O que é a metodologia Brand Canvas?

Twitter morreu?
Twitter morreu?
23 de agosto de 2021
Como achar o DNA da sua marca
Como achar o DNA da sua marca
23 de setembro de 2021
Brand Canvas

O que é a metodologia Brand Canvas? Esse é o tema do meu novo livro, o qual deve sair em 2022, se tudo der certo, primeiro trimestre, afinal ele está pronto desde o começo do mês de setembro e já está em poder da editora.

Por incrível que pareça apenas com 2 fotos da metodologia nas minhas Redes Sociais, já apareceram 2 novos clientes para a FM CONSULTORIA, o que me deixa com muita esperança dessa metodologia ajudar cada um de vocês.

A ideia é que essa metodologia ganhe forças e tendo cases de sucesso será o fator principal para isso, claro que será útil para o faturamento da minha empresa, mas compartilhar conhecimento é algo excelente e faz parte da construção da minha imagem perante ao mercado.

Vamos deixar a propaganda de lado e ir direto ao assunto: o que é, como surgiu e o que ela fará de diferente das outras metodologias? Por que usar ? E se me interessar, como usar?

Desejo responder a todas essas perguntas, que devem estar pairando pela sua mente nesse momento, normal, afinal se você chegou até aqui, é porque o tema lhe interessa.

Planejamento

A origem 

O Brand Canvas surgiu quando eu escrevia o plano da marca Aposta1, um projeto que estou envolvido desde Junho desse ano (2021).

Estava desenhando a Aposta1 seguindo a metodologia criada aqui na FM CONSULTORIA, chamada “5Ps de Branding”, como tenho feito com várias marcas desde 2017.

Ao apresentar a metodologia para o time de criação, percebi que eu deveria fazer um resumo que pudesse orientar o compete time criativo composto pela Marília Carvalho na redação e o Henrique Praxedes no design.

Então veio o problema: como resumir 250 slides de uma apresentação em algo direto e que pudessem inspirar e orientar a criação? Nesse momento comecei a pesquisar metodologias que pudessem me inspirar a fazer esse resumo.

Por que eu devo usar a metodologia 5Ps de branding?

Por que o Canvas como exemplo?

O Business Model Canvas é uma ferramenta muito utilizada para entender empresas, confesso nunca ter realmente a usado, mas acho que a metodologia é fantástica.

Realmente ajuda, mas no meu trabalho, mais focado em comunicação e marketing eu não tenho a necessidade de usá-la, entretanto, quando uma empresa a tem e me passa para montar a parte de Branding, eu vejo com bons olhos.

Estava analisando como eu criaria um mapa para orientar a criação e me veio à imagem do Business Model Canvas na cabeça, na hora peguei um papel e lapiseira e comecei a desenhar o que vinha me minha mente, mas de forma meio confusa, com várias palavras e setas desenhadas pelo papel.

O modelo do Business Model Canvas não saia da minha mente, então me veio a ideia de unir pontos de Branding com a metodologia do Canvas.

Pronto! Estava desenhado como seria a organização, mas agora faltavam os principais pontos para criar esse mapa.

O que é a metodologia Brand Canvas?

Fui desenhando, analisando o material feito, buscando pontos importantes dentro dos 5Ps de Branding e cheguei a 14 pontos dos quais avaliei os mais interessantes para direcionar a criação.

Foi com esse passo a passo que defini o que chamei de Brand Canvas, e como ele  seria um resumo dos 5Ps de Branding para algo que fosse exatamente útil na 4a etapa dessa metodologia que chamo de “construção da mensagem”, parte em que o time criativo realmente entra para materializar os pensamentos da marca.

Os pontos avaliados no Brand Canvas são montados a partir de pesquisas feitas nas fases 1 e 2 dos 5Ps de Branding, chamados Razão de Marca e Voz das Ruas, que dão munição para a fase 3, posicionamento, onde somadas as fases chegamos na 4a fase, já mencionada, construção da mensagem.

Como toda a metodologia, os 5Ps de Branding tem passo a passo bem detalhado e definidos a serem seguidos à risca.

marcas-envelhecem-e-morrem

Metodologias são feitas passo a passo

Assim, a metodologia é um mapa que resume diversos pontos já pesquisados que são apenas organizados de uma forma única para dar uma visão geral, porém, ela é importante para achar um ponto que, confesso ter esquecido quando criei os 5Ps de Branding e os coloquei em um livro (Planejamento de Marcas no Ambiente Digital, lançado pela DVS Editora em Outubro de 2020): DNA de marca.

O que gerou uma outra metodologia que explico em outro artigo, afinal nessa metodologia são 21 pontos a serem analisados.

Tanto os 15 pontos do Brand Canvas como os 21 pontos do DNA de marca são encontrados depois de muita pesquisa.

O mais interessante é que todas as informações já estão presente na empresa, você só precisa despertar seu lado arqueólogo para escavar e depois, seu lado estratégico para saber o que fazer com tanta informação! Uma coisa eu te garanto: é apaixonante!!!

Assim, o Brand Canvas traz um mapa bem claro e direto de como, por exemplo, o post do Instagram ou o texto para o Blog precisa ser desenvolvido de acordo com o que a marca é, e não de acordo com o time de Social Media quer.

A diferença entre sucesso e fracasso nas Redes Sociais passa por ouvir mais antes de sair fazendo, mas essa não é a realidade atual.

14 pontos de sucesso

O que é a metodologia Brand Canvas? Trata-se de um mapa dividido em 14 campos a serem preenchidos com muito – e coloca muito nisso – estudos, análises, pesquisas, investigações e conclusões. São eles:

  • Propósito: razão da marca existir
  • Palavra-magica: palavra que resume a sua marca
  • Cultura: o que orienta a empresa
  • Diferencias de produto: 3 a 5 pontos que só seu produto tem
  • Palavras-chaves: 10 termos que representem a marca
  • História: o que a marca é e para onde quer ir?
  • Missão: o que a marca busca
  • Visão: onde quer chegar?
  • Valores: o que a constrói?
  • Proposta de valor: o que entrega de diferente?
  • Mensagem principal: qual a percepção desejada da marca pelos consumidores
  • Atributos emocionais: o que mexe com o coração das pessoas?
  • Atributos racionais: o que mexe com o bolso das pessoas?
  • DNA de marca: o que só a sua marca tem?

Slide usado nas minhas aulas em MBAs e Cursos Livres na ESPM e Univ Belas Artes

 

Essas informações, repito, escavadas das profundezas da empresa, vão ser muito úteis para orientar os caminhos criativos, mas é preciso um árduo trabalho para identificar cada um dos pontos; na metodologia dos 5Ps de Branding, por exemplo, avaliamos 62 pontos de marca, dos quais além de orientar o posicionamento e mensagem, é a base para a construção de metodologias que surgem dentro dos 5Ps, como mais à frente explicarei.

Se a pergunta: mas por que usar? Ainda paira em sua mente, acho que você pode voltar um pouco nos parágrafos acima e cavar a resposta. Ela está lá, te garanto!

Por fim, o que diferente o Brand Canvas de outras metodologias?

Na verdade a exclusividade dela! Respeito todas as metodologias, inclusive estudei muitas delas para criar a minha, os 5Ps de Branding, que por ser a metodologia-mãe gerou, e ainda vai gerar outras metodologias como:

  • 11 verdades da marca
  • Brand Canvas
  • DNA de marca
  • Tom de Voz e Brand Personas, que temos um jeito nosso de fazer.

Em breve, meu livro sobre a metodologia sairá, mas avalio que o que você leu até aqui, já te deu um panorama do poder que o Brand Canvas terá na comunicação da sua marca, certo?

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *