, mas pai de uma princesa de 11 anos, que é fã da saga, espero um dia poder levar minha filha até a 5a avenida, a mais famosa das avenidas de Nova York, talvez do mundo.

A loja é uma grande atração turística da cidade, afinal, é um mega sucesso essa franquia dos bruxos que conquistou gerações desde 2002. Todo esse encantamento que o filme trouxe, pode ser visto na loja, incluindo produtos exclusivos da marca.

Essa é a primeira loja conceito da franquia, que está localizada em Nova York e repleta de surpresas. Com cerca de 2 mil metros quadrados e três andares, o ambiente é temático do início ao fim e os fãs podem esperar muito mais do que só produtos da marca. Todos os espaços são instagramáveis, segundo o site TrackList.

2 andares com muita tecnologia e interação, onde o foco é a experiência dos milhares de fãs em todo o mundo que passam pela cidade e visitam o local, que conta com uma tecnologia para agendamento online evitando as longas filas que com certeza tem potencial de se formar na porta da loja.

Curadoria de produtos é feita por quem trabalha na loja e conhece tudo sobre a franquia. Até mesmo uma cerveja sem álcool pode ser consumida na loja, onde as crianças podem consumir esse produto, provando que tecnologia e foodservice podem ser aliadas importantes na experiência que se deseja passar.

Experiência é a palavra-chave

Experiência por toda a loja, com peças reais do filme, essa megastore tem 15 áreas temáticas e com decorações dedicadas a diferentes personagens e enredos dos filmes. Logo na entrada, os fãs irão se deparar com um modelo enorme da Fawkes, a fênix de Dumbledore, e muitos produtos inéditos.

Ufa! Uma pausa!

Até aqui você viu 3, das 6 destaques da NRF 2022 que me proponho a escrever aqui. Como está a sua mente? A minha está pegando fogo! Espero que a sua também. Pegue uma água, tome um belo gole, e volte para a leitura.

Loja Allure

Loja allurePorque uma revista precisa se prender ao universo de ser apenas um veículo de midia e não um conceito de moda e experiência? Pois é isso que fez a Allure, uma das mais importantes revistas de moda americana, que está apostando em lojas físicas para ampliar a sua conexão com as pessoas.

A curadoria de produtos é importante, mas não foge muito o que se espera, na loja, se vende tudo o que anuncia ou comunica na revista, ou seja, se a Gucci por exemplo, lança uma nova bolsa e a revista faz uma matéria com essa nova bolsa, fatalmente, em breve a bolsa estará na loja.

De todos os 7 destaques da NRF 2022, esse é o que eu vejo com maior potencial para o metaverso, pois essa experiência na loja facilmente é traduzida para essa nova realidade. Aqui na FM CONSULTORIA estamos de olho no metaverso e já cutucando nossos clientes para entrar nesse mundo “ontem” e até agendando papo com antigos clientes para eles abrirem os olhos para o que vem por ai.

Tecnologia está dentro das lojas para aprimorar experiencia de compra, e isso o metaverso busca a todo o momento. Experimentação de produtos virtuais através de Realidade Aumentada é algo que a Sephora já fazia e mostrou na NRF de 2013, para ver com o Brasil tem medo do novo, essa tecnologia já estava disponível em 2013, mas aqui, o medo de inovar é muito maior do que entender que o brasileiro é o povo que mais consome tecnologia, para alguns “ah isso é bobeira…”, para outros isso é novas receitas na mesa! Escolha o seu lado.

QR Code para conteúdo dos produtos, mostram como cada produto é feito e como usar, um vendedor muito mais preparado pois ele pode ter um banco de dados a ser acessado em milésimo de segundos, inclusive puxando informações do Facebook ou Instagram daquela pessoa com reconhecimento facial e trazendo dados sobre ela para a máquina ou vendedor. Outro ponto que desde 2013 já é possível fazer e estamos em 2022 e os gestores de marca olham isso com medo.

Possível criar videos tutorias dos produtos, via espelho inteligente para estimular o compartilhamento . A curadoria é dos editores da revista, ou seja, os próprios editores fazem os tutoriais dos produtos para os canais digitais da marca.

Um novo tipo de mídia

É varejo como mídia, é quase uma compra de espaço publicitário, mas ao invés de ser na revista ou site, algo mais interativo e com maiores chances de conversão. Para divulgar os produtos, diariamente, microinfluenciadores fazem esse trabalho para a marca.

Dos 6 destaques da NRF 2022 essa é a que eu achei mais interessante, até pelo alto potencial de ser um case para o metaverso em muito breve.

Nike House

Nike House NYCEm outro post , sobre PDX, eu falei sobre essa loja. Sem dúvida, um ponto positivo na construção de uma das mais inovadoras marcas do mundo, a Nike. Nessa loja de 6 andares, as pessoas não vão apenas comprar produtos, mas ter uma experiência única.

Para quem leu o livro de Phil Knight, fundador na Nike, entendeu a importância que ele dava para a experiencia do seu produto desde a década de 60 quando ele iniciou seus trabalhos vendendo tênis japoneses antes de fundar a Nike Inc. Phil acreditava na corrida.

Acreditava que, se as pessoas saíssem e corressem alguns quilômetros por dia, o mundo seria um lugar melhor, e acreditava que aqueles tênis eram o melhores para fazer isso. Experiência! Não à toa, a loja da Nike no Soho tem cinco andares, onde são oferecidos experiências, orientações, serviços, customização de produtos, treinos, consultoria técnica esportiva, e até podem ser comprados produtos. O conceito PDX na integra!

Diferencial é a tecnologia, em que os clientes podem interagir com tudo via aplicativo da marca e na loja não tem caixa, as pessoas pegam os produtos, pagam e vão embora, ampliando as vendas pois não há o medo de longas filas.

Nike Innovation Center conta comum espaço de customização. Já está mais do que provado que quando as pessoas podem customizar seus produtos e sentir que aquilo ali é único, elas tendem a converter mais.

Dados para o marketing

Para o marketing, há um sistema de contadores de pessoas e telas touch espalhadas pela loja contam a história de marca e produtos, onde é possível saber como, onde e com o que as pessoas interagiram, criando cada vez mais uma mídia um a um, mesmo dentro da loja.

Dos 6 destaques da NRF 2022 essa é a que fica mais claro que dados e BigData são fundamentais para o marketing moderno.

Camp Store

campstore

Loja de brinquedos inovadores também situada na cidade de Nova York. Reforçando, passando a pandemia e o dólar voltando ao patamar humanamente pagável, vá passar um dias na cidade para ver a inovação sendo realmente executada e não apenas case de palestra para pessoal de marketing se mostrar inovador. A inovação ocorre na execução e não no pensamento.

Foco em itens educativos, mas não deixa de vender brinquedos de todos os tipos para todas as idades,  mas no propósito que a marca tem, é possível entender porque é uma empresa que vai além de vender produtos, ela busca a experiência de marca.

Na famosa 5a avenida de NY a Camp Store é um espaço de experiencias para todas as idades, onde além de produtos a loja oferece cursos e atividades na loja, fazendo com que as pessoas passem em média 90 minutos em seu interior, onde há, por exemplo, oficinas para as crianças.

Novas fontes de renda

Loja física ganham novas fontes de renda como experiências e serviços, além de produtos; a Camp Store tem 40% do seu faturamento proveniente de experiências como cursos, festas de aniversário, e até venda de espaços publicitários para fabricantes e canais de TV para crianças.

Encantamento é a palavra-chave da empresa, que enxerga outro ponto importante, em que as lojas não vão desaparecer, mas poderão ganhar hubs logísticos para dar mais velocidade ao e-commerce.

Marketing raíz!

Em algum parágrafo você viu sobre post em Redes Sociais? Ahhhhhh então, permita-me apresentar, marketing digital é isso tudo o que você viu, não é mídia, é experiência, é branding e encantamento. Dos 6 destaques da NRF 2022 você viu uso de dados, experiência de marca, novas mídias, marcas se reiventando; e você vai mesmo ficar pensando apenas no post de Rede Social? Abra a sua mente!

 

 

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.