Seu professor não pegou na sua mão e ensinou o que é planejamento? Sorte a sua!

Carta-aberta-ao-CONAR
Carta aberta ao CONAR
15 de setembro de 2020
Esqueca-o_PDV-Pense-no-PDX
Esqueça o PDV. Pense no PDX
17 de setembro de 2020
Carta-aberta-ao-CONAR
Carta aberta ao CONAR
15 de setembro de 2020
Esqueca-o_PDV-Pense-no-PDX
Esqueça o PDV. Pense no PDX
17 de setembro de 2020

Seu professor não pegou na sua mão e ensinou o que é planejamento? Sorte a sua! Alunos que esperam tudo de mão beijada na sala, vão esperar no mercado. Serão eternos aprendizes e nunca líderes. A escolha é sua!

Você é aluno de uma faculdade/pós/MBA, e o seu professor(a) de planejamento — comunicação, marketing, mídia, Redes Sociais ou inovação — não pegou na sua mão para lhe ensinar como fazer e você está postando nos grupos secretos de WhatsApp, Email e Facebook que esse professor o decepcionou?

Ah que peninha de você.

Mude a atitude e diga: “obrigado professor(a), o senhor(a) me ensinou a pensar”.

Você pode ter acesso a TGI, Marplan, ComScore, Ibope, Kantar, Hitwise. Sua agência ou cliente, pode comprar todas as pesquisas possíveis, você levará uma vantagem frente a muita gente, mas se a principal ferramenta não for usada, tudo isso vira dados e mais dados. Sabe qual a principal ferramenta? CÉREBRO!!!

Eu costumo dividir esse assunto em 2 grupos. O Grupo A, usa, o Grupo B nem tanto. Se você espera as coisas mastigadas nas suas mãos, desculpe, mas você faz parte do time B. E você sabe quem vai se dar bem no mercado, né?

Dica: O time B não é! Parto do princípio, que se está no mercado de trabalho, já é um adulto, ou seja, não precisa mais que as coisas cheguem a sua mão. Vá a luta, não te disseram isso? Ah sim, dá preguiça, é verdade. Cerveja, bar, balada todo o fim de semana é mais importante do que ler um livro, aliás, livro é aquilo que você lê 1 por ano “porque o professor mala mandou.” Um dia esse será outro que você vai, ou deveria, agradecer.

Estou em sala de aula há 12 anos

Não sou, e nem quero, ser o melhor dos professores. Tem gente — e até amigos — muito melhores do que eu, e acho demais isso, aprendo com eles, sempre! Mas eu quero fazer a galera pensar! Isso eu faço em todas as minhas aulas. Os melhores professores que eu tive na vida nunca, mas nunca mesmo me deram nenhuma fórmula de porra nenhuma!

Nunca um professor meu pegou na minha mão e disse “olha Felipe, para você fazer planejamento, você escreve isso aqui, aquilo ali e aquele outro ali e pronto, o planejamento sai como mágica…” Julio Ribeiro fala da mágica do planejamento e eu duvido que é nesse sentido.

Aliás quem é Julio Ribeiro, mesmo?
Se você é publicitário não sabe quem ele é, mas sabe tudo de Felipe Neto, meu amigo, minha amiga, a situação está mais grave do que pensamos. Vou deixar um link de um pequeno vídeo dele, que uso em minhas aulas de planejamento digital em MBAs, que talvez possa te ajudar. É uma microscópica ideia de quem Julio Ribeiro foi (faleceu em Fev/2018), mas é um passo para você pesquisar.

Receita do bolo não existe! E pronto!

Galera entra na sala de aula e começa a achar que planejamento é receita de bolo:

  • 2 slides de objetivo qualquer e bem abrangente
  • 2 slides de concorrência, onde vai citar apenas o nome, um print do site e um do Facebook
  • 1 slide com números de Internet o mais abrangentes possíveis
  • 1 slide de público contendo: Sexo, idade, grau de instrução e cidade que mora
  • 1 slide com uma estratégia batida, manjada que achou no Google
  • 10 slides com ideias sem nexo, sem ter nada a ver com o público

Misture tudo isso no liquidificador e pronto, sai um planejamento no capricho.
Coloque em um Power Point com design bem legal, ou melhor, no Keynote para o cliente ver que você usa Mac.
Tá ai, o planejamento da sua marca, o planejamento que vai mudar os rumos de comunicação da marca.

Ah se fosse fácil assim…
Leia o mestre Ken Fujioka, outro dos grandes nomes do planejamento no Brasil tem a dizer, nesse artigo que escrevi dando um resumo de uma entrevista sua em um dos mais famosos Podcasts do mercado, o B9. Se você conhece mais o Carlinhos Maia do que o Ken, se interna agora! (Em tempo, eu tive que pesquisar no Google para ver nomes de influenciadores…)

Seu professor não pegou na sua mão e ensinou o que é planejamento? Sorte a sua!
Mande um email para ele ou ela e agradeça!
Faça um texto no Facebook agradecendo à ele, ou ela, e agradeça!
Planejamento é ir para a rua, buscar na raça as informações.
Não é sentar no MacBook e achar que as ideias virão.
A única coisa que cai do céu, é chuva!

Planejamento tem metodologia

Cada profissional tem a sua! Já começa por ai. Depois, planejamento tem que ter:

  • Objetivo
  • Análise de mercado
  • Estudo de concorrência
  • Perfil detalhado de público
  • Estratégia
  • Posicionamento de marca
  • Plano tático com embasamento e coerência.

Esses pontos são os principais de uma espinha dorsal do planejamento, pelo menos é a ordem que usamos aqui na FM CONSULTORIA diariamente para nossos clientes e projetos especiais.

“Ainnnn, não tem mesmo o como fazer?”

Coloquei em forma de lista assim fica fácil para ler e entender, tá? Tá ai o “como fazer”.
Cada um, costumo dizer que é uma “caixinha” a ser preenchida. Se você preenche de forma abrangente, seu planejamento servirá para qualquer marca, olha que legal!

Não!!! Um plano para qualquer marca não é bom, bom, é o plano para aquela determinada marca, para resolver aquele determinado problema e falar com aquele determinado público que concorre com aquela determinada concorrência. DETERMINADA e não abrangente!

Exatamente por isso, que planejamento não tem o “como fazer” e sim o “como pensar”, por isso, voltando aos grupos A e B, que digo, se você está do lado do time A, vamos juntos para planejar, mas se está no time B, olha, tem coisas mais legais por ai.

As mentiras que te contam…

Por que você não segue a estudante do MIT que quer abrir uma hamburgueria com o dinheiro dos outros? O aquele cara que pede para você colocar dinheiro no carro de pessoas desconhecidas? Ou você pode optar por aquele que manda e-mail dizendo “estar triste”, esses sim, eles tem uma fórmula poderosa, de passo a passo para o sucesso… esse tipo de “marketing” é, por aqueles que realmente conhecem o assunto, algo jamais usado ou falado, mas sempre tem os preguiçosos que vão atrás de dinheiro fácil que caem na conversa dessa galerinha…

É legal, você vai, paga uma fortuna para eles, eles te ensinam tudo, como escrever, como postar, como criar página de captura, como fazer cara de sucesso nas fotos, no detalhe, mas sem o cérebro, você vai ter milhares de páginas, uma metodologia gigante e fará o que com isso? Nada!!!!

Seu professor não pegou na sua mão e ensinou o que é planejamento? Sorte a sua!

Mas antes de você ir para o caminho mais fácil, sinto lhe informar, mas nenhum profissional de nome, de reconhecimento e mega premiado usa fórmulas prontas, eles usam apenas a mais velha de todas as formulas: acordam cedo, estudo muito, ralam mais ainda, erram muito, aprendem todos os dias, bebem de várias fontes e depois de muito, mas muito estudarem, acertam!

E você?
Quer aprender mais sobre o tema?
Planejamento Estratégico Digital, editora SaraivaUni é o principal livro do mercado para te ensinar o passo a passo.
Mas, esse será mais uma, e não única, referência!

 

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Comments are closed.