Por que você deve assistir Suits?

O futuro do SocialMarketing
O futuro do SocialMarketing
5 de abril de 2023
O Omnichannel como negócio
14 de abril de 2023
O futuro do SocialMarketing
O futuro do SocialMarketing
5 de abril de 2023
O Omnichannel como negócio
14 de abril de 2023

Por que você deve assistir Suits? Porque é a melhor série da Netflix e eu posso provar isso!
E sem spoiler!!!

Normalmente, esse site fala de marketing, branding e comunicação, porém, as vezes eu abro espaço para outros assuntos, uma vez que é papel do profissional de planejamento conhecer sobre a vida. Washington Olivetto diz que a melhor propaganda é aquela que traz a cultura popular como base, então, nada melhor do que conhecer cultura, para saber o que é popular.

Em plena pandemia, 2020, eu e a Maya começamos a assistir Suits, porém, na 1a temporada não gostamos muito, achamos uma série chata. Desistimos no 3o episódio, pulamos para outra.

Algumas semanas depois, conversando com um amigo que havia assistido a série inteira, ele me avisou que eu deveria “aguentar” a primeira temporada, pois a partir da 2a a série ficava ótima. Esse conselho eu deixo aqui para você, caso não tenha assistido. Fizemos isso e meu amigo estava mais do que certo!

Por que você deve assistir Suits? Porque não é uma série de um advogado de boa memória, mas sim, uma série que mostra o poder da amizade para sair das mais adversas situações.

Sei que milhares de pessoas, pelo mundo, já assistiram a série, aqui no Brasil, sem dúvida isso se repete, mas mesmo assim resolvi escrever esse artigo, afinal, essa semana eu e a Maya, quase 3 anos depois, assistimos novamente os mais de 160 episódios que compõe as 9 temporadas da série. E valeu muito assistir novamente!

Um pouco da história

Suits, que teve a sua estréia em 2011, tem 9 temporadas e suas gravações encerraram em 2019. Por que você deve assistir Suits? É uma série longa, mas ela te prende e vai mudando a sua dinâmica, dando mais ênfase aos personagens de destaque e colocando de lado os personagens mais chatos, esse é um dos motivos para você assistir.

Basicamente a história se passa em um escritório de advocacia, em Nova York, onde Harvey Specter é o melhor negociador da cidade; ele contrata Mike Ross, que por ter memória fotográfica consegue decorar tudo o que vê, e mostra que mesmo não sendo advogado formado, conhece muito sobre as leis, o que convence Harvey a contratá-lo para o famoso escritório Pearson Hardman, o que parece ser o maior escritório de advocacia de Nova York, mesmo a série sendo filmada em Toronto, no Canadá.

Diante a esse início, Mike e Harvey começam a sua história, ao lado de Louis, Donna, Sheila, Jessica, Katrina, Samantha, Robert, Alex, Rachel, Alex e Gretchen (que não é a dos 18 casamentos e 347 demonização facial), enfrentando alguns inimigos como Faye, Gallo, Malik, Tanner, Forstmann e Cameron; mas Harvey sempre dá um jeito de vencer as batalhas.

Isso é o máximo que vou falar da série, afinal, não quero ser acusado de Spoiler.

Os personagens

Por que você deve assistir Suits? Por causa dos personagens!
Em especial o quarteto: Harvey, Robert, Louis e Donna, para mim, os melhores, mas a série é composta por um excelente elenco e essa é a principal razão para você assistí-la.

Harvey Specter (Gabriel Macht)

Harvey SpecterUm advogado brilhante que tem sérios problemas com a família e por isso não se relaciona muito bem com as pessoas, porém, é o herói da série. Sempre que há um problema, é Harvey que todos procuram.

Não mede esforços para vencer, é inteligente e sabe ler as pessoas, conhece o seu comportamento – aqui fica a dica para os publicitários que estão lendo esse texto – e por isso sabe como negociar e conseguir o que quer.

Para mim, ao lado de Nemo Bandeira (O Sucessor, também da Netflix) são os 2 personagens de série que eu mais gostei de ver atuando, virei fã dos dois.

Zoe Lawford (Jacinta Barrett) e Henry Gerard (Stephen Macht) fazem uma das namoradas de Harvey e o professor de ética de Harvard. Na vida real, Jacinta é a esposa e Stephen o pai de Gabriel. Gabriel é produtor do programa e dirige alguns episódios.

Louis Litt (Rick Hoffman)

Tinha tudo para ser mais um personagem, como de fato é no começo, mas ao longo da trama ganha enorme relevância. É quemLouis Litt traz a comédia para a série, seu personagem tem uma personalidade peculiar, ao mesmo tempo que é um brilhante advogado, tem sentimentos e reações de uma criança de 10 anos de idade.

Explosivo, se mete em muitas confusões por causa disso. Busca a todo o momento a aprovação de Harvey, a quem considera o seu melhor amigo. É um advogado excelente. Sua química com Sheila, Harvey, Gretchen e Donna é o que faz dele um personagem amado pelo público e muitas vezes o responsável por salvar alguns episódios do “mais do mesmo”, com suas frases, manias e principalmente olhares.

Louis é um apaixonado por gatos, mesmo o ator, na vida real, ser alérgico. Ele tomava remédios para fazer as cenas em que os gatos apareciam: é um apaixonado por banho de lama e sempre convida as pessoas para ir ao banho, na inocência, mas para quem ouve, parece uma segunda intenção.

Donna Palsen (Sarah Rafferty)

Donna suitsÉ o elo do time, e isso fica muito claro. Ela não é apenas a secretaria do Harvey, mas sua amiga fiel, é quem o coloca nos trilhos, orienta e mostra os caminhos. Donna é uma mulher inteligente e mostra isso ao longo da série. Seu carisma é ótimo, conquista a todos e seu jeito “Donna” de ser é ótimo para a série. Não era a protagonista, mas quando isso lhe foi exigido entregou o esperado.

Na Jornada do Herói, teoria base para qualquer história, Donna é a mentora de Harvey, que reconhece isso. Assim como Louis, ela foi mudando seu personagem e ganhando mais protagonismo na série, sendo outro destaque. No começo da série, ao que parece, ela seria apenas uma ajudante de Harvey, mas Donna ganha força ao longo da série, se tornando uma das personagens principais da série.

Ela é amiga de Gabriel Macht de longa data, as famílias estão sempre juntas. Gabriel passou, também, uns dias na casa de Patrick até encontrar um lugar para a família, em Toronto. Ele se mudou para a cidade por causa das temporadas.

Mike Ross (Patrick J. Adams)

Começou como um dos protagonistas. Sua excelente memória ajudou Harvey em vários casos, mas sem dúvida, esse apelo começou a ficar meio chato e a série foi mudando isso ao longo da temporada, deixando esse diferencial de Mike de lado, e dando mais ênfase ao bom moço, mas para a série, isso ficou chato.

Ele engata um romance com a Rachel Zane, o que mata o personagem. Formam o casal mais chato da história da Netflix, abrindo espaço para o crescimento da Donna e Louis, ambos ficam com debates muito morosos e chatos, tentando ser as melhores pessoas do mundo em um ambiente altamente tóxico e competitivo como o mercado corporativo.

Claire Bolden (Troian Bellisario) é a primeira namorada de Mike na série, antes dele se apaixonar por Rachel. Na vida real, os atores são casados.

Rachel Zane (Megan Markle)

Saiu no meio da série para, efetivamente, se tornar uma princesa, se casando com o príncipe Harry mas, como já brinquei algumas vezes, se o príncipe tivesse visto a série, o casamento não ocorreria.

Rachel é a típica menina mimada que quer tudo do seu jeito. Muito dramática, reclama a série inteira. Parece que nunca está satisfeita com nada, e por isso, quando começa a se relacionar com Mike, apaga o personagem dele. Rachel é filha de Robert Zane e tenta crescer por si, mas tem dificuldades nos estudos.

A 7a temporada é ótima, mas aguentar as cenas de novela mexicana desse casal tem que ter muita paciência.

Jessica Pearson (Gina Torres)

É a personagem que chega ao topo sendo mulher e negra, um bom apelo, mas a personagem não ajudou muito.

Assim que Suits acabou, tentaram uma série com o nome dela, pelo apelo dito acima, mas não precisava assistir mais do que 4 episódios para saber que uma série só dela seria o grande fracasso que realmente foi, só teve uma temporada.

A sócia-gerente (posto mais alto do escritório) da Pearson Hardman era uma mulher fria com o carisma de uma cebola. Era nítido a arrogância da personagem, não tinha nada de heroína, passava o dia pedindo ajuda para Harvey, brigando com o Louis e tentando se vingar de Daniel Hardman, seu antigo sócio.

Daniel Hardman (David Costabile)

Deveria aparecer mais na série! Tinha um jeito irônico de falar e agir, é o inimigo principal do escritório pois se sentiu traído ao sair.

Tenta a todo o momento destruir a Jessica e nutre um ódio por Harvey, que por ter tido a faculdade de Harvard paga pela Jessica lhe é leal e ajuda a mentora a tirar Hardman da sociedade quando descobrem que ele roubou dinheiro da empresa, porém, a interpretação de David era um show à parte na arte do sarcasmo.

Robert Zane (Wendel Pierce)

É quem bate de frente com Harvey, ambos se respeitam; são excelentes advogados e presam pela lealdade de seus times. Robert é mais velho, experiente, mas tem a mesma força de rolo compressor de Harvey. Isso é passado para Samantha, sua fiel escudeira.

Zane é o pai de Rachel, e por mais amor que tenha, não quer a filha trabalhando com ele para ela crescer sozinha, para mim, ele sabe a filha chata que tem e quer distância (maldade…), sendo ele um dos meus personagens preferidos na série, outro que cresce ao longo da série no espaço deixado pela Jessica, que vai sumindo da série, até sair e voltar para participações especiais.

Samatha Wheeler (Katherine Heigl)

Chega a série quando Mike se vai. Ela entra para ser o “cão de guarda” de Robert Zane, fazendo o papel que Harvey fazia com a Jéssica, que sai antes da entrada de Samantha. Ela e Harvey se estranham, mas a história de família dos dois, acaba os unindo com Harvey se dispõe a ajudar Samantha com isso.

Ela é uma mulher de fibra, que não se deixa levar por nada e faz tudo para vencer, algo que entendo que a Jéssica deveria ser, mas a atriz não ajudou muito, Samantha apresenta mais garra do que arrogância, algo que no olhar de Jéssica era nítido de se ver e por isso, na minha visão tem um papel maior no sucesso da série.

Katrina Bennett (Amanda Schull)

É uma personagem sem nenhuma emoção, a chamada “sem sal”. Se mostra uma boa advogada, é fiel ao Louis e acaba pagando por essa fidelidade. Quando teve a chance de ser protagonista, não decolou, sem carisma e meio sonsa.

Dana Scott (Abigail Spencer)

Era o “Harvey de saia” e no começo eles tem um namoro. Era a pessoa que o advogado recorria, mas com o crescimento de Donna, Scott ficou em segundo plano, saindo da série sem uma despedida, apenas não apareceu mais, mesmo na série deixando claro que ela estava trabalhando na mesma cidade de Harvey.

Sheila Sazs (Rachel Harris)

Faz uma dupla excelente com o Louis. Ela se mostra ser uma pessoa certa, dentro das regras, mas quando engata um romance com Louis se apresenta como uma viciada em sexo. Seu humor é mais sutil, ela é brava e ao mesmo tempo cômica, o que mostra um contraponto com Louis, mais emocional; ela é mais racional e acaba brigando com Louis por verem a vida de forma diferente.

Gretchen (Aloma Wright)

Fez uma boa dupla com Louis. Ela chega a Pearson Hardman para substituir a Donna e ser a secretária de Harvey, mas com o desenrolar da história, Donna volta a ser a dupla de Harvey. Louis tem uma secretária, Norma, que nunca aparece, ele apenas a cita – esse é um mistério da série que eu não achei resposta – e quando Donna e Harvey voltam, a Norma falece e Gretchen é deslocada para ajudar Louis a colocar a vida em ordem. Não é fácil, mas a secretária dá altas broncas em Louis, o que eleva a parte de humor da série.

Gretchen aconselha a todos, de Donna a Harvey, passando por Jéssica, Alex, Samantha entre outros. Ela é uma espécie de mãe mais velha de todos, que a ouvem e respeitam, a fazendo ser parte da família

Alex Willians (Dulé Hill)

Entra na série para ajudar Harvey, porém, Alex tem um temperamento muito parecido com o amigo e estão sempre em conflito. Alex começa na Pearson Hardman batendo de frente com Mike, o que deixa Harvey em uma posição ruim, porém, com a saída de Mike, Alex ganha mais força e se mostra um excelente e leal advogado, mesmo fazendo as coisas do seu jeito. Ele e Samantha entram em conflito sempre por causa disso, personalidades fortes que querem vencer sempre.

Quer mais motivos?

Por que você deve assistir Suits? Bem, tenho mais dois pontos interessantes para lhe convencer disso.
O primeiro fator é a música. Quando assisti pela primeira vez a série e comentei – no meu Facebook – sobre Suits, um amigo me lembrou da qualidade da trilha sonora da série. Esse amigo se chama Paulo Mai, ele comanda o excelente programa Jazzmasters; como profundo conhecedor da boa musica, não posso reforçar que Mai tem toda a razão em seu comentário.
Me lembro do comentário, onde ele dizia que havia assistido a série e que eu não poderia esquecer de elogiar a trilha sonora, confesso que dessa segunda vez que vi a série, eu prestei mais atenção nas músicas, até porque já conhecia todas de tanto que ouvi ao longo desses anos.
Eu, particularmente, tenho entre todas as excelentes canções, Human (Rag’n’Bone Man) como a minha favorita, aliás, sem dar spoiler, mas a cena em que a música aparece pela primeira vez, arrepia!
Sinceramente não tem uma música ruim e, dentro dos meus conhecimentos musicais, eu só conhecia a música da última cena da série, que é do Coldplay, as outras músicas foram uma grata surpresa para mim, todas ótimas.
No YouTube, você pode ouvir algumas seleções da série, faço isso com frequência enquanto trabalho, pois para me concentrar eu preciso estar com uma música rolando e no trabalho essas coletâneas, que as pessoas criam com músicas, me ajuda demais. Ouço muito as de rock criadas aleatoriamente.
Desde que comecei a ver a série eu ouço os vídeos dessas coletâneas de músicas da série, tem pelo menos 5. Aliás, no momento que eu escrevo esse artigo, advinha o que eu faço?
Eu sei que poderia usar o iTunes ou Spotify, mas prefiro dessa forma, como diz a minha filha sou “old school”.
Se a dúvida por que você deve assistir Suits? Ainda não lhe foi respondida, aqui vai meu último argumento: carros!
Eu sou um apaixonado por carros, em especial, pela marca Mercedes-Benz. Quem me conhece ou já teve aula comigo, sabe do que estou falando, afinal, para mim “Mercedes-Benz é carro, o resto é lata e borracha”, um slogan que criei. Um ponto que me deixa triste na série é que eles começam andando em um Mercedes-Benz S500, mas no 3o episódio migram para um Lexus; entendo que a Toyota deve ter oferecido um valor maior para a série, e por isso trocaram, mas esse é um achismo!
Exceto Harvey, todos andam com o carro da empresa com motorista, sendo o Lexus da 3a a 9a temporada; Harvey também usa, mas por ser membro de um clube de carros ele é o único que aparece com outros carros sensacionais.
Destaco o Bentley que ele usa para uma viagem com Mike e Louis; a Ferrari 365 GTS4 que ele usa para sair com a Dra Paula; oMustang Fastback Suits Tesla que ele usa no começo da série e por fim, o mais legal de todos o Mustang Fastback verde que ele usa em uma viagem com a Samantha.
Apenas como curiosidade, se você é, assim como eu, um grande apaixonado por carros, vale assistir a série Dynasty, também da Netflix, onde você vai ver “desfilando” máquinas como Porsche, Bentley, Rolls-Royce, Mercedes, Audi, Ferrari, Lamborghini e Aston Martin.
Dos carros da série Suits, que eu me recordo, esses são os que mais me chamaram a atenção, pode ser, que eu esteja esquecendo de algum, mas não tenho dúvidas de que essa lista já basta para qualquer amante de carros se perguntar o porque ainda não tirou um momento de folga para fazer uma pipoca, pegar uma bebida, chamar a pessoa amada e ligar para assistir como Harvey e sua família se livram dos mais complexos problemas e inimigos.

Por que você deve assistir Suits?

Claro que esses são, na minha visão, os melhores e dei destaque, mas a série tem outros personagens, que por mais que não tenham tanto protagonismo, são importantes para a série, como a Dra. Paula Agard (Chirstina Cole) e Dr. Lipschitz (Ray Proscia), psicólogos de Harvey e Louis, respectivamente, que dão uma boa sustentação a série e se mostram importantes em algumas temporadas.

A resposta não é apenas para ser um bom entretenimento, isso seria muito simples, para uma série como esse. Para passar o tempo, sugiro os filmes de Adam Sandler, Suits é uma série em que você aprende o valor da amizade e da família, como as pessoas se ajudam em tempos difíceis, como sair de situações complicada, a partir do momento em que é preciso se aprofundar no problema para achar uma solução, nem sempre essa solução é mágica, mas é uma solução que resolve.

Suits é da Netflix e se eu fosse você, começava hoje mesmo a maratonar!!!

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *