Esse ano o Metaverso vem com tudo

A era da experiência alinhada com Inteligência Artificial
A era da experiência alinhada com Inteligência Artificial
22 de janeiro de 2024
Os principais insights estratégicos para 2024
Os principais insights estratégicos para 2024
7 de fevereiro de 2024
A era da experiência alinhada com Inteligência Artificial
A era da experiência alinhada com Inteligência Artificial
22 de janeiro de 2024
Os principais insights estratégicos para 2024
Os principais insights estratégicos para 2024
7 de fevereiro de 2024

Esse ano o Metaverso vem com tudo e não sou eu, autor de livro sobre o tema que diz isso, mas duas fontes de enorme credibilidade em todo o planeta: Philip Kotler, a maior referência da história do marketing e a CES 2024, uma das mais importantes feiras de tecnologia do mundo. Minha esperança é que a SXSW 2024, que ocorrerá em Março, aborde o tema da mesma forma que as referências acima o fizeram.

É fato que dizer que “esse ano o Metaverso vem com tudo” parece atrasado, e infelizmente o é, pois essa frase diz respeito ao nosso amado Brasil, onde as lideranças ainda tem medo do novo, que concordo, o novo sempre assusta, mas como se diz por ai, quem sai na frente, normalmente tem vantagem, na minha modéstia visão, é um cenário que precisa ao menos ser testado como O Boticário, Coca-Cola, Stella Artois, Heineken, entre outras marcas, já fizeram suas tentativas.

Importante ressaltar que o Metaverso não é algo do dia para a noite, é preciso de um tempo para que as iniciativas sejam aderidas pelas pessoas, como qualquer lançamento, é fato, que hoje, as Redes Sociais tem mais velocidade de negócios que o Metaverso, mas quanto tempo se levou para que as Redes Sociais chegassem a esse patamar?

Na CES 2023, conforme eu já tinha dito aqui, o Metaverso já era o tema mais falado, o que me deixa muito feliz. Você pode estar lendo isso e pensando que estou criando um texto defendendo a plataforma só porque eu escrevi um livro e quero ampliar as vendas, mas na verdade, eu escrevi um livro porque desde Dezembro de 2021, quando assisti a uma palestra do Walter Longo eu acredito nesse tema e estou sendo coerente com meus pensamentos.

Números do Metaverso

Eu sempre que vejo algumas matérias como essa eu me pergunto se o Metaverso não morreu como alguns medrosos dizem por ai, afinal, mais fácil “matar” o desconhecido do que aprender com ele, não à toa, eu tenho certeza de que esse ano o Metaverso vem com tudo.

O portal Promoview, apontou no começo de 2024 um crescimento muito interessante para o cenário do Metaverso. Segundo o portal a plataforma do Metaverso poderá alcançar US$ 1 tri em 2030, isso significa pouco menos de 6 anos. Quer um efeito comparativo? Esse ano faz 10 anos que o Brasil perdeu de 7X1 da Alemanha na Copa de 2014, no Brasil.

“Uma pesquisa da GlobalData projeta que o mercado uma taxa de crescimento anual composta de 39,8%. Esses números representam uma expansão extraordinária, considerando que, em 2021, o setor já alcançava a cifra de US$ 22,7 bilhões. A GlobalData identifica que a expansão do Metaverso será impulsionada principalmente pelos investimentos crescentes de empresas em todo o mundo. Esses investimentos visam aprimorar a interação com os clientes, ampliar a visibilidade da marca e descobrir novas fontes de receita, solidificando essa tecnologia, imersiva como um campo de oportunidades empresariais. Marcas inovadoras, como a Gucci, estão explorando ativamente oportunidades no Metaverso para aprimorar a experiência do consumidor. A grife lançou uma cidade virtual na plataforma de games 3D Roblox, criando um ambiente diversificado com um jardim central, um café e uma loja virtual, onde os jogadores podem adquirir produtos da marca e itens para seus avatares”.

Logo abaixo, você vai ler a minha teoria sobre ficar de olho nos movimentos das empresas gigantescas, afinal, eles sabem muito mais do que nós. A moda é um segmento em que o Metaverso está cada dia mais presente, entretanto, quanto mais eu estudo sobre os mercados, mais entendo como a moda está presente em todos eles, nem que seja apenas uma forte influenciadora, logo, esse mercado ser o que mais investe no Metaverso pode estar nos dando um recado importante nas entrelinhas.

CES 2024

Para quem ainda não está familiarizado com a CES (Consumer Electronics Show) trata-se de um evento de tecnologia que acontece em Las Vegas entre os dias 9 e 12 de janeiro. Entre as fabricantes que estão presentes na feira estão a Samsung, LG, NVidia, entre outras, é considerado o evento que dita as tendências de tecnologia para o ano que vem por ai, no caso, 2024.

Por isso que ela ocorre bem no começo do ano, pois é aqui que se debate as tendências do mundo da tecnologia, assim como a NRF faz com o varejo, a CES traz a tecnologia como seu carro-chefe e muitas coisas ali apresentadas são popularizadas em todo o planeta ajudando as pessoas a ter uma vida melhor diante a constante mudança no mundo.

Esse ano o Metaverso vem com tudo é o que vamos ver nos cases abaixo, que foram apresentados ao grande público dentro da CES, e que eu fiz uma curadora para trazer a vocês.

Panasonic no Metaverso

Segundo o portal TechMundo, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a japonesa Panasonic vai investir na no Metaverso. A gigante da tecnologia, presente em diversos países, anunciou produtos para a plataforma Metaverso que tem “como objetivo elevar a qualidade de vida das pessoas e do planeta, nos setores de áudio, Realidade Virtual (VR) e bem-estar, em especial para o  Metaverso, os lançamentos só do rastreador de corpo inteiro HaritoraX Wireless R e HaritoraX Wireless, este último compatível com SteamVR e com bateria para até 20 horas”.

Eu tenho uma teoria, que você pode concordar ou não, mas quando eu vejo empresas gigantescas que faturam bilhões de dólares por ano, e que consequentemente tem verbas milionárias destinadas a pesquisas, investindo em algo, eu fico com os olhos bem abertos, afinal, eles sabem de muita coisa que nós, sem acesso a essa pesquisa (ou a verbas gigantes para fazer outras) não sabemos. Vale a reflexão.

Tuvalu

Você pode ainda não ter conhecimento do que significa essa palavra, mas já tem muita gente pelo mundo a fora que nesse momento está com seu avatar desfrutando de Tuvalu, isso porque esse conjunto de ilhas localizado no sul da Oceania, pode ser o primeiro o primeiro país a existir no Metaverso.

O plano para o Metaverso, segundo o portal TechMundo é “recriar a nação em um ambiente digital foi a resposta encontrada pelo povo de Tuvalu para não ser esquecido, diante das circunstâncias adversas. O ponto mais alto do país se encontra a cinco metros acima do nível do mar, e o local pode ser “engolido” pela água. A nação conta com cerca de 12 mil habitantes e o Governo já fechou um acordo com a Austrália para receber os refugiados climáticos, caso seja necessário. A ideia de reconstruir Tuvalu no metaverso foi anunciada pelo ministro da Justiça, Comunicação e Relações Exteriores do país, Simon Kofe”.

Olha o nível que o Metaverso está chegando, ela vai ajudar a manter viva o nome de uma cidade que pode, devido as mudanças climáticas, sumir no mapa, e esse é um lugar que tem uma história para contar, concorda?

Para isso, eles buscam o título de “primeira nação digital do mundo” e com o apoio do governo, o país quer digitalizar desde a configuração física das ilhas até as danças tradicionais dos moradores.

O mundos criptos e NFTs

A CES 2024 trouxe esse assunto novamente para o debate. A guerra da Rússia com a Ucrânia afetou esse mercado, que vem oscilando muito, entretanto, esse, para mim, é um caminho sem volta, o recado dado no evento “é que para 2024, espera-se uma expansão significativa da tecnologia, possibilitando transações financeiras baseadas em ativos digitais, como NFTs: além disso, moedas digitais, como Decentreland (MANA) e Enjin Coin (ENJ), já estão integradas ao Metaverso, o que indica um novo paradigma para investimentos e experiências financeiras online”, como apontou o portal Coin Telegraph

As criptos não são algo tão novo, mas ainda tem muita gente que tem medo do futuro delas. Muita gente perdeu muito dinheiro, outras ganharam muito dinheiro, faz parte, é um investimento como qualquer outro; tem gente que perdeu dinheiro investindo em grandes empresas, outros ganharam muito dinheiro investindo pouco quando grandes empresas eram apenas um Business Plan, faz parte do negócio.

O que é preciso entender é que esse ano o Metaverso vem com tudo e as criptos são pilares importantes para esse crescimento, entretanto, melhor do que eu, Felipe, falar sobre isso, que tal o maior nome da história do marketing no mundo, Philip Kotler, eu ainda avalio que uma palavra dele vale bilhões de vezes mais do que a palavra dos xoxial media que avaliam que marketing digital é fazer post e meme no Instagram.

Com a palavra, Philip Kotler

Esse ano o Metaverso vem com tudo, é o que o novo livro Marketing 6.0 do Kotler vai nos revelar. Infelizmente ele ainda não está disponível no Brasil – mas deve vir em breve – e, segundo o portal Mundo do Marketing, vem falando sobre o comportamento das pessoas nas tecnologias imersivas, tendo como um dos pilares o Metaverso.

“Marketing 6.0 – The Future Is Immersive (O futuro é imersivo). Tendo como co-autores Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, a obra apresenta 10 capítulos distribuídos em três partes principais. A temática principal gira em torno do rápido crescimento em torno da experiência imersiva: realidade estendida, aumentada e metaverso. Marketing de conteúdo centrado no cliente, nas estratégias apoiadas por IA e na ascensão do Marketing multicanal e omnicanal personalizado para a era digital”. 

O livro tem tudo para ser um enorme sucesso, mas claro, ele vai gerar polêmica. O marketing 5.0 já gerou, claro, é mais fácil você criticar do que fazer melhor, mas Kotler está sempre dando os caminhos para as marcas, quem quiser, que siga, quem não quiser, que perca mercado para a Startup dos moleques de 20 anos de idade que mal saíram da faculdade.

Esse ano o Metaverso vem com tudo

O resumo desse capítulo é: ouça mais os grandes nomes globais e menos os xoxialmedia medrosos.

 

Quer saber mais sobre o Metaverso? Compre o seu livro clicando aqui!

Felipe Morais
Felipe Morais
Publicitário, apaixonado por planejamento digital. Começou a carreira, em 2001, atuando como redator publicitário, passando, em 2003 para a área de planejamento digital, onde atua até hoje, sendo reconhecido como um dos grandes nomes do mercado no Brasil.

Comments are closed.