Os principais insights estratégicos para 2024

Esse ano o Metaverso vem com tudo
Esse ano o Metaverso vem com tudo
29 de janeiro de 2024
Tendências para 2024: o que dizem os especialistas?
Tendências para 2024: o que dizem os especialistas?
20 de fevereiro de 2024
Esse ano o Metaverso vem com tudo
Esse ano o Metaverso vem com tudo
29 de janeiro de 2024
Tendências para 2024: o que dizem os especialistas?
Tendências para 2024: o que dizem os especialistas?
20 de fevereiro de 2024

Os principais insights estratégicos para 2024, mostra que o ano começou com uma velocidade altíssima, mesmo que para muitos, o ano ainda comece depois do carnaval, para os institutos de pesquisa e as feiras, como NRF e CES, passou o dia 01 de Janeiro, o ano já está valendo!

A Inteligência artificial nas estratégias de marketingSegundo o portal Propaganda e Marketing, a Offerwise em parceria com a Meta – dona do Facebook, Instagram e WhatsApp – realizou uma pesquisa que revela os principais insights que devem guiar as estratégias das marcas, no ambiente digital, para o ano de 2024. 

Aconselho, você, além de ler esse artigo, ver o que alguns veículos e perfis estão falando sobre a NRF e CES e assim ir moldando o seu conhecimento em torno desse tema, pois nem só o estudo da Offerwise/Meta trará todas as respostas.

Os principais insights estratégicos para 2024 já solta a primeira bomba logo no começo do estudo:

Mercado deve observar uma evolução da plataforma de negócios, dos conteúdos em vídeo e das ferramentas baseadas em inteligência artificial como grandes tendências” .

NRF e CES falaram, e muito, sobre Inteligência Artificial (IA), o tema que dominou muitas pautas em 2023 depois que o ChatGPT ganhou relevância na vida das pessoas, além disso, o vídeo é sempre um tema que tem ganho força como tendência, afinal, as pessoas tendem a confiar mais no que veem do que o que leem, se bem, que ultimamente nem nos vídeos podemos acreditar fielmente.

Conrado Leister, VP e diretor-geral da Meta no Brasil, acredita que a IA tem tudo para estar na lista Os principais insights estratégicos para 2024, Segundo o executivo, “para 2024, veremos uma evolução ainda maior e as ferramentas baseadas em IA generativa ajudarão as empresas a criar anúncios de forma ainda mais eficaz, os Reels continuarão a integrar criatividade aos objetivos de venda, transformando a atenção dos consumidores em ações de fato”, e aqui vemos como esse formato do Instagram, o Reels, ganha força, uma vez que a I.A tem tudo para ajudar na criação.

Meta no processo de conhecimento de marca

A pesquisa apontou que

67% dos entrevistados acreditam que o Facebook e o Instagram os ajudaram a descobrir novas marcas e quase metade das pessoas revelou ter mandado mensagem para uma empresa após ser impactada por algum Reels”,

Esse dado une a tendência acima falada, de vídeos, com a importância das Redes Sociais no processo de conhecimento de marca.

Os principais insights estratégicos para 2024 mantém algumas plataformas conhecidas, mas traz novas funções para cada umaA importância do branding interno delas, até porque, a pesquisa mostra que 66% das pessoas compraram algum produto ou contrataram algum serviço após ter assistido ao vídeo.

As ferramentas de IA generativa ajudarão as empresas a criar e dimensionar anúncios de forma mais rápida e eficaz, bem como gerar um melhor desempenho. Já do lado dos consumidores, a IA deve promover mais personalização e contato com novos produtos”, segundo a pesquisa, o que mostra que a IA não é apenas uma brincadeira no ChatGPT ou Google Bard, mas sim, um item da lista os principais insights estratégicos para 2024, talvez o mais importante.

Das pessoas ouvidas pelo levantamento

73% afirmam que foram impactados por novas tecnologias no seu dia a dia em 2023 e 72% revelaram que já compraram a partir de um anúncio personalizado. Outros 56% afirmaram que o uso da inteligência artificial deve melhorar suas experiências de compras em 2024.

A NRF 2024, pelo o que eu pude apurar, falou-se muito sobre a hiperpersonalização em diversos pontos, inclusive na comunicação, onde o IA pode se fazer presente, é um tema que indico fazer como eu: estudar a fundo tudo o que puder! 

Segundo a pesquisa, cerca de 

“72% dos consumidores entrevistados dizem que já compraram a partir de um anúncio personalizado, enquanto 56% afirmam que o uso da Inteligência Artificial irá melhorar suas experiências de compras em 2024”, o desafio agora mudou, é trazer a IA para o universo da comunicação, há o lado bom nisso, quem acha que marketing é apenas post, está fora do jogo! 

Por que? Porque a IA é uma tecnologia que precisa ser moldada, ela não nasce pronta, é preciso ter bem encaminhado os objetivos, metas, estratégias, branding e comportamentos, e isso, passa longe da mente de quem acha que Instagram é post pelo post porque a ideia é divertida.

Outro ponto que o estudo da Offerwise apresentou e que coincide com um tema da NRF foi o Omnichannel como uma tendência que moldará o cenário do mercado e do marketing, aliás, a primeira vez que esse tema foi pauta da NRF, foi em 2013, e olha o quanto nós. No Brasil estamos atrasados com relação a isso.

58% dos entrevistados apontaram que pesquisam e compram online, enquanto 15% pesquisam e compram em loja física, isso é um dado interessante, mas não o suficiente para uma empresa começar a sua estratégia Omnichannel, entretanto, estar pelo menos 10 anos atrasado é um bom motivo para dar inicio.

insights de tecnologia e consumo para 2024

Em outro estudo que li, agora do Mundo do Marketing tinha uma linha um pouco mais clara do que a Meta trouxe como os principais insights estratégicos para 2024.

Reels, Inteligência Artificial e Mensageria serão elementos ainda mais importantes para o Marketing em 2024, segundo o Meta aponta. Aqui, vamos entender um pouco mais sobre isso.

Confesso que ao ler a palavra Mensageria eu estranhei um pouco a palavra, mas o estudo me mostrou o que ela significa, são as mensagens as quais a Meta tem um amplo domínio global com suas ferramentas, e que, novamente apita para vídeos e IA como tendência.

Não é uma repetição, mas sim, um reforço do que falei acima, é preciso entender que vídeos e IA serão fundamentais para o sucesso da sua marca no universo do varejo online, porém, se quiser manter seus posts de memes achando que isso é sucesso, fique à vontade. 

Dados do estudo apontam que 73% dos brasileiros acreditam ter sido impactados por novas tecnologias em seu cotidiano em 2023. Uma parcela semelhante (74%) creem que a situação econômica do país deve melhorar nos próximos seis meses e 52% afirmaram acreditar que 2024 será um ano economicamente melhor do que foi 2023 – o que pode oferecer boas oportunidades às marcas que souberem utilizar a tecnologia para se aproximar do consumidor.

Os principais insights estratégicos para 2024

Vamos entender esse dado. A cada 100 pessoas, 73 acreditam ser impactadas por novas tecnologias em seu cotidiano. Minha cabeça de planejamento já olha isso e pensa: o dado é bom, mas o que é uma nova tecnologia para essas pessoas? Sem uma pesquisa profunda, difícil dizer o quanto esse dado se mostra importante, porém, há uma hipótese aqui: será que o brasileiro sabe o que é uma nova tecnologia? Mesmo sendo um dos países que mais aderem ao digital…

Os principais insights estratégicos para 2024 destacam, então, vídeo, IA e Omnichannel, sendo no vídeo o Reels como um dos principais canais de sucesso da marca, interessante demais isso, pegando esse dado vou reforçar os Reels no meu canal de YouTube, onde esse ano o “PodPlanejar” vai ganhar vida!

O otimismo dos pesquisados para um 2024 melhor que 2023 é latente, mas também fica aqui uma provocação, não seria isso apenas um efeito do fim/começo de ano, onde as esperanças se renovam? Algo para pensar…

Não há como fugir do creators, uma estratégia cada vez mais crescente no mundo das Redes Sociais:

“Cerca de 64% dos entrevistados disseram seguir e consumir conteúdos de criadores/influenciadores nas plataformas da empresa e 63% afirmaram já ter comprado algum produto com base na recomendação de um creator”, é um número bem expressivo.

Apesar dos Creators só serem citados nesse momento, é um movimento que em 2023 prestamos muita atenção e vimos crescer, algo que tem agregado as marcas e gerando negócio, prova disso é o dado que a pesquisa da Meta traz onde

56% declaram que, depois de ver uma publi com criadores/influenciadores, sentem vontade de saber mais sobre o produto ou serviço divulgado, sendo que 47% pensam em transformar a curiosidade em aquisição”, traduzindo, está na hora de gerar negócios e não likes, os principais insights estratégicos para 2024, não são para gerar likes, né?

Mensagens ajudarão as empresas a ir além

Recentemente eu precisei fazer um estudo sobre o WhatsApp para um importante cliente do setor do agronegócio, era preciso provar para o cliente que comunidades no WhatsApp são uma enorme fonte de negócios. Esse estudo me levantou outros dados importantes, mas reforço com esses aqui, que claro, usei na defesa assim que eu os li.

61% dos entrevistados acreditam que compras via WhatsApp ou Redes Sociais tornam a vida mais cômoda. Em função disso, mais de 40% dos anunciantes do país já usam anúncios com clique para mensagens. 83% dos adultos online no país dizem que querem se comunicar com as empresas da mesma forma como se comunicam com amigos e familiares por meio da mensageria.

Os principais insights estratégicos para 2024.
Espero que esse artigo tenha explodido a sua cabeça, pois a minha, com certeza não é mais a mesma, afinal, se pensarmos bem, os dados aqui apresentados nos apontam uma série de caminhos para as marcas, o conteúdo ainda é o rei, meu querido amigo Rafael Rez é a referência nessa área, mas a tecnologia veio para somar. Quem souber usar, sai na frente!

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Comments are closed.