O que é infotenimento?

Como identificar personalidades que dialogam com o propósito da sua marca?
Como identificar personalidades que dialogam com o propósito da sua marca?
10 de junho de 2022
Experiência é o novo marketing
Experiência é o novo marketing
27 de junho de 2022

O que é infotenimento? Trata-se de um novo termo que o mercado começa a usar como uma estratégia de marketing digital que vou tentar explicar aqui de uma forma clara e direta.

Basicamente esse termo significa uma junção de dois dos mais fortes conceitos dentro das Redes Sociais: informar e entreter. De um lado, o papel das Redes Sociais é informar as pessoas sobre o que as empresas são, por outro, as redes são grandes canais de entretenimento.

O conceito de infotenimento surgiu nos anos 80, e foi durante a década de 1980 que a mídia passou por uma das mais profundas transformações proporcionadas pelas novas tecnologias. Em meados de 1990, o aparecimento das novas tecnologias de comunicação, especialmente da internet, veio reestruturar as formas de como produzimos, distribuímos e recebemos as informações

Pesquisas mostram que o tema mais buscado pelas pessoas na Internet é o entretenimento então o termo que vamos ver aqui tem tudo a ver com a junção desses dois temas. Parece algo simples, mas no marketing digital se algo é simples, a chance de ser relevante para o seu consumidor é bem pequena…

Essa união entre o entretenimento e o conteúdo é muito benéfica para as marcas, uma vez que elas podem de uma forma bem humorada, por exemplo, trazer um conteúdo de qualidade que possa divertir as pessoas e ainda vender seus produtos, tal qual, em muitos casos vemos em merchandising em programas, mas uma coisa precisa deixar claro:

Meme não é inforenimento!

Meme é coisa de xoxialmedia que não entende de branding e se acha engraçadão! Acha que as pessoas vão comprar produtos e engajar com marcas porque fez um meme com a música do Pedrinho, que daqui uns dias, ninguém mais lembra. Branding é lembrança e reconhecimento de marca. Ficou claro?

Na internet, mais especificamente, as barreiras entre pessoas e empresas diminuíram consideravelmente, de modo que todo mundo já se sente íntimo de determinadas marcas. Por isso, a comunicação corporativa também sofreu alterações, tornando-se menos formal e mais amigável.

Não à toa, os vídeos se tornaram uma ferramenta muito poderosa para essa comunicação mais íntima, um dos segredos dos influenciadores é que eles falam para a câmera como se estivesse conversando com apenas uma pessoa, quando na verdade são milhões que estão assistindo, mas cada um sente que aquele, ou aquela, influenciador(a) está tendo uma conversa um a um.

Outra coisa, importante, “dancinha de TikTok” não é infotenimento, isso é apenas um monte de adulto que não tem medo de passar vergonha na frente da câmera de um celular atrás de likes; se você é comediante, ainda há uma liberdade, do contrário cuidado com o vexame…

Quais as ações para fazer de infotenimento

Abaixo vou listar alguns pontos que você pode fazer para construir a sua estratégia ligada ao infotenimento. Não tenha medo de “ser feliz”, afinal a felicidade contagia, mas faça isso com muita estratégia.

Use e abuse dos Stories

Por mais que seja algo rápido, faça uma produção. Para mim, os melhores conteúdos são da Montblanc, eles não postam todos os dias, mas quando postam, a produção é de primeira!

Se não há verba, use as ferramentas que você tem, mas perca um tempo maior na produção do conteúdo, não faça de qualquer jeito ou no esquema “pastelaria” postando vários porque alguém mandou.

Qualidade é melhor que qualidade quando se está criando informação e entretenimento, lembre-se que as pessoas fixam mais uma mensagem de 30 segundos na TV, do que um texto técnico de 3 páginas sobre o produto que estão dispostos a comprar.

Todos amam bastidores

Eu tenho certeza que você sempre fica no cinema, depois que acaba o filme, esperando os erros deCoca Cola campanha magia acontece gravação, certo? Se é filme de comédia, sem dúvida, esse é um dos mais esperados momentos.

Traga para a realidade da marca isso, a verdade. Aquele comercial lindo da TV teve diversos erros de gravação e coisas bem curiosas! Traga!

Mostre os artistas chegando, a maquiagem, a montagem e por fim agradeça a todos que participaram de tudo.

Apresente os bastidores de como os produtos são feitos, como é o processo e de voz a quem está dia após dia, produzindo para a sua empresa, o chamado “pessoal chão de fábrica” é tão, ou mais, importante que o CEO!

Traga diversão

O Brasil é o país do povo mais alegre do mundo. Passe uma semana no Nordeste, por exemplo, e veja a alegria natural do povo!

Veja a quantidade de humoristas que temos em nosso país, sem contar lendas como Ronald Golias e Chico Anysio. Por que não usar o humor para se conectar com as pessoas?

Claro que a marca precisa construir uma história de comunicação nesse sentido, por exemplo, a Havainas que faz isso com maestria há tantos anos.

O Reels podem ser o canal ideal para esse infotenimento da sua marca. Trazer um comediante para a marca, pode ser uma boa ideia, ou não, depende do quão polêmicos eles são. Acho sensacional o estilo de comédia do Dihh Lopes e Leo Lins, mas eles jamais estampariam uma marca a qual estou como gestor.

Reels é diversão

Naquele momento de relaxamento, eu por exemplo, passo até 1 hora, deitado na cama, antes de dormir me divertindo com os Reels. Não sei você, mas fica uma dica para você relaxar do estressante dia de trabalho que você teve.

Os reels permitem a publicação de vídeos um pouco mais longos do que os stories, de modo que você pode utilizá-los para transmitir ensinamentos, dicas, conhecimentos gerais e até mesmo mensagens motivacionais, mas, como dito acima, as pessoas querem entretenimento e o humor é um excelente caminho para isso, não o meme que todos fazem, mas o humor inteligente.

Não é segredo para ninguém que as pessoas as acessam as Redes Sociais para relaxar, se divertir, ou encontrar algum entretenimento e lazer em sua rotina. Perfis como Sobreviva em SP, por exemplo, trazem dicas para fazer no fim de semana com a família na cidade mais movimentada do planeta!

Os Reels podem ser ligados ao humor, aliás, na minha humilde opinião é o que mais dá retorno, mas lembre-se de analisar o perfil da marca, seu tom de voz e seus atributos emocionais antes de colocar o meme do gatinho para vender um Jaguar de 800 mil reais!

Carrossel é para ter movimento!

Muitas marcas usam o chamado carrossel, uma forma de divulgar no Facebook e Instagram, apenas para rodar produtos, como uma vitrine virtual, funciona, mas se estamos aqui para explicar o que é infotenimento, temos que entender que esse canal pode ser importante para contar uma história.

O carrossel é um formato de publicação em que várias “telas” são incluídas num mesmo post, como se fosse um álbum de fotos. Esse formato é perfeito para quem tem um conteúdo um pouquinho mais extenso e que pode ser subdividido em 5 ou 6 passos, ou seja, conte uma história!

Pense que você pode achar uma caneta Montblanc de 5 mil reais cara, mas se você souber a história da marca, como ela é produzida e o que a empresa promove, talvez, 5 mil reais seja barato. Tudo é questão de percepção, aliás, esse é um importante “P” da metodologia 5Ps de Branding que temos aqui na FM CONSULTORIA.

Um outro ponto que usamos muito nessa metodologia é o Storytelling. Uma história precisa, acima de tudo, ser muito bem contada. O carrossel, pode ser uma das inúmeras plataformas para contar essa história. Uma piada, por exemplo, é, uma história engraçada que o genial Ary Toledo pode contar em 10 segundos ou 2 minutos. O importante é o conteúdo e não onde será divulgado.

Infotenimento é movimento

Imagens e vídeos são importantes para contar histórias, afinal, nascemos vendo isso. Quando crianças, nossos pais nos dão livros recheados de figuras que contam histórias; mais tarde, adolescentes, nos apaixonamos por histórias em quadrinhos e ao mesmo tempo a TV é a nossa aliada, agora, os adolescentes tem o Netflix, Amazon Prime e YouTube como outras formas de consumir mídia.

Use e abuse disso! Stranger Things não é um sucesso à toa, é uma série de muita informação e curiosidades. Ela não está presente apenas no Netflix, marcas fazem collab com a série. Gastei recentemente um bom dinheiro com a minha filha comprando roupas da série, ela tem 11 anos.

Os vídeos são o formato de conteúdo que mais oferece liberdade criativa às pessoas: cenas de filmes, videoclipes, músicas, entre outros elementos que enriqueçam as suas explicações e motivações. Tem perfis que usam cortes de podcasts ou filmes, com enorme sucesso. Como as marcas podem fazer o mesmo? Um exemplo, a Mercedes-Benz é uma da marcas que mais aparece em filmes. Cadê os “cortes” da marca?

O que é infotenimento?

O infotenimento, em conclusão, é a união da informação com o entretenimento, o que é uma combinação de sucesso na internet. Siga as dicas acima para adotar essa estratégia e conferir os seus benefícios na atenção e no engajamento do seu público!

Infotenimento proporciona: mais engajamento, visibilidade e impulsionamento para o seu conteúdo através da ferramenta do entretenimento.

É gerar informações divertidas, bem-humoradas e majoritariamente engraçadas, e compartilhar com o público. Isso para que, além de absorver determinado conteúdo, o público possa sentir prazer e alegria ao ler/assistir/ouvir tal coisa, o que também foi sentido outrora por quem produziu tal conteúdo.

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.