O que é a metodologia Brand Canvas? Esse é o tema do meu novo livro, o qual deve sair em 2022, se tudo der certo, primeiro trimestre, afinal ele está pronto desde o começo do mês de setembro e já está em poder da editora.
Por incrível que pareça apenas com 2 fotos da metodologia nas minhas Redes Sociais, já apareceram 2 novos clientes para a FM CONSULTORIA, o que me deixa com muita esperança dessa metodologia ajudar cada um de vocês.
A ideia é que essa metodologia ganhe forças e tendo cases de sucesso será o fator principal para isso, claro que será útil para o faturamento da minha empresa, mas compartilhar conhecimento é algo excelente e faz parte da construção da minha imagem perante ao mercado.
Vamos deixar a propaganda de lado e ir direto ao assunto: o que é, como surgiu e o que ela fará de diferente das outras metodologias? Por que usar ? E se me interessar, como usar?
Desejo responder a todas essas perguntas, que devem estar pairando pela sua mente nesse momento, normal, afinal se você chegou até aqui, é porque o tema lhe interessa.
O Brand Canvas surgiu quando eu escrevia o plano da marca Aposta1, um projeto que estou envolvido desde Junho desse ano (2021).
Estava desenhando a Aposta1 seguindo a metodologia criada aqui na FM CONSULTORIA, chamada “5Ps de Branding”, como tenho feito com várias marcas desde 2017.
Ao apresentar a metodologia para o time de criação, percebi que eu deveria fazer um resumo que pudesse orientar o compete time criativo composto pela Marília Carvalho na redação e o Henrique Praxedes no design.
Então veio o problema: como resumir 250 slides de uma apresentação em algo direto e que pudessem inspirar e orientar a criação? Nesse momento comecei a pesquisar metodologias que pudessem me inspirar a fazer esse resumo.
O Business Model Canvas é uma ferramenta muito utilizada para entender empresas, confesso nunca ter realmente a usado, mas acho que a metodologia é fantástica.
Realmente ajuda, mas no meu trabalho, mais focado em comunicação e marketing eu não tenho a necessidade de usá-la, entretanto, quando uma empresa a tem e me passa para montar a parte de Branding, eu vejo com bons olhos.
Estava analisando como eu criaria um mapa para orientar a criação e me veio à imagem do Business Model Canvas na cabeça, na hora peguei um papel e lapiseira e comecei a desenhar o que vinha me minha mente, mas de forma meio confusa, com várias palavras e setas desenhadas pelo papel.
O modelo do Business Model Canvas não saia da minha mente, então me veio a ideia de unir pontos de Branding com a metodologia do Canvas.
Pronto! Estava desenhado como seria a organização, mas agora faltavam os principais pontos para criar esse mapa.
Fui desenhando, analisando o material feito, buscando pontos importantes dentro dos 5Ps de Branding e cheguei a 14 pontos dos quais avaliei os mais interessantes para direcionar a criação.
Foi com esse passo a passo que defini o que chamei de Brand Canvas, e como ele seria um resumo dos 5Ps de Branding para algo que fosse exatamente útil na 4a etapa dessa metodologia que chamo de “construção da mensagem”, parte em que o time criativo realmente entra para materializar os pensamentos da marca.
Os pontos avaliados no Brand Canvas são montados a partir de pesquisas feitas nas fases 1 e 2 dos 5Ps de Branding, chamados Razão de Marca e Voz das Ruas, que dão munição para a fase 3, posicionamento, onde somadas as fases chegamos na 4a fase, já mencionada, construção da mensagem.
Como toda a metodologia, os 5Ps de Branding tem passo a passo bem detalhado e definidos a serem seguidos à risca.
Assim, a metodologia é um mapa que resume diversos pontos já pesquisados que são apenas organizados de uma forma única para dar uma visão geral, porém, ela é importante para achar um ponto que, confesso ter esquecido quando criei os 5Ps de Branding e os coloquei em um livro (Planejamento de Marcas no Ambiente Digital, lançado pela DVS Editora em Outubro de 2020): DNA de marca.
O que gerou uma outra metodologia que explico em outro artigo, afinal nessa metodologia são 21 pontos a serem analisados.
Tanto os 15 pontos do Brand Canvas como os 21 pontos do DNA de marca são encontrados depois de muita pesquisa.
O mais interessante é que todas as informações já estão presente na empresa, você só precisa despertar seu lado arqueólogo para escavar e depois, seu lado estratégico para saber o que fazer com tanta informação! Uma coisa eu te garanto: é apaixonante!!!
Assim, o Brand Canvas traz um mapa bem claro e direto de como, por exemplo, o post do Instagram ou o texto para o Blog precisa ser desenvolvido de acordo com o que a marca é, e não de acordo com o time de Social Media quer.
A diferença entre sucesso e fracasso nas Redes Sociais passa por ouvir mais antes de sair fazendo, mas essa não é a realidade atual.
O que é a metodologia Brand Canvas? Trata-se de um mapa dividido em 14 campos a serem preenchidos com muito – e coloca muito nisso – estudos, análises, pesquisas, investigações e conclusões. São eles:
Slide usado nas minhas aulas em MBAs e Cursos Livres na ESPM e Univ Belas Artes
Essas informações, repito, escavadas das profundezas da empresa, vão ser muito úteis para orientar os caminhos criativos, mas é preciso um árduo trabalho para identificar cada um dos pontos; na metodologia dos 5Ps de Branding, por exemplo, avaliamos 62 pontos de marca, dos quais além de orientar o posicionamento e mensagem, é a base para a construção de metodologias que surgem dentro dos 5Ps, como mais à frente explicarei.
Se a pergunta: mas por que usar? Ainda paira em sua mente, acho que você pode voltar um pouco nos parágrafos acima e cavar a resposta. Ela está lá, te garanto!
Na verdade a exclusividade dela! Respeito todas as metodologias, inclusive estudei muitas delas para criar a minha, os 5Ps de Branding, que por ser a metodologia-mãe gerou, e ainda vai gerar outras metodologias como:
Em breve, meu livro sobre a metodologia sairá, mas avalio que o que você leu até aqui, já te deu um panorama do poder que o Brand Canvas terá na comunicação da sua marca, certo?