Metaverso cada dia mais forte

Como construir uma marca nos tempos atuais?
Como construir uma marca nos tempos atuais?
13 de julho de 2023
A importância do branding interno
A importância do branding interno
22 de agosto de 2023
Como construir uma marca nos tempos atuais?
Como construir uma marca nos tempos atuais?
13 de julho de 2023
A importância do branding interno
A importância do branding interno
22 de agosto de 2023
Metaverso cada dia mais forte é o que estou vendo em diversos sites de alta relevância para o mercado publicitário. Todos os dias eu recebo no meu Google Alerta pelo menos 10 notícias sobre o tema, na esmagadora maioria, notícias que me deixam muito animado.
Mesmo ficando animado com as notícias, me incomoda um pouco que as notícias ainda sejam do exterior já que aqui no Brasil ainda há muito medo de inovar, por mais que tenhamos profissionais de altíssima qualidade e inteligência, que no intelecto não deixam a desejar para nenhum profissional do exterior, no final do dia os decisores não são tão mente aberta como se imagina.
Lá fora, o Metaverso está cada dia mais forte, aqui no Brasil ainda está no discurso.
Quem frequenta eventos do mercado ou lê as publicações mais famosas como Mundo do Marketing, Adnews, Meio&Mensagem e PropMark, para citar apenas os que eu mais leio e gosto, sabe que inovação é uma palavra que domina os temas, porém, quando olhamos para as ações do mercado, é nítido ver que nem 10% do que é falado, é aplicado.
Fica apenas uma dica aqui, antes deu aprofundar no tema, o Mundo do Marketing está lançando seu MBA. Em pouco tempo de divulgação, o projeto já é um sucesso.

Como está o Metaverso pelo mundo?

Quem me acompanha nesse blog sabe que a minha principal fonte de inspiração são pesquisas e cases que saem em alguns veículos – o que dou os devidos créditos – onde eu publico aqui com meus comentários trazendo para um tema central, o que dessa vez será o Metaverso.
Muitos acham que eu só falo do tem por causa do livro que escrevi junto a Maya Mattiazzo sobre o Metaverso, mas na verdade é o contrário, a gente se apaixona tanto pelo tema que resolvemos escrever o livro no ano passado. A gente leu tanto sobre o tema que se apaixonou e continua lendo todos os dias, inclusive dando aula, como farei nesse mês de Agosto em um MBA fechado para uma empresa.
Segundo o portal Inforchannel  publicou, a pesquisa The Metaverse At Work foi realizada pela Nokia em parceria com a consultoria Ernst & Young com 860 líderes empresariais do Brasil, EUA, Alemanha, Reino Unido, Japão e Coreia do Sul, divididos em quatro setores principais: Automotivo; Bens Industriais e Manufatura; Transporte, Suprimentos e Cadeia Logística; Energia e Utilities, em março de 2023 trouxe interessantes aprendizados pelo mundo, notem que o Brasil está na pesquisa, mas como eu disse acima, infelizmente, aqui o discurso é muito maior que a prática.
Segundo a pesquisa 58% das indústrias e companhias, que planejam ingressar no Metaverso, já realizaram ao menos um programa piloto, ou seja, o Metaverso cada dia mais forte.
A MetaMansão da PlayboyO número de líderes que acreditam, 58% é bem maior do que os que acham que o Metaverso é apenas uma moda, 2%, o que reforça o tema desse blog: Metaverso cada dia mais forte.
Segundo a pesquisa, o Metaverso permite que as empresas aproveitem seus esforços de digitalização existentes para obter maior eficiência, sustentabilidade e melhorias de segurança em seus negócios, recentemente quase fechamos um grande projeto para uma grande empresa onde sustentabilidade era o conceito-chave, mas a visão dos altos gestores não era compatível com o time do marketing, pasmem, o responsável pelo setor de inovação da multinacional vetou o Metaverso.

E no Brasil?

Acredito que ocorreu o mesmo com você enquanto lia esse artigo, queria logo saber como eram os resultados no Brasil, bem, segundo a pesquisa 63% já realizaram ao menos um programa piloto ou implantaram um caso de uso. Isso coloca o País na terceira colocação entre os que já realizaram ao menos um programa piloto ou ao menos um caso de uso, atrás apenas dos Estados Unidos com 65% e Reino Unido com 64%. Por favor, quem são essas pessoas, pois não é essa a realidade que estamos vendo no Brasil, ou está sendo muito pouco divulgado.
No geral, há um dado interessante o que mostra realmente que o Metaverso cada dia mais forte; cerca de 80% dos entrevistados, que já implementaram um projeto piloto ou um caso de uso, acreditam que o Metaverso terá um poder transformador em seus negócios. Isso é uma realidade, o Metaverso não vai “matar” nenhuma outra mídia, eles será complementar a uma grande estratégia de marketing assim como site, Redes Sociais, CRM, e-commerce e até Inteligência Artificial, que já é uma tecnologia que está ajudando a potencializar o Metaverso, e não a matando como alguns teóricos já cravaram. “Ah os especialistas…”
Ainda corroborando com a pesquisa, um dado interessante, 94% dos que nunca tiveram nenhuma iniciativa no MetaversoO Metaverso é uma realidade? querem fazer até o final de 2025, mas volta a pergunta: será mesmo?
Metaverso cada dia mais forte essa frase está sendo defendida a cada dado aqui apresentado, mas será que só isso é o suficiente para convencer os gestores? Bem, contra fatos não há argumentos, mas aconselho você, além desses dados, buscar dados de acesso das plataformas, algo que confesso ser bem difícil de achar, e quando acha fica bem raso, um grande erro das plataformas de Metaverso que precisam abrir mais seus dados para atrair mais anunciantes.

Olhemos com carinho para o Brasil

Segundo a pesquisa, cerca de 70% a capacidade de lançar novos modelos de negócios é o principal benefício e apenas 20% consideram um risco”, por favor, onde estão essas pessoas? Não é isso que estamos vendo no mercado!
 
Para os entrevistados brasileiros a pesquisa e o desenvolvimento virtual, a otimização de instalações virtuais e o uso da robótica na operação, como os casos de uso com maior potencial de impacto.
 
De fato o Metaverso tem um enorme potencial para isso, o que estamos vendo aqui nessa pesquisa é que o discurso do Brasil está muito certo, mas a prática está longe das palavras, reafirmo que o Metaverso cada dia mais forte é uma realidade, lá fora, aqui vamos ainda penar uns anos até que as marcas acordem, mas aquela velha máxima das Startups se encaixa aqui “seu pior concorrente daqui 5 anos podem nem ter nascido ainda…”

A Inteligência Artificial vai matar o Metaverso…

Você também não está cansado de uma tecnologia matar a outra e a gente nunca ver o velório?
Como diria a minha filha “afffffff” para esses assuntos. Desde que o cinema ia matar o Teatro que a gente vê tecnologias surgindo para matar a outra e… de novo “ah os especialistas…”
 
A pesquisa aponta para uma resposta que, ainda bem, foge da bobeira que expus acima: Inteligência Artificial vem para agregar!
Obvio! Tecnologias são complementares! Estou escrevendo esse artigo de dentro do metrô porque uma pessoa entendeu que poderia juntar o celular e a internet no mesmo aparelho!
 
De fato o Metaverso é algo muito novo e não há grandes especialistas nessa área, no Brasil ele ganhou tração em 2022, ou seja, nem a 2 anos estamos debatendo esse tema, e já tem Xoxialmedia que o matou. Triste ver que em um ambiente voltado a criatividade como agências de publicidade é onde se tem as maiores barreiras para inovar. Paradoxo, mas real.
 
Outro ponto é o 5G, fundamental para um Metaverso cada dia mais forte, afinal, em 2006 vimos o primeiro Metaverso nascer e morrer em pouco tempo, o Second Life, mas não foi por falta de curiosidade e usuários, foi pela fraca infraestrutura de máquinas e internet que não despontou, porém, há quanto tempo vemos nossos adolescentes no Roblox, Minecraft ou Fortnite? Horas e horas no celulares imersos nesses jogos… então, isso é o Metaverso!
Você sabia que já houve um show com 27 milhões de pessoas assistindo simultaneamente no Fortnite? Pois é, mas para o Xoxialmedia o Metaverso “flopou”, eu entendo, afinal é muito, mas muito fácil falar mal do que tentar fazer; de verdade eu entendo, fazer post engraçadinho para like é muito mais fácil do que sentar, estudar, pesquisar, entender e pensar. Pensar dói!

Metaverso cada dia mais forte

Isso é um fato, mas para que os “donos da caneta Montblanc” possam assinar o contrato e você comece a trabalhar a iniciativa no Metaverso da empresa dele, ou dela, é preciso justificar a ação.
O Metaverso é uma ação de marketing digital como Redes Sociais, CRM, Influenciadores ou mídia programática; ou seja, requerer investimento e investimento requer expectativa de ROI! Deixe de lado o ROAS, importante, claro, mas o empresário, ou empresária, quer o ROI!
Passo um é explicar o porque o Metaverso será usado. Apenas dizer que Metaverso cada dia mais forte não é suficiente! É preciso mais que isso.
“Em Deus eu acredito, no resto me tragam dados”. Use essa frase como seu mantra na sua vida de estrategista digital, ela é fundamental, e é ela que vai te guiar a mostrar um projeto estruturado e com ROI estimado acima do nível “satisfatório”.
Se há o medo da empresa em começar algo do zero com um alto investimento e alto risco do ROI ficar longe do esperado, faça uma pequena é controlada iniciativa, algo como um MVP, para depois ir crescendo.
Não há problema em começar pequeno e ir crescendo, nenhuma grande empresa começou grande, o McDonalds começou como um pequeno restaurante em uma pequena cidade, hoje é um império bilionário!
Metaverso cada dia mais forte sim, aqui está mais do que comprovado, agora, que esse artigo acabou, espero que ele tenha lhe inspirado a fazer a diferença! Crie iniciativas no Metaverso. O Brasil agradece!!!
Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Comments are closed.