Os 7 anos da FM CONSULTORIA

O Metaverso é uma realidade?
O Metaverso é uma realidade?
1 de julho de 2022
Como o Branding pode ajudar seu negocio
Como o Branding pode ajudar no seu negócio?
10 de julho de 2022

Os 7 anos da FM CONSULTORIA estão sendo completados nesse 01 de Julho. Uma história de, graças a Deus, muito sucesso. Empreender nunca foi a minha expectativa, mas as vezes, Deus nos coloca em um caminho que a gente não tem ideia para onde vai,  mas Ele, sempre tem uma missão para nós, que nem sempre nós sabemos.

Tudo começou em Maio de 2015. Eu morava em Jundiaí e trabalhava em Itú, isso porque, em 2013 minha esposa foi contratada para ser gerente de e-commerce de uma marca de moda a qual, a sede era em Jundiaí. Na época, eu era gerente de e-commerce de uma empresa a qual a sede ficava em Alphaville. Assim que a Maya foi contratada, mudamos de São Paulo para Jundiaí, para mim, era apenas 10km a mais, porém, tudo de estrada o que era mais calmo e mais rápido para chegar a empresa.

No dia que mudamos, eu fiz o famoso post no Facebook sobre a mudança de vida, com uma linda foto do pôr-do-sol da cidade. Um amigo meu viu a foto e na hora me ligou. Ele e outro amigo tinham montado uma agência com foco em e-commerce em Itú e me queriam parar ser o diretor de planejamento e novos negócios. Topei na hora, pois conhecia os dois e foi ótimo voltar a trabalhar com eles.

E essa parceria durou até 01 de Julho de 2015, como vou explicar aqui. Conforme estava falando, em Maio de 2015 tudo mudou.  A responsável pelo marketing da empresa onde a Maya estava pediu demissão e ficaria até o começo de Junho. Ao invés de contratarem uma nova pessoa, a CEO da empresa decidiu promover a Maya para a vaga, deixando o e-commerce debaixo do marketing, antes, unidades separadas.

A notícia era ótima, uma promoção com merecimento para a Maya, mas era preciso voltar para São Paulo, já que o marketing era na sede principal; para mim, a notícia não era das melhores, pois a agência que eu trabalhava com meus amigos não era adepta do Home Office e ir para Itú todos os dias seria um custo altíssimo de gasolina e pedágio – 200km por dia – só se eu tivesse um carro elétrico, que chegam a fazer 630km com uma carga na bateria, o que não era o caso.

E agora?

Me vi desempregado. Eu ainda coordenava dois MBAs em uma faculdade o que me rendia um dinheiro,

mas insuficiente para pagar as contas do mês. O salário da Maya poderia ajudar, mas eu tinha responsabilidades com a minha filha, do meu primeiro casamento, em que a Maya, por mais que ame a minha filha, não tem obrigações financeiras com ela.

Me peguei naquele momento de um certo desespero. Eu tinha um pouco de dinheiro guardado, o que poderia me manter uns 2 ou 3 meses, além do salário que eu tinha a receber em Julho do trabalhado em Junho, mas não poderia ficar sentado esperando as coisas cairem do céu, afinal, só chuva cai do céu.

Era preciso me mexer, e rápido, o mercado está sempre aquecido, mas para a área de planejamento nem sempre. As agências dão muito valor a criação, atendimento e mídia, pois é o que o cliente vê, poucas agências dão atenção realmente para o planejamento estratégico, acreditando que a mídia resolve isso. E não é.

Sabendo que eu ficaria só até 30/06 na agência, em Itú – que não existe mais – eu comecei a mandar CVs para várias vagas. Cheguei a fazer 3 entrevistas e chegar a fase final das 3, mas não fui chamado por nenhuma empresa.

Como eu disse, Deus sabe o caminho que devemos seguir e ao seu modo, nos mostra isso.

Bora empreender

Enquanto esperava as respostas das entrevistas, o dono de uma agência a qual eu já tinha feito 2 projetos no formato freela, me mandou um inbox pedindo um terceiro projeto. Marcamos um papo e entendi que seria algo mais frequente do que uma entrega pontual, eles não tinham um planejamento na agência e os clientes estavam cobrando isso.

Na mesma semana, um ex-aluno me indicou uma empresa que gostaria de montar um e-commerce, seria um projeto de pelo menos 4 meses; na sequencia um professor de um dos MBAs que eu coordenava me chamou para montar uma plataforma de cursos junto a uma amiga e uma outra agência entrou em contato comigo.

Em 15 dias, eu tinha 4 clientes, ganhando 30% a mais do que na agência de Itú e trabalhando 4 vezes por semana. Era o sonho de consumo de muita gente. E detalhe, dos 4 dias, 2 eu trabalhava de casa. Isso em 2015.

Entendi o recado de Deus, eu precisava ganhar o meu dinheiro e não continuar trabalhando apenas para os outros ganharem. Muitos amigos meus já tinham me falado isso, mas como todo o empreendedor eu tinha medo, um medo limitante que não me permitia largar tudo e empreender, ainda mais quando pessoas dependem de você para morar, comer e estudar.

Por mais que meus pais tenham uma vida confortável, eu não poderia ficar dependendo do dinheiro deles. Desde 2008, quando sai da casa deles, eu me sustento, mas agora tinha uma filha e uma esposa que dependem de mim. Era preciso ir a luta!

Entendi o cenário

A experiência com as duas agências em mostrou um cenário promissor. As agências tem demanda de planejamento, mas não tem profissional. Primeiro que é difícil achar bons profissionais que vão além do “fazer PPT”, que pensam marca, negócios, inovação e comportamento; depois, que a minha experiência em dar palestras e aulas me fez ser um excelente apresentador de campanhas e ideias para clientes, isso contava a meu favor.

Em Maio de 2015, uma outra coisa mudou na minha vida. Julio Ribeiro, fundador da Talent, havia vendido a sua agência ao Grupo Publicis e tinha saído da operação. Mesmo com mais de 80 anos e milionário, ele resolveu empreender novamente lançando a JR Planejamento, uma empresa com foco em planejamento para empresas.

Com o meu livro de Planejamento Estratégico Digital lançado, eu resolvi presentear o Julio Ribeiro, entrei em contato com a secretária dele, foram 2 horas de um papo delicioso e muito aprendizado; sai e literalmente “roubei” a ideia e montei a FM CONSULTORIA, assim, eu conseguia atender as agências nas suas demandas.

Os 7 anos da FM CONSULTORIA

A ideia nem era ficar muito tempo com a consultoria, era apenas permanecer até arrumar algo fixo, mas a coisa foi ganhando uma proporção que eu, sinceramente, não esperava. Mantinha minha rotina como coordenador de MBAs, dando aula, palestras e com a consultoria.

O problema era que, eu atendia agência. Eu recebia um Fee, mas não tinha um cliente. Agências tem clientessssss… então, eu ganhava clientesssss, logo, eu não tinha 2 clientes, sendo 2 agências, mas sim uns 12 clientes, mais ou menos. E tudo bem, pois uma coisa interessante na publicidade é que você acaba conhecendo todos os mercados, uns mais, outros menos.

E foi assim, que há 7 anos, venho construindo a FM CONSULTORIA. Muita luta, muitas noites mal dormidas, muitos finais de semana trabalhando 10,12h por dia, mas feliz em construir essa história e saber que fizemos a diferença para muitas marcas, me perdoe se eu esquecer alguma, faz parte, mas Agência Pulso, Conversion, MB8, Atende E-commerce, Dr. Ecommerce, Grupo DPG, Maquina Cohen&Wolf, URL Company, Guiase, FessKobbi, Santa Clara, Varanda, S8WOW, Way AG, Agência Visia, CL/AG, Frat.

Marcas como Officer Distribuidora, Chiesi Farmaceutica, Vitacon, Aposta1, Global Data Bank, Grupo JRC, Meio e Mensagem, Samsung, Consigaz, Amíssima, Growth Supplements, JacMotors, Panasonic, Sascar, Guaraná Tuchaua, CorpFlex, Julio Okubo, Órigo Energia, HCor, UPL Agro, Tilly Pescados, Projeto Opaoma, Canal Conecta/Kroton, Priceless/Mastercard, Catho e Kopenhagem.

A todos muito obrigado por ajudar a contar a história de vocês, a poder dar um pouco do meuconhecimento para construir essa história, e por fim, não poderia deixar de agradecer a Maya Mattiazzo que me apoiou desde o primeiro momento, hoje é a minha sócia nessa empreitada. E que venha mais 7,14,21,28 anos nessa!

Quer saber um pouco mais da nossa história, nesses 7 anos da FM CONSULTORIA? Seguem os livros que lancei – e vem mais 3 ainda em 2022 – sobre o mercado de marketing e publicidade. Espero que você goste! Clique na imagem para comprar na Amazon, lugar mais barato e com a entrega mais rápida!

Livro Planejamento de marca no ambiente digital    Livro Planejamento Digital Estratégico    Livro Transformação Digital

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − dezessete =